diamantino

Governo de Diamantino edita Decreto após ocupação máxima de leitos de UTI no Estado

Publicados

em


Embora os boletins diários dos casos de transmissão e atendimento de pacientes infectados pela Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19, tenham diminuído no município de Diamantino, retornamos à classificação alta de risco, isso em função dos leitos de UTI da rede pública de saúde estarem próximos do 100% de ocupação. Neste sentido, outro Decreto de Lei, o de número 121/2021, foi elaborado e publicado na manhã desta sexta-feira (18.06) restringindo a capacidade máxima de atendimento nos comércios, horários de funcionamento e outras medidas para desacelerar ainda mais o contágio da população.

De acordo com o documento, todos os serviços não essenciais poderão funcionar, desde que reduzam a capacidade de atendimento para 30% da ocupação total do local e intensifiquem os cuidados e protocolos de higiene dos colaboradores e clientes, disponibilizando álcool na solução 70%. Os comerciantes devem também coibir a entrada de clientes que não estejam utilizando máscara de proteção facial, estando sujeitos a multas que podem variar entre R$ 150 e R$ 5 mil, conforme Lei Municipal 1348/2021.

Os horários de funcionamento do comércio também foram alterados que passam a ser entre às 06 e 22 horas de segunda à sábados e até às 12 horas aos domingos e feriados

No Decreto, ainda estão dispostas regras que proíbem a circulação de pessoas no município entre às 23 e 05 horas, exceto quando em deslocamento ou retorno de serviços de saúde, bem como a realização de eventos, shows, festas e todo tipo de reunião que possa ocasionar aglomeração de pessoas, sendo considerado o limite de 5 pessoas num único local, salvo a exceção quando em serviços essenciais.

A venda de bebidas alcoólicas está liberada, contudo apenas na modalidade delivery, ou “pegue e leve”, sendo proibido o consumo no interior de bares, restaurantes e conveniências, bem como no seu entorno.

Nos órgãos públicos, bem como na prefeitura, fica autorizado o atendimento ao publico apenas com agendamento entre às 12 e 18 horas, sendo mantido, contudo o horário normal de expediente nas Secretarias essenciais, tais como saúde, assistência social e infraestrutura.

Comentários Facebook
Propaganda

diamantino

Diamantino não registra novos casos de covid-19 nesta quinta-feira e comemora 1 mês sem mortes pela doença

Publicados

em


Exemplo para todos os municípios do Estado no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, Diamantino comemora a queda acentuada dos casos no município a ponto de não serem constatados por exames laboratoriais e clínicos nenhum caso positivo na última quinta-feira (29.07) e nenhum óbito por complicações da covid-19 durante os últimos 30 dias.

Até o momento, segundo consta no último boletim informativo diário de infecções por covid-19, divulgado no final da tarde de quinta-feira, são 26 casos ativos no município com 3 internações em leitos de enfermaria, sendo 1 paciente em Diamantino e outros dois em Várzea Grande. Também não foram registradas novas mortes por complicações devido a covid-19, sendo o último óbito registrado no último dia 29 de junho.

O prefeito Dr. Manoel Loureiro Neto (MDB) relaciona os bons resultados no enfrentamento a pandemia com as ações lideradas pela secretária de saúde, Marinêze Meira, com a estruturação de edificações dedicadas a testagem em massa e uma ala integralmente dedicada a tratamento intensivo de pacientes acometidos pela covid-19.

“Esses resultados demonstram a eficiência das medidas adotadas pela gestão, principalmente no que diz respeito ao Centro de Triagem Covid, onde são testadas até 80 pessoas diariamente e complementado pelos tratamentos na nossa ala covid-19”, disse o gestor.

Manoel também atribuiu os bons resultados as campanhas de imunização e a conscientização da maioria da população, que segundo ele, tem se comprometido no enfrentamento a doença no município.

“Fico muito satisfeito em trazer essa boa nova para o nosso município, no sentido de controle desta doença, assim como a eficácia e assunção da vacinação na nossa cidade, sendo necessário ressaltar também que a população em sua maioria, tem seguido as orientações de distanciamento, o que é fator preponderante para que possamos em breve voltar a nossa rotina”, destaca Dr. Manoel.

A secretária de saúde Marinêze de Araújo Meira, comemorou os resultados apresentados, mas fez ressalvas a população quanto as medidas de distanciamento.

“Houve uma queda acentuada na quantidade de novos casos da doença, mas não podemos nos descuidar, precisamos manter as medidas de proteção como o uso de máscaras em locais públicos fechados e a higienização com água e sabão e álcool 70%”, aponta.

“Peço também que a população atenda ao chamado da Secretaria de Saúde para a imunização contra a covid0-19, estamos com mais do que 60% da população vacinada com a primeira dose e em breve teremos 100% dos adultos imunizados”, concluiu a secretária de saúde de Diamantino.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana