mato grosso

Governo realiza 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT e entrega prêmio Educa MT para escolas de 56 municípios

Publicados

em


O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), realiza nesta quarta-feira (16.03) o 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT e a entrega do prêmio Educa Mais MT para escolas de 56 municípios. O evento será realizado às 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A entrega simbólica será feita pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Educação, Alan Porto.

O seminário visa realizar processo formativo com os municípios e, também, premiar as boas práticas das escolas públicas de Mato Grosso voltadas para os alunos de 2º ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino. A primeira edição foi realizada no ano passado para apresentar o diagnóstico e avaliação externa da aprendizagem destes estudantes. A programação do 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT segue até esta quinta-feira (17.03), das 8h às 17h.

O programa Alfabetiza MT foi lançado pelo Governo de Mato Grosso em 2021 e, ao todo, serão investidos R$ 16.500.850,00 em recursos próprios, por meio do Programa Mais MT. Ele é inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará. Implantada há 14 anos, a iniciativa foi a responsável em elevar os índices de alfabetização entre os estudantes.

Além de Mato Grosso, já implantaram o programa os estados do Amapá, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Prêmio Educa MT 

O prêmio Educa MT, instituído pela Lei 11.485 de 29 de julho de 2021, integra uma das ações do Programa Alfabetiza MT. A iniciativa premia, por meio de recursos financeiros, escolas com melhores resultados de alfabetização e apoio financeiro para aquelas com resultados insatisfatórios expressos pelo Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-ALFA).

O prêmio I será destinado para 90 escolas da Rede Pública do Estado de Mato Grosso que obtiveram os melhores resultados no IDEMT-ALFA. O prêmio III vai para as dez escolas que possuírem os menores desvios-padrões entre os resultados individuais dos estudantes na Avaliação do Estado de Mato Grosso (Somativa 2021). Podem participar as escolas dos 141 municípios que aderiram ao programa até novembro de 2021.

Serviço

Seduc realiza 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT e entrega prêmio Educa MT para escolas de 56 municípios Data: Quarta-feira (16.03), às 8h
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, Cuiabá

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Professor Allan Kardec abre campanha a deputado federal com live ‘Do Pantanal ao Congresso Nacional”

Parlamentar defende propostas e ideias para melhorar a vida real das pessoas, como trabalho, emprego e renda e acesso de qualidade à saúde, educação, esporte e lazer, entre outras prioridades

Publicados

em

Deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT) | Foto: JL Siqueira

Deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT) lança nos primeiros minutos desta terça-feira (16/8) sua campanha a deputado federal em uma LIVE com pedido de voto ao eleitor, em suas redes sociais. 

O parlamentar concorre pelo Partido Socialista Brasileiro Brasileiro (PSB) a uma das 8 vagas a que Mato Grosso tem direito em disputa para a Câmara dos Deputados, em Brasília. A propaganda de rua e na internet com materiais já pode ser feita a partir desta data.

Com o mote “Do Pantanal ao Congresso Nacional”, o deputado pretende fazer uma campanha propositiva, principalmente com ideias e práticas no poder público que favoreçam a redução das desigualdades sociais em Mato Grosso.

Entre essas propostas, o deputado destaca o acesso e qualidade da educação, saúde, segurança pública, esporte e lazer, cultura, agricultura familiar, geração de emprego e renda e turismo e preservação dos ativos ambientais do Estado.

Propostas para vida real

“Nós precisamos como legisladores atuar com projetos e ideias para a vida real das pessoas. Naquilo que elas mais precisam de imediato para ter dignidade, como trabalho e renda, comida na mesa. Acesso à educação e saúde de qualidade, por exemplo”, aponta Professor Allan Kardec.

Ele lamenta que a possível guerra política, as vaidades e ódio tomem conta da campanha, como já demonstra com o cenário posto. “Temos que ter o dever moral de defender, propor e debater um patamar de política conectada com as necessidades cotidianas das pessoas. Temos que propor e criar mecanismo, por exemplo, para que a produção do agronegócio de Mato Grosso seja industrializada no Estado para gerar emprego e renda”, diz.

“Nosso algodão, que representa quase 70% da produção nacional, tem que ser beneficiado aqui com fiação, tecelagem e confecções. Para justificar benefícios para a população”, reforça o Professor Allan Kardec.

Sobre propaganda eleitoral

Começa nesta terça-feira (16/8) a propaganda eleitoral nas ruas e na internet pelos candidatos, partidos e federações partidárias, com liberação do pedido de voto ao eleitor. Comícios podem ser realizados das 8h às 22h, horário que pode ser prorrogado até meia-noite. A propaganda eleitoral vai até dia 1/10/2022, véspera da eleição.

Até as 22h também podem ser feitas a distribuição de materiais de campanha e a circulação de carros de som. É vedado os chamados “showmícios”. A propaganda de rádio e TV começa dia 26 de agosto.

Também é proibido propaganda por telemarketing e o impulsionamento de conteúdo por apoiadores. Opção legal e válida só por conta cadastrada na Justiça Eleitoral do candidato, partido e federação.

Já a propaganda em sites e redes sociais é permitida, identificada como publicidade, e deve constar o nome do candidato, partido, coligação ou federação partidária para candidaturas majoritárias (Presidente, governo e Senado).

A propaganda eleitoral em jornais e revistas também é permitida com até 10 anúncios, com espaço de ⅛ de jornal e ¼ de revista por edição.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana