BRASIL E MUNDO

Guerra: Ucrânia assume ataque contra plataforma de petróleo russa

Publicados

em

source
Esta é a primeira ofensiva contra uma plataforma offshores da Crimeia desde que a Rússia deflagrou a guerra na Ucrânia
Ansa

Esta é a primeira ofensiva contra uma plataforma offshores da Crimeia desde que a Rússia deflagrou a guerra na Ucrânia


A Ucrânia assumiu nesta terça-feira (21) a responsabilidade pelos ataques realizados contra plataformas russas de perfuração de petróleo no Mar Negro, alegando ter atingido “instalações” militares em Moscou.

A reivindicação foi divulgada após o líder da região ucraniana da Crimeia, anexada à Rússia, Sergei Aksionov, acusar Kiev de ser responsável pela ofensiva.

Ontem (20), o governo russo relatou um ataque a uma plataforma que teria deixado pelo menos três feridos e sete desaparecidos, enquanto quase 100 pessoas foram evacuadas.

“O inimigo atacou nossas plataformas de perfuração de Chornomorneftegaz, escreveu Aksionov em seu canal no Telegram.

“Estou em contato com colegas do Ministério da Defesa [da Federação Russa] e do FSB (Serviço Federal de Segurança), estamos trabalhando para salvar pessoas.” De acordo com o líder da Crimeia, pelo menos 12 pessoas estavam nas plataformas de perfuração, cinco das quais foram resgatadas e três foram feridas. “As buscas de outros continuam”, disse Aksionov.


Hoje, fontes russas relataram que um incêndio em uma plataforma de perfuração de hidrocarbonetos no Mar Negro se espalhou para o poço offshore após o ataque das forças ucranianas.

“O fogo na plataforma não se acalma, tentamos em vão nos aproximar em um barco. O fogo se espalhou para o poço. As tentativas de apagá-lo continuam”, declarou uma senadora da península ucraniana da Crimeia anexada à Rússia, Olga Kovitidi, citada pela agência Ria Novosti.

Esta é a primeira ofensiva contra uma plataforma offshores da Crimeia desde que a Rússia deflagrou a guerra na Ucrânia em 24 de fevereiro.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

Programa de Transformação Digital aproxima a gestão municipal e o povo

Publicados

em

Sede da Prefeitura de São Paulo
Divulgação/SMTUR

Sede da Prefeitura de São Paulo

A busca pela melhoria dos processos e das ferramentas de atendimento ao Cidadão é um dos objetivos do novo Programa de Transformação Digital.

O decreto que cria a iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), foi assinado nesta quinta-feira (18) pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

A medida também tem a meta de melhorar o relacionamento da gestão municipal e o cidadão comum, além de usar a tecnologia e a inovação como instrumento de inclusão, diminuindo as desigualdades na cidade.

Para o prefeito Ricardo Nunes, a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) será um dos órgãos com os maiores desafios na questão da transformação digital. “Ninguém aguenta mais a burocracia, um dos maiores inimigos da cidade hoje”, afirmou o prefeito.

“Já avançamos muito, por exemplo, no caso da abertura de empresa. Antes, demorava 100 dias e, hoje, você faz em 23 horas. Porém ainda temos muito para progredir, precisamos ter mais agilidade. Mas estamos no caminho certo”, finalizou o prefeito Ricardo Nunes.

O Programa de Transformação Digital é baseado em um conjunto de diretrizes relacionadas à prestação de serviços digitais e às plataformas de governo digital.

“O mais importante com a assinatura do decreto é caminhar para uma aproximação maior dos serviços do município com o cidadão, com humanização e padronização.”, avalia o secretário municipal Juan Quirós.

Outro ponto do Programa de Transformação Digital será o aprimoramento das capacidades internas dentro da administração municipal. A iniciativa vai facilitar a implantação de ferramentais digitais, que darão agilidade a implantação de avanços de tecnologia e inovação.

A criação do Programa é mais um passo importante na transformação digital da cidade, afirmou a secretária municipal de Gestão. “A digitalização permitirá ao cidadão receber um serviço com igualdade”, destacou Márcia Arruda.

InspiraSAMPA

Nesta quinta-feira, também foi lançado o InspiraSAMPA, uma parceria da Prodam com a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) e o Conecta.HUB.SP.

Trata-se de um centro de excelência em tecnologia e inovação com base nos pilares ESG (environmental, social, and corporate governance). Estará localizado na Rua Líbero Badaró, 425, 6°andar – Centro Histórico.

O objetivo é criar um ecossistema que promova a inovação em tecnologia da informação para a cidade de São Paulo, integrando iniciativas e soluções com a participação do poder público, grandes empresas de tecnologia, universidades e demais entidades interessadas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana