HISTÓRIA DOS MUNICIPIOS DE MATO GROSSO
História do município de Tabaporã

A comunidade surgiu a partir de 1984, em função do projeto de colonização da Gleba Tabaporã, cuja área era de quase quarenta mil quilômetros quadrados. Deu-se a partir de contrato firmado entre Apolinário Empreendimentos Imobiliários Ltda, pertencente ao Grupo Comercial Isaías Apolinário e Gi-Paraná Empreendimentos Ltda, pertencente ao Colonizador e Comendador José Pedro Dias, popularmente conhecido como Zé Paraná, pioneiro na região e fundador do município de Juara.
A efetiva ocupação do núcleo de colonização ocorreu com a venda dos primeiros lotes. Foi pioneiro nesta área o agricultor Ademir Jesuíno Costa, que veio com sua família da cidade paulista de Monte Castelo, fixando residência em Tabaporã.
Grande fluxo migratório registrou-se em 1985. Centenas de famílias chegavam ao lugar à procura do sonho da terra própria, a maioria desses pioneiros provinha dos Estados de São Paulo e Paraná.
A propaganda de terra boa e baixo custo atraíram muita gente, permanecendo em efervescência até 1986. A partir do ano seguinte observou-se uma estabilização na vinda de famílias migrantes, em função do quadro de venda nas áreas agricultáveis por problemas conjunturais de influência nacional. O povoado em crescimento tomava forma de cidade, e seus moradores se organizaram politicamente e reivindicaram maior poder de decisão.
A Gleba Tabaporã foi elevada à categoria de distrito através da Lei Estadual nº 5.093, de 16 de dezembro de 1986, sancionada pelo governador Wilmar Peres de Farias. A partir de então o nome do lugar simplificou-se para Tabaporã.
A Lei Estadual nº 5.913, de 20 de dezembro de 1991, de autoria do deputado Hermes de Abreu e sancionada pelo governador Jayme Campos, criou o município:
Artigo 1º – Fica criado o município de Tabaporã, com território desmembrado do município de Porto dos Gaúchos.
As eleições municipais de 03 de outubro de 1992, elegeram o Sr. José Antonio Pacolla, que obteve 597 votos, para ser o primeiro prefeito municipal. Seu vice-prefeito foi o Sr. Leonelso P. da Silva.
SIGNIFICADO DO NOME
A denominação da localidade tem origem no termo Gleba Tabaporã, primeiro nome do lugar. Segundo Zé Paraná, concessionário da empresa colonizadora, em depoimento histórico, o nome da Gleba Tabaporã surgiu na cidade de São Paulo, sede da empresa, através de Hermano Moisés, genro de Isaías Apolinário, principal dirigente do grupo comercial Gi-Paraná Empreendimentos Imobiliários. Nesta ocasião, em meados de 1984, foi feito contato telefônico com Zé Paraná, para que ele avaliasse o nome proposto. A idéia foi bem aceita e discutida em visitas que Isaías Apolinário e seu genro Hermano Moisés fizeram a Zé Paraná na própria Gleba Tabaporã. A prefeitura da cidade aponta em documento que o nome “Tabaporã” foi sugerido a Hermano Moisés pelo poeta Carlos Drumond de Andrade, de quem era amigo. Esse termo tem origem no idioma tupi e significa aldeia bonita ou casa bonita.
VEJA AQUI DADOS DO IBGE SOBRE O MUNICÍPIO DE TABAPORÃ

HISTÓRIA DOS MUNICIPIOS DE MATO GROSSO
História do município de Tangará da Serra

Ponto de passagem de históricas expedições, o lugar onde se assenta a sede municipal de Tangará da Serra abrigava um barracão de seringueiros, conforme informações vindas do povo paresí.
Em 1960, Joaquim Oléas e Wanderley Martinez fundaram a empresa Sociedade Imobiliária Tupã para Agricultura Ltda – SITA. O objetivo era a implantação de um pólo agrícola, em face da fertilidade do solo e clima propício da região.
O lugar, sede da futura cidade, recebeu o nome de Tangará, nome propositadamente escolhido, pois o tangará é pássaro de cores bem definidas, de cabeça encarnada e de canto muito belo. O pássaro tangará recebe outros nomes: fandangueiro, dançador, dançarino e uirapuru. Existe uma lenda que o canto do tangará é tão melodioso que, quando canta, os outros pássaros emudecem para escutá-lo. Com a denominação da localidade de Tangará, os fundadores da colonização queriam dizer que no futuro seria uma povoação excelente e admirável. O termo “da Serra” foi adotado para diferenciar o município mato-grossense do homônimo potiguar e catarinense.
Os primeiros nomes da posse efetiva de Tangará foram de José Itamura, Jonas e Arlindo Lopes. A primeira escola a funcionar em Tangará foi Escola Municipal Santo Antonio, na zona rural, fundada a 18 de julho de 1965, no sítio do Sr. Antônio Galhardo. Nesta época a primeira professora foi dª Iracema da Silva Casa Grande.
Na zona urbana, a primeira escola a funcionar foi a Escolas Reunidas, criada pelo Decreto nº 264, do Diário Oficial de 28 de junho de 1967, tendo como coordenador o Sr. José Davi Nodari, funcionário da prefeitura de Barra do Bugres. Mais tarde a escola passou a chamar-se Grupo Escolar de Tangará da Serra. Nesta fase a diretora era Maria Laura Jhansel – Irmã Mírian. A partir de 1974 mudou novamente de nome: Grupo Escolar Dr. Ataliba Antônio de Oliveira Neto, atuando como diretora a Irmã Osvalda.
Corria fama de terra excelente a da Gleba de Tangará. A administração da colonizadora dera certo. Inicialmente a região pertencia a Diamantino. No entanto, com a criação do município de Barra do Bugres, a região passou para o novo município.
A Lei nº 2.906, de 06 de janeiro de 1969, criou o distrito de Tangará da Serra, no município de Barra do Bugres. A Lei Estadual nº 3.687, de 13 de maio de 1976, pelo deputado José Amando, criou o município. Nas primeiras eleições municipais foi eleita prefeita a Sra. Thaís Bergo, que acumulou prestígio graças à boa administração que teve frente ao executivo municipal de Tangará da Serra.
SIGNIFICADO DO NOME
A denominação da localidade surgiu através de Joaquim Oléas e Wanderley Martinez, donos da empresa Sociedade Imobiliária Tupã para Agricultura Ltda – SITA, que implantou na região um pólo agrícola, tendo como sede a cidade de Tangará. O termo “da Serra” foi adotado para diferenciar o município mato-grossense de homônimo potiguar e catarinense
VEJA AQUI DADOS DO IBGE SOBRE O MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA
-
Educação7 dias atrás
1º Fórum de Prefeitos pela Educação; preparação para o SAEB domina debates
-
cultura6 dias atrás
Escândalo da Loteria Federal: Livro resgata esquema milionário de lavagem de dinheiro
-
Educação6 dias atrás
Seduc mobiliza escolas para o Saeb e conscientiza alunos sobre a importância da avaliação para o futuro
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Disney em Junho Vale a Pena? Dicas e Preços!
-
Saúde5 dias atrás
Mato Grosso realiza segunda captação de múltiplos órgãos
-
artigos6 dias atrás
Tolerância zero contra estupradores
-
artigos6 dias atrás
Pé diabético: uma complicação grave que exige atenção
-
artigos6 dias atrás
Enfrentamento, colaboração e superação!