Pesquisar
Close this search box.

BRASIL E MUNDO

Idoso de 70 anos desaparece após deslizamento de terra em Pernambuco

Publicados

em

source
Vista aérea mostra deslizamentos de terra causados por fortes chuvas na comunidade Jardim Monte Verde, em Recife
Diego Nigro/Prefeitura do Recife/Divulgação – 30.05.2022

Vista aérea mostra deslizamentos de terra causados por fortes chuvas na comunidade Jardim Monte Verde, em Recife

Um idoso, de 70 anos, desapareceu nesta terça-feira em um sítio, na zona rural de Limoeiro, em Pernambuco, após um deslizamento de terra.  O estado contabiliza 11 desaparecidos e 106 mortos em decorrência das chuvas intensas. De acordo com a Defesa Civil, as buscas pelo idoso foram iniciadas de imediato. Forças de segurança pública e defesa social atuam ainda em outras cinco áreas da Região Metropolitana do Recife.

Entre os desaparecidos, nove já foram identificados e outras dois estão em investigação. Três vítimas estão sendo procuradas nos escombros da Vila dos Milagres (Barro) e o restante, no Curado IV, Areeiro, Paulista, Jaboatão Centro e Limoeiro. Nesta quarta-feira, 403 profissionais do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e de outros Estados, Forças Armadas, Defesa Civil e órgãos municipais atuam nos locais.

De acordo com os dados da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco, 6.650 pessoas estão desabrigadas no estado, principalmente na Região Metropolitana do Recife e Mata Norte.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o aviso meteorológico, uma vez que persistem instabilidades no Oceano Atlântico que favorecem pancadas de chuvas isoladas, com intensidade moderada na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata nesta quarta-feira. Há tendência de redução gradativa de chuva até o final de semana. A Defesa Civil, porém, alerta a população a permanecer atenta, sobretudo nas áreas de risco.

No Instituto de Medicina Legal do Recife (IML), as 106 vítimas resgatadas foram periciadas pela força tarefa montada para agilizar os procedimentos tanatoscópicos, orientar, acolher e apoiar as famílias. “Na manhã de hoje, sete vítimas estão aguardando liberação nas próximas horas. São questões, na maior parte, relativas a documentos que estão sendo trazidos pelos parentes e sendo agilizados, de modo a amenizar um pouco o sofrimento dessas famílias marcadas pela tragédia. Em alguns casos, estamos fazendo coletas de material para exames de DNA, visando uma identificação mais precisa e a ligação familiar entre as pessoas”, informou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

‘Semeadura de nuvens’ pode ser responsável pela pior chuva em Dubai

Publicados

em

As chuvas provocaram inundações nas ruas de Dubai

As chuvas provocaram inundações nas ruas de Dubai


Dubai, cidade localizada nos Emirados Árabes Unidos, enfrentou recentemente uma das piores chuvas de sua história, gerando alagamentos e transtornos para os moradores e turistas. A tempestade, que ocorreu na última terça-feira (16), resultou em um volume de chuva que superou as expectativas anuais.

De acordo com a agência de notícias estatal WAM, Dubai registrou um total de 142 milímetros de chuva em menos de 48 horas, um volume consideravelmente maior do que o esperado para o ano inteiro, estimado em 94,7 milímetros.

A chuva intensa também afetou outros países vizinhos, como Arábia Saudita, Catar, Bahrein, Paquistão e Omã, mas os Emirados Árabes Unidos foram os mais impactados. Até o momento, segundo autoridades locais, 150 pessoas morreram, 600 animais também não resistiram e mais de 1.200 casas foram destruídas no Oriente Médio.

Especialistas levantam a hipótese de que a técnica conhecida como “semeadura de nuvens” pode ter desempenhado um papel nesse cenário. A semeadura de nuvens envolve intervenções humanas para estimular a formação de chuvas, geralmente por meio de bombardeios com produtos químicos nas nuvens.

Esta prática é comumente empregada em regiões áridas como os Emirados Árabes Unidos, que possuem muitas usinas de dessalinização e dependem de chuvas para obter água potável.

Segundo relatos de meteorologistas locais, teriam ocorrido sete voos para a semeadura de nuvens antes das tempestades. No entanto, o governo não confirmou oficialmente esses voos, apenas negou que tenha ocorrido tal atividade durante a terça-feira do evento climático extremo.

O Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes, responsável pela semeadura de nuvens, ainda não se manifestou sobre o assunto.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

Fonte: Internacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana