mato grosso
Homenagem reconhece trabalho de profissionais que auxiliaram na redução dos índices criminais

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) entregou, na manhã desta terça-feira (07.06), a Medalha Mérito da Segurança Pública a personalidades e servidores das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), que mais reduziram os índices de homicídios dolosos e roubos em 2021.
Durante a cerimônia, o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, ressaltou que a medalha é uma homenagem pública aos homens e mulheres, que se esforçaram para proteger a sociedade por meio de seu trabalho e parabenizou a todos pelo feito.
“O muro que separa a violência da sociedade somos nós. Cada um aqui é um tijolo que separa e protege a sociedade do crime. Nós estabelecemos a meritocracia, através da redução de índices de criminalidade, para mostrar aos outros servidores das 15 Risps, que temos condições de fazer algo melhor para nós, para nossos filhos, netos e para a sociedade. Este é nosso legado, este é o Mérito da Segurança Pública”, destacou Bustamante.
Entre os homenageados estavam o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Fabio Serva de Carvalho Lima; o superintendente regional da Polícia Federal, Sergio Sadao Mori; o secretário-chefe do Gabinete de Governo, tenente-coronel PM Jordan Espíndola; o adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves; e o adjunto do Gabinete Militar, coronel PM César Augusto de Camargo Roveri.
Além disso, profissionais das Risps 01 e 02 (Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente) também receberam a honraria. A Risp 01 foi a campeã na redução de homicídios dolosos em 2021, com queda de 39% no comparativo com o ano de 2020. Já a Risp 2 ocupou o terceiro lugar, reduzindo 32%.
A Sesp-MT também entrega, na próxima semana, medalhas aos profissionais das Risps 10 (Vila Rica), que ficou na segunda colocação de redução de homicídios, com 37% e em primeiro colocado na redução de roubos, com 47%; da Risp 15 (Guarantã do Norte), que ficou em segundo no ranking de redução de roubos, com 29%; e da Risp 05 (Barra do Garças), que reduziu em 27% o número de roubos.

mato grosso
Professor Allan Kardec abre campanha a deputado federal com live ‘Do Pantanal ao Congresso Nacional”
Parlamentar defende propostas e ideias para melhorar a vida real das pessoas, como trabalho, emprego e renda e acesso de qualidade à saúde, educação, esporte e lazer, entre outras prioridades

Deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT) lança nos primeiros minutos desta terça-feira (16/8) sua campanha a deputado federal em uma LIVE com pedido de voto ao eleitor, em suas redes sociais.
O parlamentar concorre pelo Partido Socialista Brasileiro Brasileiro (PSB) a uma das 8 vagas a que Mato Grosso tem direito em disputa para a Câmara dos Deputados, em Brasília. A propaganda de rua e na internet com materiais já pode ser feita a partir desta data.
Com o mote “Do Pantanal ao Congresso Nacional”, o deputado pretende fazer uma campanha propositiva, principalmente com ideias e práticas no poder público que favoreçam a redução das desigualdades sociais em Mato Grosso.
Entre essas propostas, o deputado destaca o acesso e qualidade da educação, saúde, segurança pública, esporte e lazer, cultura, agricultura familiar, geração de emprego e renda e turismo e preservação dos ativos ambientais do Estado.
Propostas para vida real
“Nós precisamos como legisladores atuar com projetos e ideias para a vida real das pessoas. Naquilo que elas mais precisam de imediato para ter dignidade, como trabalho e renda, comida na mesa. Acesso à educação e saúde de qualidade, por exemplo”, aponta Professor Allan Kardec.
Ele lamenta que a possível guerra política, as vaidades e ódio tomem conta da campanha, como já demonstra com o cenário posto. “Temos que ter o dever moral de defender, propor e debater um patamar de política conectada com as necessidades cotidianas das pessoas. Temos que propor e criar mecanismo, por exemplo, para que a produção do agronegócio de Mato Grosso seja industrializada no Estado para gerar emprego e renda”, diz.
“Nosso algodão, que representa quase 70% da produção nacional, tem que ser beneficiado aqui com fiação, tecelagem e confecções. Para justificar benefícios para a população”, reforça o Professor Allan Kardec.
Sobre propaganda eleitoral
Começa nesta terça-feira (16/8) a propaganda eleitoral nas ruas e na internet pelos candidatos, partidos e federações partidárias, com liberação do pedido de voto ao eleitor. Comícios podem ser realizados das 8h às 22h, horário que pode ser prorrogado até meia-noite. A propaganda eleitoral vai até dia 1/10/2022, véspera da eleição.
Até as 22h também podem ser feitas a distribuição de materiais de campanha e a circulação de carros de som. É vedado os chamados “showmícios”. A propaganda de rádio e TV começa dia 26 de agosto.
Também é proibido propaganda por telemarketing e o impulsionamento de conteúdo por apoiadores. Opção legal e válida só por conta cadastrada na Justiça Eleitoral do candidato, partido e federação.
Já a propaganda em sites e redes sociais é permitida, identificada como publicidade, e deve constar o nome do candidato, partido, coligação ou federação partidária para candidaturas majoritárias (Presidente, governo e Senado).
A propaganda eleitoral em jornais e revistas também é permitida com até 10 anúncios, com espaço de ⅛ de jornal e ¼ de revista por edição.
-
artigos5 dias atrás
Desastre ambiental com as digitais da Sema
-
POLÍCIA6 dias atrás
Chefe de esquema que fraudava benefícios do INSS é preso em Cuiabá; desvio ultrapassa R$ 2,2 milhões
-
cultura5 dias atrás
Dupla nacional de rappers, MD Chefe e DomLaike vão agitar a sexta cuiabana
-
POLÍCIA6 dias atrás
Menor de 17 anos é abusada em clínica de estética durante ‘clareamento íntimo’
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Clube flutuante se desprende e é arrastado por ciclone para alto mar em Santa Catarina; veja vídeo
-
POLÍCIA7 dias atrás
PF deflagra Operação Persuasão no combate a fraudes praticadas em lotéricas
-
mato grosso5 dias atrás
Mato Grosso é o estado brasileiro com maior crescimento econômico em 2022
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias