Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Horto Florestal mantém visitação no horário matutino em Cuiabá

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Um dos pontos turísticos mais tradicionais da Capital, o Horto Florestal Tote Garcia, situado na zona urbana, mais precisamente no bairro Coxipó da Ponte, encontra-se de portas abertas à população para visitação no período matutino (provisoriamente), das 8h às 11h, de segunda-feira a sexta-feira. No local, há árvores de diversas espécies brasileiras, transformando o local na casa de animais como macacos, aves, lagartos, cobras, entre outros.

Por outro lado, a finalidade do bosque não se restringe apenas a uma opção de lazer aos admiradores da natureza, mas sim um verdadeiro laboratório ao ar livre, utilizado para produção de pesquisas acadêmicas e incentivo à educação e preservação ambiental. Atualmente está sob os cuidados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SMADESS).

Para 2022,  o local deverá ser  revitalizado e ganhará uma nova administração. O secretário Renivaldo Nascimento, adiantou que a meta do Executivo Municipal é dar continuidade às obras de melhorias, efetivando uma repaginada completa. “O horto é muito importante para nossa população e queremos aprimorar ainda mais, não somente para os acadêmicos, mas para rede municipal de ensino também, possibilitando aprendizagem das nossas crianças. Já estamos dando toda atenção necessária e os trabalhos vão seguir até serem totalmente finalizados, para melhor atender a todos”, disse.

Sua principal atividade é desenvolvida por meio de trilhas, com a presença de um guia, ministrando palestras durante os percursos que relatam trechos da história da área florestal nativa e exótica, bem como suas curiosidades.

No ano passado, em razão da pandemia, apenas cinco escolas – público habitual, compareceram ao local. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto os biomas existentes, ampliando seus conhecimentos sobre os temas relacionados ao ecossistema e sustentabilidade. Após o anúncio do retorno das aulas presenciais este mês no município, pela Secretaria de Educação, a expectativa é incentivar a prática das atividades extraclasses.

O horto em conjunto com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), são os responsáveis pelo fornecimento de mudas aos programas paisagísticos da cidade, contemplando praças e canteiros centrais, além da distribuição gratuita aos frequentadores. Devido à crise sanitária e surtos gripais, estão mantidos apenas os trabalhos de produção. Desta forma, uma equipe de 20 profissionais atua na fabricação manual de espécies frutíferas e nativas, como por exemplo, goiaba, acerola, jabuticaba, pata de vaca, oiti, magro africano e ipês.

Contudo, possui ainda onze hectares, com trilhas ecológicas, vegetação e fauna da nossa região, também espécies da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, além de plantas excêntricas. 

A previsão é que após o achatamento da curva de contaminação, as entregas de mudas sejam retomadas, com a disponibilidade de até duas por pessoa.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Casal de aves Urutau encanta moradores do bairro Coophamil

Publicados

em

Os moradores na região da Praça Dona Maria Dutra, conhecida como a famosa praça do Paraíba, no Bairro Coophamil, estão sendo contemplados com a nobre visita de um casal de aves Urutau. Essas belas aves, que possuem hábitos noturnos e passam o dia dormindo, têm encantado os moradores locais.

O Urutau, também conhecido como mãe-da-lua, é uma ave de porte grande e plumagem camuflada, o que a torna quase imperceptível durante o dia, quando descansa em galhos de árvores com os olhos fechados. À noite, porém, sua presença se torna mais evidente, graças aos seus vocalizações singulares e seu voo leve e silencioso.

A presença do casal de Urutaus na região tem despertado a curiosidade e admiração dos moradores, que têm se reunido para observar essas aves notáveis e apreciar sua beleza incomum. Alguns relatam que a visita desses animais selvagens tem trazido um ar de magia e tranquilidade ao local, tornando-o ainda mais especial para a comunidade.

Os moradores expressaram sua gratidão por ter a oportunidade de conviver de perto com essas aves tão singulares e esperam que a presença do casal de Urutaus continue a encantar a região da Praça Dona Maria Dutra por muito tempo.

Essa visita inesperada da natureza certamente tem fortalecido o sentimento de conexão com o meio ambiente e a importância da preservação da biodiversidade, lembrando a todos da beleza e da importância de coexistir harmoniosamente com todas as formas de vida que compartilham este planeta conosco.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana