POLÍTICA NACIONAL
Grupo de trabalho irá debater tecnologia 5G com ministro das Comunicações


O grupo de trabalho criado pela Câmara dos Deputados para acompanhar a implantação da tecnologia 5G no Brasil realiza audiência pública na próxima terça-feira (9) com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria. O encontro será feito por videoconferência. A audiência atende requerimento da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), coordenadora do GT.
Além da audiência, o grupo de trabalho vai analisar três requerimentos do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), que tratam da inclusão da empresa Qualcomm como convidada, a fim de debater a tecnologia 5G, funcionalidades, aspectos mercadológicos e de segurança cibernética; outro que requer a inclusão do tema “Impactos do 5G no Agronegócio Brasileiro” no cronograma de reuniões e audiências públicas do GT; e um terceiro que pede a inclusão da P&D Brasil como convidada a fim de debater questões de infraestrutura e equipamentos 5G.
Horário e local
A audiência será às 14 horas, no plenário 13.
Da Redação – RS

POLÍTICA NACIONAL
CPI da Covid: Oposição quer quebra de sigilos e convocação de Guedes e Pazuello


A CPI da Covid-19, que deve ser instalada na próxima semana com Renan Calheiros (MDB-AL) como relator, pode ter os atuais ministros da Economia e da Saúde, Paulo Guedes e Queiroga, e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello como os primeiros convocados a prestar depoimento. Este é o desejo da ala independente e de oposição ao governo.
Segundo informações da Reuters, a oposição avalia, ainda, quebrar sigilos de autoridades durante as investigações. O roteiro, elaborado pela equipe do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), informa que senadores pretendem avaliar as ações do governo federal em relação ao pagamento do auxílio emergencial e outras medidas econômicas para conter a pandemia de coronavírus.
Pazuello é um dos principais alvos da ala na CPI. Entre os principais questionamentos que o general deve responder estão o colapso do oxigênio ocorrido no estado do Amazonas no início do ano e o uso de dinheiro público para comprar medicamentos comprovadamente ineficazes, como a cloroquina e a hidroxicloroquina.
Já o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve explicar a falta de medicamentos utilizados na intubação de pacientes com quadros graves de Covid-19, além da demora na compra de vacinas e da falta de campanhas a favor de medidas de distanciamento social.
“A atuação da Comissão Parlamentar de Inquérito de acordo com as diretrizes indicadas no presente plano de trabalho será de importância fundamental para a investigação das ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados, bem como para o exame acerca da licitude do emprego de verbas federais pelos demais entes federativos”, diz o plano.
-
brasnorte4 dias atrás
Proprietária toma posse de imóvel rural de R$1 bilhão, após 20 anos
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrás
Vídeo com OVNI em forma de pirâmide é verdadeiro, confirma Pentágono; assista
-
cultura5 dias atrás
Webinar encerra curso online de Capoeira Angola
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Pescadores fogem de ‘mega-tsunami’ na Groenlândia; veja o vídeo
-
Saúde4 dias atrás
Lote de 2,3 milhões de remédios para intubação chega ao Brasil nesta quinta
-
mato grosso5 dias atrás
Mauro propõe isenção de IPVA a motos populares, motoristas de aplicativos e frota de setores atingidos pela pandemia
-
cultura5 dias atrás
Artesãos de Mato Grosso têm divulgação em site do Governo do Estado
-
CIDADES4 dias atrás
Ministro anuncia 15,5 milhões de doses de vacina da Pfizer até junho