cultura

Hoje é dia: do forró à música clássica, confira os destaques da semana

Publicados

em

A semana entre 13 a 19 de dezembro começa com um convite especial para dançar. Hoje (13), comemora-se o Dia Nacional do Forró. A homenagem é ao rei do baião, Luiz Gonzaga, que nasceu nesse dia há 108 anos, em 1912.

Clique aqui para visualizar a tabela com as datas da semana.

Falecido em 1989, o legado do artista foi bastante lembrado durante o seu centenário, em 2012, como registrou a reportagem sobre Luiz Gonzaga feita pela TV Brasil:

O Dia Nacional do Deficiente Visual também é comemorado em 13 de dezembro. Em meio à pandemia, a Organização Nacional de Cegos do Brasil reforça que situações cotidianas vividas por deficientes visuais os colocam em maior vulnerabilidade. As pessoas com algum grau de deficiência visual colocam frequentemente  às mãos em corrimãos, mesas, superfícies, bancadas e necessitam de contato direto com outras pessoas para auxílio nas atividades da vida diária. Conheça algumas histórias de pessoas cegas na matéria “Em tempos de covid-19, deficientes visuais devem redobrar os cuidados“, produzida pela Agência Brasil em maio deste ano.

Beethoven, Niemeyer, Veríssimo e mais

Na terça-feira, 15, é hora de fazer uma infusão para comemorar o Dia Internacional do Chá e o Dia Nacional da Economia Solidária. Além disso, ainda se comemora o Dia do Arquiteto e Urbanista. O nascimento de Oscar Niemeyer foi a referência para a data e deixou suas obras na Terra aos 104 anos.

Dezembro também é o mês do nascimento de outra personalidade brasileira famosa, o escritor Érico Veríssimo. Ele veio ao mundo no dia 17 de dezembro de 1905. Inclusive, as histórias, e a voz de um dos mais importantes escritores brasileiros, estão presentes nos arquivos da Rádio MEC em narrações, dramatizações e em uma entrevista conduzida pelo ator Paulo Autran. Ouça novamente:

No cenário internacional, o compositor alemão Ludwig van Beethoven nascia há 250 anos em um 17 de dezembro.

Caminho das Índias e povos indígenas

Outro personagem histórico, principalmente para Portugal e Brasil, é o escrivão Pero Vaz de Caminha. No dia 15 de dezembro de 1500, Caminha morria em uma batalha nas feitorias portuguesas instaladas em Calicute, na Índia. O fato ocorreu meses depois dele acompanhar e descrever tanto a chegada da frota de Cabral na América do Sul, quanto as primeiras impressões portuguesas ao se depararem com as terras indígenas de onde se criou o Brasil.

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados (13 a 19 de dezembro de 2020)

13 a 19 de dezembro
13

Dia Nacional do Forró – em homenagem ao dia de nascimento de Luiz Gonzaga

Dia do Deficiente Visual – data instituída, em 1961, pelo então presidente Jânio Quadros

Dia do Marinheiro – em homenagem a Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré

14

Guerra Civil Iugoslava: Acordo de Dayton é assinado em Paris pelos líderes da República Federal da Iugoslávia, Croácia e Bósnia e Herzegovina (25 anos)

Dia Nacional de Combate à Pobreza – comemoração no Brasil, que foi instituída pela Lei nº 11.172 de 6 de setembro de 2005

15

Morte do escrivão português Pero Vaz de Caminha (520 anos) – fez parte da frota de Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil, e foi responsável por descrever as primeiras impressões na chegada ao Brasil em 1500

Dia Nacional da Economia Solidária

Dia Internacional do Chá – começou como uma resposta à crise da indústria do chá em 1998 e tem objetivo de chamar atenção para os problemas da produção do chá que os trabalhadores das plantações enfrentam

Dia do Arquiteto e Urbanista – em homenagem a Oscar Niemeyer, nascido nesta data

Início primeira edição Festival de Brasília, Festbrasília, oficialmente Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, sediado em Brasília, no histórico Cine Brasília, sendo o mais antigo do gênero no país (55 anos)

16

Morte professor, filólogo e poeta pernambucano, membro fundador da Academia Brasileira de Letras José Júlio da Silva Ramos (90 anos)

Rei D. João VI eleva o Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves (205 anos)

Tratado internacional firmado em Portugal do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 (30 anos) – firmado com o objetivo de criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial Portuguesa

Nascimento do político, advogado e industrial mineiro João Pinheiro da Silva (160 anos)

17

Nascimento do compositor alemão Ludwig van Beethoven (250 anos)

Nascimento do escritor gaúcho Érico Veríssimo (115 anos)

Botafogo sagra-se campeão brasileiro de futebol (25 anos)

Inauguração do Museu do Amanhã (05 anos) – Projeto é de um dos arquitetos mais arrojados do mundo, espanhol Santiago Calatrava

18

Morte do compositor, maestro e professor fluminense Francisco Manuel da Silva (155 anos) – foi o autor de uma única peça que se tornou célebre, a melodia do atual Hino Nacional Brasileiro

O líder cocaleiro Evo Morales, do Movimento ao Socialismo (MAS), é eleito o primeiro presidente indígena da história da Bolívia (15 anos)

Dia Nacional do Museólogo – comemorado por brasileiros conforme Decreto de 31 de maio de 2004, pelo qual também se criou a Semana dos Museus no Brasil

Dia Internacional dos Migrantes

Aprovação da Lei 3.848, de autoria do deputado federal João Batista de Vasconcellos Torres, que constituía a criação das Universidade Federal Fluminense (UFF) (60 anos)

19

Morte do compositor pernambucano Edgar Ferreira (25 anos)

Aniversário do Núcleo Bandeirante

Todas as semanas divulgamos as principais datas em conjunto com o projeto Efemérides da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Neste espaço, o leitor tem acesso aos episódios e personalidades que tiveram presença no cenário nacional e mundial com os links do material produzido sobre os assuntos.

Edição: Edgard Matsuki

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá começa na próxima semana

Publicados

em

Começa na segunda-feira (10.05), em formato virtual, o 20º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato). A mostra segue até o dia 21 de maio, com exibições diárias de produções vindas de todo o Brasil. Uma live, via canal oficial no YouTube,  marca o início do festival, às 17h30 (horário de MT).

Depois da cerimônia de abertura, a plateia segue para sala especial na AmazôniaFlix, plataforma em que serão exibidos os filmes das mostras competitivas, de homenageado e hors concours.

O documentário mato-grossense, “Pi’õ romnha ma’ubumrõi’wa – Mulheres Xavante Coletoras de Sementes”, abre a programação da Mostra Competitiva de Curtas Brasileiros. Na sequência, vem “O buraco”, ficção produzida no  Amazonas.

Logo, é hora celebrar a obra de Geraldo Moraes, cineasta homenageado nesta nova edição do Cinemato. Para marcar a ocasião, será exibido “O homem mau dorme bem”. Geraldo sempre priorizou o Centro-Oeste em suas produções, tanto na escolha de cenários, quanto de elenco. Caso deste clássico filmado em Mato Grosso.

Assim como o filme de Geraldo Moraes, tem produção de Cláudio Assis, em mostra fora de competição, para arrematar o primeiro dia de Cinemato. O atualíssimo “Piedade”, ainda em difusão pelo circuito de festivais, será apresentado à plateia mato-grossense e também de todo o mundo.

Na terça-feira (11.05), a partir das 18h (horário de MT), na Amazônia Flix, serão exibidos pela mostra de curtas, “Noite de Seresta”, de Sávio Fernandes (CE) e “Seremos Ouvidas”, de Larissa Nepomuceno (PR). Na sequência, tem a estreia do documentário “Mata Grossa”, de Tati Mendes e Amauri Tangará (MT).

Entre os dias 10 e 15 de maio toda a programação é hospedada na AmazôniaFlix. Nos dias subsequentes, as mostras paralelas e temáticas serão transmitidas via YouTube. Todo dia, às 16h30 (horário de MT), tem debate com realizadores dos filmes exibidos na noite anterior, sob a mediação do jornalista Lorenzo Falcão.

A programação e links de acesso podem ser consultados diariamente no site oficial: www.cinemato21.com.br.

24 horas para assistir

Idealizador do festival que completa 20 anos de atividade, Luiz Borges explica que diante da situação de pandemia e em sintonia com os grandes festivais brasileiros que ocorrem durante o período, todo dia tem filme novo com prazo de até 24 horas para ser assistido.

“Completamos duas décadas em um momento totalmente novo. Sentimos falta do calor da plateia e dos realizadores, mas a conexão via internet proporciona uma ampliação de público para além das fronteiras mato-grossenses. Isso é um alento”.

Luiz, que também é cineasta e pesquisador do cinema, considera esta edição divisora de águas quando se fala em representatividade.

“Acompanhando o período de efervescência do cinema produzido em Mato Grosso teremos um número muito maior de realizadores daqui participando. Para um festival que historicamente batalhou pela formação de plateia para o cinema brasileiro e capacitação de profissionais locais, esse é um momento de coroar os nossos talentos”.

Telefilmes, séries, curtas e longas de Mato Grosso terão o Cinemato como primeira vitrine: são sete longas inéditos na mostra competitiva e três telefilmes de realizadores mato-grossenses na mostra informativa, também inéditos ao grande público.

Mais dias de festival

O festival tem nova data porque entre os dias 7 e 12 de abril, a situação de pandemia havia se agravado em Mato Grosso. Para preservar a equipe técnica que viabilizaria a produção, optou-se por suspendê-lo.

“Mas agora, ele espichou”, diverte-se Luiz Borges. “Ganhamos mais seis dias de festival a contar com a noite de encerramento e entrega de troféus, quando serão conhecidos os filmes vencedores das mostras competitivas”.

Realizadores concorrem nas categorias Melhor Curta-Metragem Brasileiro e Melhor Longa-Metragem, pelo Júri Popular e Oficial.

O artista Caio Mattoso será apresentador das cerimônias de abertura e encerramento do evento selecionado em edital da lei Aldir Blanc, realizado pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT) e em parceria com o Governo Federal via Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo.

Serviço

20º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato)

Data: 10 a 21 de maio

Programação completa: www.cinemato21.com.br 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana