Cuiabá

Horto Florestal mantém visitação no horário matutino em Cuiabá

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Um dos pontos turísticos mais tradicionais da Capital, o Horto Florestal Tote Garcia, situado na zona urbana, mais precisamente no bairro Coxipó da Ponte, encontra-se de portas abertas à população para visitação no período matutino (provisoriamente), das 8h às 11h, de segunda-feira a sexta-feira. No local, há árvores de diversas espécies brasileiras, transformando o local na casa de animais como macacos, aves, lagartos, cobras, entre outros.

Por outro lado, a finalidade do bosque não se restringe apenas a uma opção de lazer aos admiradores da natureza, mas sim um verdadeiro laboratório ao ar livre, utilizado para produção de pesquisas acadêmicas e incentivo à educação e preservação ambiental. Atualmente está sob os cuidados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SMADESS).

Para 2022,  o local deverá ser  revitalizado e ganhará uma nova administração. O secretário Renivaldo Nascimento, adiantou que a meta do Executivo Municipal é dar continuidade às obras de melhorias, efetivando uma repaginada completa. “O horto é muito importante para nossa população e queremos aprimorar ainda mais, não somente para os acadêmicos, mas para rede municipal de ensino também, possibilitando aprendizagem das nossas crianças. Já estamos dando toda atenção necessária e os trabalhos vão seguir até serem totalmente finalizados, para melhor atender a todos”, disse.

Sua principal atividade é desenvolvida por meio de trilhas, com a presença de um guia, ministrando palestras durante os percursos que relatam trechos da história da área florestal nativa e exótica, bem como suas curiosidades.

No ano passado, em razão da pandemia, apenas cinco escolas – público habitual, compareceram ao local. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto os biomas existentes, ampliando seus conhecimentos sobre os temas relacionados ao ecossistema e sustentabilidade. Após o anúncio do retorno das aulas presenciais este mês no município, pela Secretaria de Educação, a expectativa é incentivar a prática das atividades extraclasses.

O horto em conjunto com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), são os responsáveis pelo fornecimento de mudas aos programas paisagísticos da cidade, contemplando praças e canteiros centrais, além da distribuição gratuita aos frequentadores. Devido à crise sanitária e surtos gripais, estão mantidos apenas os trabalhos de produção. Desta forma, uma equipe de 20 profissionais atua na fabricação manual de espécies frutíferas e nativas, como por exemplo, goiaba, acerola, jabuticaba, pata de vaca, oiti, magro africano e ipês.

Contudo, possui ainda onze hectares, com trilhas ecológicas, vegetação e fauna da nossa região, também espécies da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, além de plantas excêntricas. 

A previsão é que após o achatamento da curva de contaminação, as entregas de mudas sejam retomadas, com a disponibilidade de até duas por pessoa.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta sobre documentos obrigatórios para inscrições do Condomínio Águas do Cerrado

Publicados

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta para a documentação obrigatória para efetuar inscrições do Condomínio Águas do Cerrado que serão do dia 22 de agosto a 22 de outubro. É imprescindível que os interessados, que fizeram o agendamento, compareçam no dia e hora marcados, no Departamento de Habitação, na avenida Mato Grosso, na rotatória da Rosa Mística, bairro Jardim das Palmeiras.

No ato da inscrição, o não cumprimento das obrigatoriedades ou a falta de qualquer documento exigido no edital implicará na NÃO realização da inscrição.

Para a inscrição, a documentação ORIGINAL obrigatória, é RG e CPF ou CNH válida, comprovante de estado civil – Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou Certidão de Casamento com Averbação do Divórcio – conforme for o caso, comprovante de endereço atualizado e no nome do proponente (conta de água, energia, fatura de cartão de crédito, fatura de internet), comprovante de renda atualizado – renda familiar de R$ 2 mil a R$ 7 mil (três últimos holerites), ou declaração de Imposto de Renda do último exercício, comprovante de tempo de moradia, conforme consta no edital; se for PcD, apresentar laudo médico que comprova a situação.

Como parte dos critérios, os interessados não podem possuir restrições no CPF. É obrigatório que todos os componentes (irmão, cônjuge – união estável, pai, filho, etc), que comprovem a renda junto com o interessado, compareçam de forma presencial no dia da inscrição, portando todos os mesmos documentos legíveis e originais, conforme citado no edital.

Importante salientar que a realização da inscrição e a classificação do candidato no programa não garante a aprovação de crédito perante o agente financeiro, visto que é necessário o preenchimento de critérios da instituição financeira operadora e do programa do Governo Federal Casa Verde e Amarela.

Para aqueles que tiveram restrições no cumprimento das obrigatoriedades e não conseguiram finalizar sua inscrição, se ainda houver interesse do candidato/proponente, tendo o período para agendamento de inscrição encerrado, será realizado um novo agendamento para data final do período de inscrição, após atendimento de todos os previamente agendados.

Se no reagendamento ainda faltar documento, apresentar documentação ilegível ou possuir restrição financeira no CPF, não será mais possível fazer inscrição, pois o reagendamento será feito apenas uma única vez.

O agendamento on-line e presencial do Condomínio Águas do Cerrado, que é uma etapa obrigatória do projeto, segue até o dia 21 de agosto. Presencialmente, o agendamento é feito no Departamento de Habitação. E pelo site, é preciso preencher o CPF e a data de nascimento, sendo direcionado a uma página onde terá que escolher a data e o horário para fazer a inscrição. O link é: http://habitacao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/agendamento.

Fonte: Ascom Prefeitura Lucas do Rio Verde / Gabriela Corsino

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana