HISTÓRIA DOS MUNICIPIOS DE MATO GROSSO
História do município de Torixoréu

No ponto em que se localiza atualmente a cidade de Torixoréu, foi até 1931, um local de passagem para a cidade de Balisa, no estado de Goiás, onde os fazendeiros de Mato Grosso, povoadores da região de Ribeirãozinho, Quebradentes e Atoladeira, se abasteciam.
A partir daquele ano José Gabriel de Moraes, Acylino Mourão, Saturnino da Silva Coelho e outros, ali se instalaram. Fixaram-se inicialmente na propriedade de Gabriel de Moraes, iniciando fazendas de gado. Entretanto, já em 1926, ali possuía fazenda de gado, com excelente residência o pioneiro Vítor Teodoro Ribeiro, dono de extensa área de terras e boas pastagens. A sede situava-se apenas seis quilômetros de onde situa-se atualmente o sítio urbano de Torixoréu.
Como resultado de seu trabalho e muita persistência João Gabriel de Moraes fez a construção da primeira casa, a partir daí pontearam outras residências, dando origem ao povoado denominado Balizinha. O patrimônio foi criado pelo governo estadual através do Decreto nº 318, de 19 de outubro de 1933. O Distrito de Paz foi criado pelo Decreto nº 319, de 25 de maio de 1934, sendo a 14 de agosto do mesmo ano, devidamente instalado. O fato deu-se com a presença de diversas autoridades, muitas das quais vieram de Lajeado, sendo saudadas pelo professor Calixto Cortes. Na ocasião foi rezada uma missa, pelo padre João Douroure.
Nesta mesma data foi empossado no cargo de Juiz de Paz o sr. Acylino Mourão, tendo na suplência Ulisses Teodoro Ribeiro e como escrivã a drª. Margarida Mendonça, sendo titular a Sra. Loraine Saggin. Na festa de instalação do juizado estiveram presentes o Sr. Satiro Martins Alvez Bezerra e o Dr. Leônidas Antero de Matos – designado pelo governo estadual.
O povoado florescia, tendo designação alterada para Baliza de Mato Grosso. Por conta da Divisão Territorial de Mato Grosso, de 31 de dezembro de 1936, o povoado constava como distrito, integrando o município de Santa Rita do Araguaia.
Em 1937 era instalada a primeira escola da vila, mantida pelo professor Pedro Arbués, falecido em 14 de julho de 1948. Ainda em 1937 foi concluída a construção da primeira igreja do lugar. Esta obra contou com a participação de toda a comunidade, destacando-se as figuras probas de Manoel Félix e Genésio de Sá. O templo ficou dedicado ao padroeiro São João Bosco e ficou subordinado à paróquia de Santa Rita do Araguaia.
Pelo Decreto-Lei Estadual nº 208, de 26 de outubro de 1938, Lajeado, atual município de Guiratinga, adquiriu o distrito de Baliza de Mato Grosso do município de Araguayana.
Ainda no ano de 1946, media-se o prestígio político de Torixoréu, elegendo seu representante a Assembléia Legislativa do Estado, o deputado Heronides Araújo. Participava então, Torixoréu, decisivamente da vida política mato-grossense.
A Lei nº 665, de 10 de dezembro de 1953, de autoria do deputado Heronides Araújo, criou o município.
Artigo 1º – Fica criado o município de Torixoréu, cuja área será desmembrada do município de Guiratinga.
SIGNIFICADO DO NOME
A denominação da localidade, Guiratinga, é de origem geográfica, em nome advindo do idioma boróro, significando Morro escuro ou ainda, Pedra escura ou preta.
VEJA AQUI DADOS DO IBGE SOBRE O MUNICÍPIO DE TORIXORÉU

HISTÓRIA DOS MUNICIPIOS DE MATO GROSSO
História do município de Tangará da Serra

Ponto de passagem de históricas expedições, o lugar onde se assenta a sede municipal de Tangará da Serra abrigava um barracão de seringueiros, conforme informações vindas do povo paresí.
Em 1960, Joaquim Oléas e Wanderley Martinez fundaram a empresa Sociedade Imobiliária Tupã para Agricultura Ltda – SITA. O objetivo era a implantação de um pólo agrícola, em face da fertilidade do solo e clima propício da região.
O lugar, sede da futura cidade, recebeu o nome de Tangará, nome propositadamente escolhido, pois o tangará é pássaro de cores bem definidas, de cabeça encarnada e de canto muito belo. O pássaro tangará recebe outros nomes: fandangueiro, dançador, dançarino e uirapuru. Existe uma lenda que o canto do tangará é tão melodioso que, quando canta, os outros pássaros emudecem para escutá-lo. Com a denominação da localidade de Tangará, os fundadores da colonização queriam dizer que no futuro seria uma povoação excelente e admirável. O termo “da Serra” foi adotado para diferenciar o município mato-grossense do homônimo potiguar e catarinense.
Os primeiros nomes da posse efetiva de Tangará foram de José Itamura, Jonas e Arlindo Lopes. A primeira escola a funcionar em Tangará foi Escola Municipal Santo Antonio, na zona rural, fundada a 18 de julho de 1965, no sítio do Sr. Antônio Galhardo. Nesta época a primeira professora foi dª Iracema da Silva Casa Grande.
Na zona urbana, a primeira escola a funcionar foi a Escolas Reunidas, criada pelo Decreto nº 264, do Diário Oficial de 28 de junho de 1967, tendo como coordenador o Sr. José Davi Nodari, funcionário da prefeitura de Barra do Bugres. Mais tarde a escola passou a chamar-se Grupo Escolar de Tangará da Serra. Nesta fase a diretora era Maria Laura Jhansel – Irmã Mírian. A partir de 1974 mudou novamente de nome: Grupo Escolar Dr. Ataliba Antônio de Oliveira Neto, atuando como diretora a Irmã Osvalda.
Corria fama de terra excelente a da Gleba de Tangará. A administração da colonizadora dera certo. Inicialmente a região pertencia a Diamantino. No entanto, com a criação do município de Barra do Bugres, a região passou para o novo município.
A Lei nº 2.906, de 06 de janeiro de 1969, criou o distrito de Tangará da Serra, no município de Barra do Bugres. A Lei Estadual nº 3.687, de 13 de maio de 1976, pelo deputado José Amando, criou o município. Nas primeiras eleições municipais foi eleita prefeita a Sra. Thaís Bergo, que acumulou prestígio graças à boa administração que teve frente ao executivo municipal de Tangará da Serra.
SIGNIFICADO DO NOME
A denominação da localidade surgiu através de Joaquim Oléas e Wanderley Martinez, donos da empresa Sociedade Imobiliária Tupã para Agricultura Ltda – SITA, que implantou na região um pólo agrícola, tendo como sede a cidade de Tangará. O termo “da Serra” foi adotado para diferenciar o município mato-grossense de homônimo potiguar e catarinense
VEJA AQUI DADOS DO IBGE SOBRE O MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA
-
Educação7 dias atrás
1º Fórum de Prefeitos pela Educação; preparação para o SAEB domina debates
-
cultura6 dias atrás
Escândalo da Loteria Federal: Livro resgata esquema milionário de lavagem de dinheiro
-
Educação6 dias atrás
Seduc mobiliza escolas para o Saeb e conscientiza alunos sobre a importância da avaliação para o futuro
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Disney em Junho Vale a Pena? Dicas e Preços!
-
Saúde5 dias atrás
Mato Grosso realiza segunda captação de múltiplos órgãos
-
artigos6 dias atrás
Tolerância zero contra estupradores
-
artigos6 dias atrás
Pé diabético: uma complicação grave que exige atenção
-
artigos6 dias atrás
Enfrentamento, colaboração e superação!