MULHER

Hidratação: entenda por que beber água é importante para a saúde do corpo e da pele

Publicados

em


source

Alto Astral

Hidratação: entenda por que beber água é importante para a saúde do corpo e da pele
Reprodução: Alto Astral

Hidratação: entenda por que beber água é importante para a saúde do corpo e da pele

Se o fato de 75% do corpo humano ser formado por água ainda não chama a sua atenção para o porquê da importância de mantermos a hidratação do organismo em dia, saiba que existem estudos que levantam (e muito) a moral da água para os seres humanos. Em uma pesquisa realizada no Reino Unido, em 2012, com 447 estudantes, cientistas verificaram um desempenho acadêmico 5% menor nos alunos que não beberam água antes de provas em comparação com estudantes que ingeriram o líquido.

Ademais, para além dos Stories de blogueiras com frases no imperativo, como “beba água”, especialistas realmente concordam que, para manter a beleza em dia, beber água de forma adequada pode ser muito mais eficaz do que investir em milhares de produtos de skincare. Claro, cada caso é um caso e é sempre importante avaliar o seu junto a um profissional da saúde. Mas, independentemente disso, ingerir líquidos, especialmente a água, precisa estar no seu radar.

Vanessa Vargas, médica pós-graduada em nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrólogos), alerta que hidratar o corpo é vantajoso para várias funções do organismo. Segundo a médica, “em média, o recomendado de ingestão de água por dia é entre 1,5 a 2 litros”, mas ela complementa dizendo que esse valor varia de acordo com o peso de cada pessoa, sendo que o cálculo é de 35 ml multiplicado pelo peso corporal.

Vargas também explica que a hidratação ajuda a garantir o bom funcionamento das células e o transporte de todos os nutrientes pelo organismo, além de auxiliar na eliminação de toxinas: “isso oferece mais disposição, aumenta a imunidade e melhora a memória”. Seguir o consumo recomendado de água por dia, também aumenta a atividade do sistema nervoso, elevando o nível de energia gasto e auxiliando no controle de peso, por exemplo. Além disso, um outro detalhe importante é que beber água também ajuda a manter a saciedade, como lembra a especialista em nutrologia.

Vale ressaltar que o segredo não está somente em beber copos e mais copos de água. O consumo de água de coco, sucos e frutas ricas em água, como melancia, laranja e pêra, é de extrema importância para a saúde e para hidratação do corpo, como Vargas pontua.

Regislaine Miquelin, dermatologista com Título da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, concorda com a fala da nutróloga. Ela ainda afirma que leite, chás e sopas também podem servir para suprir parte da ingestão diária de água. Miquelin, entretanto, faz um adendo: “bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos artificiais, devem ser evitados”.

Você viu?

E para aqueles que querem investir no aumento do consumo diário de água, a dermato dá uma dica que promete ser infalível: mantenha sempre uma garrafa de água ao alcance!

Os efeitos da água na pele

Em termos de pele, a água é essencial para manter a umidade ideal do órgão e fornecer nutrientes essenciais às células. Miquelin afirma que “ela [água] reabastece o tecido e aumenta sua elasticidade, ajudando a atrasar a aparência de sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas, já que mantém a pele bem hidratada e brilhante”.

A dermatologista também comenta que, muitas vezes, para ter aquela pele macia e flexível, beber uma quantidade adequada de água é mais importante do que a aplicação de cremes tópicos. “Eles [cremes] sozinhos, sem uma ingestão hídrica eficiente, muitas vezes não trazem o resultado esperado”, diz Miquelin.

Todavia, para a dermatologista Fabiana Seidl, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, também é importante para a saúde e beleza da pele aplicar produtos que a mantenham hidratada. “Hidratantes à base de ácido hialurônico são uma boa opção, pois ajudam a reter água na pele”, diz ela. Além disso, para hidratar e refrescar a pele, Seidl também recomenda água termal, tônicos hidratantes e água micelar.

Consultoria: Vanessa Vargas Ferreira, médica especialista em nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrólogos) e com Título de Especialista em Cirurgia Geral pela AMB (Associação Médica Brasileira); Regislaine Souza Miquelin, médica dermatologista com residência em clínica médica e Título da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica; Fabiana Seidl, dermatologista com residência em clínica médica pela UERJ, Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

Amor e respeito: 5 casais LGBTQIA+ para se inspirar

Publicados

em


source

Alto Astral

Amor e respeito: 5 casais LGBTQIA  para se inspirar
Reprodução: Alto Astral

Amor e respeito: 5 casais LGBTQIA para se inspirar

Junho é o mês do amor não só pelo Dia dos Namorados , mas também por comemorar o Orgulho LGBTQIA+ — e lutar pela sua liberdade de existir, viver e amar sem amarras e preconceitos.

Para seguir com essa pauta de amor e liberdade, listamos 5 casais LGBTQIA+ que são uma verdadeira fonte de inspiração diária para nós. Essas relações evidenciam mais do que nunca a necessidade do respeito à todas as formas de amar e deixam o mês ainda mais apaixonado . Confira!

5 casais LGBTQIA+ que nos inspiram diariamente

1. Vitória Strada e Marcela Ricca

Reprodução / Instagram @vitoriastrada_

Com os preparativos do casamento em andamento, as duas compartilham constantemente momentos fofos nas redes sociais e usam a visibilidade para lutar contra a homofobia.

2. Elton John e David Furnish

Reprodução / Instagram @davidfurnish

Casados há mais de uma década, os dois construíram uma família juntos e são pais de dois filhos. O filme Rocketman (2019), mostrou a trajetória do cantor e seus conflitos com a homossexualidade no início da carreira.

Você viu?

3. Lulu Santos e Clebson Teixeira

Reprodução / Instagram @lulusantosoficial

Dono do verso “consideramos justa toda forma de amor”, Lulu assumiu o relacionamento com Clebson publicamente e, desde então, as redes sociais são recheadas de cliques e homenagens ao casal.

4. Neil Patrick Harris e David Burtka

Reprodução / Instagram @nph

Juntos há 15 anos e casados desde 2014, eles já são pais de duas crianças. O tempo parece fortalecer ainda mais o amor do casal, que se declara com frequência nas redes.

5. Ludmilla e Brunna Gonçalves

Reprodução / Instagram @ludmilla

A cantora e a bailarina são puro amor na internet e debatem ativamente sobre pautas LGBTQIA+ e racistas. Além do casamento surpresa que marcou a união do casal, elas trocaram alianças novamente em uma viagem recente ao Caribe.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana