Educação

Governo de SP abre 9 mil vagas em cursos de qualificação profissional

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Alunos do ensino médio da rede pública de São Paulo poderão se inscrever para uma das 9.060 vagas de qualificação profissional que estão sendo oferecidas pelo governo paulista no programa Novotec Expresso. Segundo o governo paulista, poderão se inscrever estudantes do ensino médio da rede pública estadual, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os concluintes do ensino médio em dezembro de 2018 e 2019.

São 11 opções de cursos rápidos, todos eles gratuitos, que oferecem novas oportunidades de profissionalização para os jovens do ensino médio de São Paulo.

As aulas semipresenciais terão início no dia 5 de outubro e vão até o dia 18 de dezembro. A maior parte da carga horária será realizada online e ao vivo na plataforma Microsoft Teams, mas haverá também encontros presenciais, respeitando os protocolos de saúde e de segurança durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o governo paulista, os encontros presenciais poderão ser aulas pontuais em laboratórios, visitas de campo, palestras e atividades de integração.

Os cursos são: Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho; Criação de Conteúdo para Redes Sociais; Excel Básico; Informática Básica; Introdução à Programação de Computadores; Noções de Cibersegurança; Operador de Telemarketing;  Princípios do Empreendedorismo; Produção Multimídia; Recepção e Atendimento ao Cliente; e Vendas em Redes Sociais

As inscrições, também gratuitas, podem ser feitas até o dia 23 de setembro pela internet.

Curso de inglês

O governo paulista também vai oferecer 17 mil bolsas em curso online e gratuito de inglês por meio da plataforma EF – Education First. Poderão se inscrever para bolsas os estudantes do ensino médio da rede pública estadual, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os concluintes do ensino médio de dezembro de 2018 e 2019. As inscrições também podem ser realizadas pela internet.

Ao realizar a inscrição, o estudante vai receber um e-mail permitindo o acesso à plataforma da Education First para iniciar o curso. As aulas deverão ser concluídas em até três meses.

Edição: Lílian Beraldo

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Educação

Escola Criativa reúne artistas e revitaliza espaços de escolas em SP

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O projeto Escola Criativa, promovido pelo Instituto Choque Cultural e que revitaliza espaços de escolas públicas de São Paulo com intervenções artísticas há dez anos, levou artistas consagrados da arte urbana brasileira para criar obras inéditas nos espaços de quatro escolas da capital paulista e ressignificar suas áreas comuns. O objetivo foi revitalizar esses locais para receber os alunos quando houver o retorno às aulas presenciais, que estão suspensas devido à pandemia de covid-19.

As intervenções estão sendo apresentadas ao público por meio de saraus culturais virtuais, pelo site, no dias 1, 2 e 3 de dezembro. Durante os saraus culturais, alunos, familiares e professores também apresentam atividades culturais desenvolvidas ao longo do ano: são poemas, peças de teatro, apresentações musicais entre outros.

“O espaço físico e humano da escola, tal como organizado hoje, espelha a vida cotidiana da cidade”, disse a educadora Raquel Ribeiro, uma das organizadoras do projeto, ao lado de Baixo Ribeiro e Mariana Martins, da galeria Choque Cultural. “Assim como desejamos espaços públicos mais amigáveis ao convívio na cidade, se pensarmos a escola como um microcosmo da cidade, veremos que ela também tem seus espaços coletivos como o pátio, a quadra, os corredores, entre outros que podem ter novos significados”, acrescentou Raquel.

Ao longo dos últimos dez anos, o projeto beneficiou 40 escolas, alcançando cerca de 275 professores e milhares de crianças e jovens paulistanos. O programa visa à melhoria do ambiente escolar pela integração entre educação e cultura e concebe a escola como microcosmos da cidade.

Nesta edição mais recente do projeto, as intervenções artísticas foram assinadas por TEC, Presto, Celso Gitahy e Coletivo Cicloartivo. São pinturas inéditas, com caráter pedagógico, pensadas para revitalizar os espaços e contribuir para o acolhimento dos alunos na retomada de atividades.

Todos os artistas participaram das intervenções nas quatro escolas contempladas nesta fase do projeto e, em cada uma, deixaram um pouco da sua arte. O piso cinza da escola EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo, no bairro Parque dos Príncipes, na zona oeste da cidade, ganhou o colorido de uma amarelinha feita por TEC, artista argentino e radicado no Brasil, um dos principais nomes da arte urbana da atualidade.

Os personagens fantásticos e lúdicos de Presto, expoente do grafite brasileiro, tomaram as paredes da EMEF Almirante Ary Parreiras, na Vila Babilônia, zona sul. Já Celso Gitahy, um dos precursores da arte urbana brasileira, há mais de 25 anos em atividade no circuito contemporâneo, levou à EMEF Presidente Campos Salles, na Cidade Nova Heliópolis, zona sul, seu repertório imagético que mistura indígenas, pin-ups, fórmulas matemáticas e inscrições rupestres, obras que remetem à diversidade das ruas.

“Ficamos bastante contentes com o projeto do Escola Criativa. Os artistas trouxeram obras inspiradoras e criativas aos nossos espaços, são obras singulares que, sem dúvida, serão apreciadas por nossos alunos e colaboradores na volta às aulas”, disse Silvia Regina Silva Rocha, diretora da escola Campos Salles.

O Cicloartivo transformou o ambiente da EMEF Desembargador Amorim Lima, na Vila Gomes, na zona oeste, com pinturas arquitetônicas, amarelinhas e um rio pulsante que percorre a maior parte do espaço externo da escola.

Além da revitalização, o projeto visa a estreitar as distâncias entre professores, alunos e comunidades, usando ferramentas que misturam educação, arte e comunicação. Nas edições anteriores, as intervenções foram realizadas durante mutirões, envolvendo a comunidade. Dessa vez, devido à necessidade de distanciamento social na pandemia, os artistas realizaram as intervenções sem mutirões e respeitando o protocolo orientado pelos órgãos públicos de saúde para prevenção do contágio e disseminação da covid-19.

Edição: Valéria Aguiar

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