MULHER

Horta vertical: como montar e inspirações para ter uma em casa

Publicado


source

A horta vertical costuma ser uma boa opção para quem tem pouco espaço, mas quer  cultivar temperos e levar um pouco de verde para a casa. Se esse é o seu caso, o primeiro passo é entender quais são as as possibilidades para montá-la.

horta vertical
Reprodução/ Pinterest/ Juliana Lopez/ Bruna Vieira

A horta vertical é uma saída para quem tem pouco espaço, mas quer cultivar temperos em casa

“É importante que a pessoa observe se há incidência de luz solar, pelo menos 4 horas por dia. Pode ser numa sacada ou perto de um local que tenha entrada do sol”, fala Amanda Inoue, da Isla Sementes.

Depois, entender como vai montar a horta vertical. As possibilidades são muitas: vasos na parede, painéis, garrafas pet… É possível comprar uma estrutura pronta ou montar de acordo com a sua criatividade e materiais disponíveis — abaixo vamos te dar algumas inspirações.

Como montar uma horta vertical 

Amanda explica que como os vasos vão ficar na parede, um sobre o outro, isso acaba limitando o que será plantado. Dependendo da altura, pode ser que o vaso não sustente, como é caso de pimentão ou tomate. “O que mais se utilizam são temperos e folhosas que são mais baixas, como alface, rúcula, salsinha, manjericão, que são interessante ter frescos para cozinhar”, orienta. Segundo ela, morangos também são uma boa opção.

“É importante fazer no vaso uma camada que seja um dreno para a água, nos gardens vendem, podem ser pedras, argilas, etc. Depois camada de feltro ou manta de drenagem para que o substrato na sequência não desça e suja o vaso/parede. Esse substrato pode ser encontrado pronto ou se não, tem a opção de fazer o preparo, misturando a terra vegetal e um composto. O ideal é usar a proporção 2 para 1: dois terços de terra vegetal para um de substrato”, ensina. Depois disso, é só escolher e plantar as mudas.  

É importante observar se os vasos não vão ficar muito aglomerados. “Faça o plantio das mudas e se possível colocar uma cobertura como palhada, para que ao irrigar, você mantenha a umidade do substrato”, diz. Ela ainda comenta que não há uma regra sobre a frequência e quantidade da regra. “É importante observar se o substrato está úmido, mas não encharcar. Coloque a mão para ver se está úmida ou não e vá regando de acordo com sua umidade”, orienta.

Ainda em relação ao cuidado, Amanda orienta usar adubo uma vez por semana. 

Horta vertical: inspirações

Como falado anteriormente, existem diferentes formas de fazer uma horta vertical. É possível fazer com garrafa pet, cano de pvc, latas ou vasos. Tudo vai depender do espaço, material e criatividade. Veja algumas inspirações.

Pallet

horta vertical
Reprodução/ Pinterest/ Tati Ferreira/ Jean Ness

Vasos em pallets são uma das formas mais comuns de horta vertical

Suspensa

horta vertical
Reprodução/ Pinterest/ Better Homes and Gardens/ Le Journal de La Maison

Não tem uma parede disponível? Você pode fazer uma horta com alguns vasos suspensos

Garrafa pet

horta vertical
Reprodução/ Pinterest/ Vaine Patrocinio/ Top Buzz

Uma forma barata de fazer uma horta vertical é usando garrafa pet

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
publicidade

MULHER

Geisy Arruda lança seu segundo livro de contos eróticos repleto de fetiches

Publicado


source
Geisy Arruda ferveu a web ao surgir provocante em ensaio fotográfico só de lingerie
Reprodução/Instagram/@geisy_arruda

Geisy Arruda ferveu a web ao surgir provocante em ensaio fotográfico só de lingerie


Após o sucesso do seu primeiro livro, “O prazer da vingança”, Geisy Arruda agora lança seu segundo livro digital, nesta quarta-feira (5). “Desejo proibido” é a combinação do sexo e fetiche. O livro digital tem 105 páginas e reúne 13 histórias picantes – e algumas são baseadas em fatos reais.

“Meu segundo livro vem cheio de histórias picantes, tem sexo no táxi, no avião, suruba com mais de 20 pessoas, sexo fora do Brasil, perda de virgindade, podolatria e BDSM. Muitas histórias são verdadeiras, porém o livro é meu diário secreto, é a forma de encontrei de expressar meus desejos mais proibidos sem ser cancelada, já que vivemos em uma sociedade tão conservadora e machista”, adianta Geisy.

“Espero que todos gostem e gozem muito com ele”, deseja a influenciadora, que escreveu o livro durante a quarentena.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana