mato grosso

Governo de Mato Grosso vai reativar 10 UTIs no Hospital Regional de Sinop

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso vai reativar, nos próximos dias, 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital Regional de Sinop, destinadas a atender casos de covid-19. O contrato com a empresa responsável já foi assinado e todos os trâmites devem ser finalizados em até 10 dias.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (23.02) pelo governador Mauro Mendes, após reunião com o deputado federal Juarez Costa, com o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, além de vereadores e lideranças do município.

“Depois de quatro tentativas, conseguimos contratar uma empresa. O Governo está correndo muito com isso, para o quanto antes reativarmos essas UTIs e atender a população de Sinop e da região”, afirmou o governador.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou o empenho da gestão em garantir o atendimento aos acometidos pelo coronavirus, tanto na ampliação de leitos de enfermaria quanto de UTIs.

“Estamos envidando todos os esforços para ampliar a rede assistencial nesse momento e evitar um possível colapso do sistema de saúde. Nos últimos 15 dias, foram abertos 60 leitos de UTI em Mato Grosso pelo Governo do Estado em parceria com os municípios. Hoje temos 451 leitos de UTI cofinanciados pela gestão estadual”, relatou Figueiredo.

Abertura de UTIs

O Governo de Mato Grosso tem se empenhado para estruturar a rede pública para atender pacientes com coronavírus, abrindo UTIs nas unidades estaduais e também junto com as prefeituras.

Somente nas últimas duas semanas, foram abertas 60 novas UTIs em todo o estado, sendo 10 em Lucas do Rio Verde; 10 em Alta Floresta; 10 em Primavera do Leste; 10 em Nova Mutum; 10 no Hospital Estadual Santa Casa e 10 no Hospital Metropolitano.

Desde o ini´cio da pandemia, o Estado já criou 159 novos leitos de UTI e atualmente cofinancia 451 UTIs, contando as estaduais e municipais.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Janaina quer que AL e AMM assinem protocolo de intenção para comprar vacinas

Publicados

em

Deputada Janaina Riva | Foto: Joel Vargas

Por Laura Petraglia

Em agenda nesta quarta-feira (03.03) no estado do Rio Grande do Sul para conhecer alguns projetos da Assembleia Legislativa daquele estado, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), anunciou que deve propor tão logo retorne a Mato Grosso, a exemplo do que presenciou em Porto Alegre, a assinatura de um protocolo de intenção entre o Poder Legislativo Estadual e a Associação Mato-grossense dos Municípios, junto à União Química Farmacêutica Nacional, responsável pela fabricação da vacina Sputnik V, da Rússia. 

“Esse intercâmbio entre os poderes legislativos é excelente para que a gente veja iniciativas que outros estados vêm tomando para sair na frente quanto a aquisição da vacina for liberada para os municípios e estados. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), tomou frente dessa organização junto à Associação de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), para assinatura desse protocolo de intenção e eu quero levar essa ideia para Mato Grosso assim eu retornar. Sabemos que em nível federal a Comissão de Vacina da Frente Nacional de Prefeitos organiza um consórcio para municípios maiores adquirirem as vacinas contra Covid-19 tão logo a compra seja liberada, mas fazer um protocolo de intenção nosso, acredito que irá beneficiar os municípios com menores números de habitantes também”, explica.

 A deputada reforça a importância da vacina para a volta das atividades sociais e econômicas em Mato Grosso e lembra que Assembleia Legislativa precisa tomar frente e assumir o protagonismo como fez na tarde desta quarta-feira a Assembleia do Rio Grande do Sul. 

Além da agenda na Assembleia Legislativa junto ao presidente Gabriel Souza, Janaina Riva foi recebida pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), onde falou de política no cenário nacional e de projetos que vem sendo desenvolvidos pelo governo do estado do RS. A parlamentar também foi recebida na sede da prefeitura de Porto Alegre pelo prefeito Sebastião Melo (MDB).

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana