mato grosso

Governador vistoria, inaugura e lança novas obras na região de Alta Floresta e mais cinco cidades

Publicados

em

O governador Mauro Mendes passa por Alta Floresta e mais cinco municípios da região Norte, nesta quinta e sexta-feira (19 e 20.05), para vistoriar, inaugurar e lançar novas obras e convênios nas localidades.

No total, o Governo de Mato Grosso já investiu mais de R$ 1,1 bilhão em Alta Floresta e nos municípios de Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Aripuanã, por onde o governador também irá percorrer na viagem.

Quinta-feira

A agenda inicia em Alta Floresta, às 8h, com a participação no desfile de comemoração aos 46 anos de aniversário do município. 

Às 10h30, Mauro Mendes vistoria obras de conservação e restauração de diversas ruas, que estão sendo executadas via parceria entre Estado e Prefeitura. 

Ao meio-dia, o governador se desloca até a Feira Tecnoalta, na MT-208, para almoço e autorização de obras e convênios. Também serão entregues dois ônibus escolares para o município de Carlinda. 

Na ocasião, Mauro Mendes vai autorizar a licitação para restaurar 90,2 km da MT-208, entre Alta Floresta e Cotriguaçu. Também serão assinados convênios para asfalto novo nos bairros Renascer e Boa Nova.

Outro importante convênio a ser assinado é para a construção de 213 casas populares no município. 

Após o evento, o governador segue em direção à Câmara Municipal de Paranaíta, às 14h45, para mais lançamentos de obras.

Serão autorizadas: licitação para a construção da ponte de concreto (180m) sobre o Rio Apiacás na MT-160; contrato para a construção da ponte sobre o Rio Paranaíta (100m) na MT-208; e ordem de serviço para a restauração de 87,3 km da MT-206/208, entre Alta Floresta e Paranaíta. 

Além disso, serão assinados convênios em prol da infraestrutura do município, visando a construção de ponte de concreto sobre o Rio Paranaíta (90,6m) e para asfalto novo e drenagem na Rua 608, setor SE-1. 

O Governo de Mato Grosso também vai entregar aduelas de concreto para que a Prefeitura possa substituir pontes de madeira.   

Em seguida, Mauro Mendes vai a Apiacás para inspecionar as obras de asfalto novo da MT-206 e inaugurar as pontes de concreto sobre o Rio Apiacás (240m) e sobre o Rio Bruno I (60,5m). 

Neste município, o ato para assinatura de convênios e lançamento de obras ocorre a partir das 16h30, na Praça Ariosto da Riva.

Na solenidade, o governador dará ordem de serviço para a pavimentação de 66 km da MT-206, entre Apiacás e Paranaíta. 

Em convênios, serão repassados recursos do Estado para a construção de Academia de Saúde na Praça Helena da Riva e para asfalto novo nos bairros Primavera II, Bom Jesus I, II e III.

Sexta-feira 

Os trabalhos na sexta-feira começam às 8h, com ato público na Praça da Bíblia, em Nova Monte Verde, com a autorização para a revitalização de 92,8 km da MT-208, entre Alta Floresta e Nova Monte Verde (lote 2). 

Para a infraestrutura, serão assinados convênios de asfalto urbano em oito ruas e avenidas, além da entrega de 857 lâmpadas de LED por meio do programa MT Iluminado. 

A partir das 10h, no Salão Paroquial, será a vez de Nova Bandeirantes receber a autorização para licitar a construção do Complexo do Rio Juruena, na MT-208. O complexo abrange a construção de uma ponte de concreto de 1.360m, no Distrito de Japuranã, além de 59 km de asfalto novo na rodovia.

O município também será beneficiado com a assinatura de convênios para asfalto novo e drenagem na Estrada Castro e asfalto novo no centro e em diversas ruas e avenidas da cidade.

No período da tarde, Mauro Mendes chega a Aripuanã e inspeciona as obras de pavimentação da MT-208 e da construção da ponte sobre o rio que dá nome à cidade. 

Às 14h, no Centro de Educação Continuada, o governador anuncia a contratação do recapeamento de ruas e avenidas em diversos bairros, além de convênio para a construção de 284 casas populares, via MT Par.

No ato, ainda serão assinados convênios em prol dos municípios de Cotriguaçu (asfalto no Distrito Nova União), Juruena (asfalto no bairro Cidade Alta) e Colniza (compra de materiais para pavimentação com lama asfáltica e aquisição de óleo diesel para recuperar a MT-206).

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA (19.05)
ALTA FLORESTA

08h – Participação do desfile cívico-militar do aniversário do município
10h30 – Vistoria nas obras de conservação e restauração de pavimento de vias urbanas
12h30 – Visita, com almoço, na Feira Tecnoalta, com assinatura de atos e convênios

PARANAÍTA
14h45 – Ato público para autorizações de obras e convênios, na Câmara Municipal

APIACÁS
16h30
– Vistoria nas obras de asfaltamento da MT-206, e inauguração das Pontes sobre o Rio Apiacás e Rio Bruno
18h – Ato público para autorizações e convênios, na Praça Ariosto da Riva

SEXTA-FEIRA (20.05)
NOVA MONTE VERDE

08h – Ato público para autorizações e convênios, na Praça da Bíblia

NOVA BANDEIRANTES
10h – Ato público para autorizações e convênios, no Salão Paroquial

ARIPUANÃ
14h
– Vistoria nas obras de pavimentação da MT-208 e da ponte sobre o Rio Aripuanã, seguidas da assinatura de autorizações e convênios no Centro de Educação Continuada

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Estudantes poderão escolher duas áreas de conhecimento para cursar em 2023

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Educacional, promove a I Semana de Escuta do Novo Ensino Médio, de 04 a 08 de julho, em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino. Cada unidade, sob acompanhamento da Diretoria Regional de Educação (DRE) do seu polo, definirá as melhores estratégias para desenvolver essa ação.

O objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a importância da escolha dos Itinerários Formativos. Quem está matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio precisa procurar a secretaria da escola onde está matriculado para formalizar a sua opção por uma das áreas de conhecimento de maior interesse.

“O novo currículo do Ensino Médio agora é organizado por uma parte comum a todos os estudantes e outra parte flexível. Na parte flexível, os estudantes agora têm ao seu dispor quatro áreas de conhecimento, mais a de formação técnica e profissional. Nesse momento, ele deverá escolher até duas áreas de conhecimento para cursar em 2023”, explica Andréa Melo da Silva Pereira, Coordenadora de Ensino Médio da Seduc-MT.

As opções estão divididas em quatro blocos: Linguagens e suas Tecnologias + Ciências Humanas Sociais Aplicadas, Matemática e suas Tecnologias + Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além de Ciências da Natureza e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Andréa observa que a Formação Geral Básica do Ensino Médio, comum a todos os estudantes, continua com todos os componentes curriculares. Já os Itinerários Formativos, que é a parte flexível do currículo, em que o estudante pode escolher o que deseja cursar, é composto por Projeto de Vida, Eletivas e Trilhas de Aprofundamento. “Os estudantes terão a oportunidade de escolher as áreas que mais atendam aos seus interesses”, explicou.

As escolhas que os estudantes fizerem em 2022 serão colocadas em prática no ano letivo de 2023, de acordo com sua identificação e interesse. Assim, terão mais tempo de estudos e a oportunidade de aprofundar e ampliar suas aprendizagens, indo além da formação geral e sendo preparado para desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento em diversos contextos.

NOVO ENSINO MÉDIO

Começou a ser implementado de forma gradual a partir desse ano e é um modelo de aprendizagem focada na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências e habilidades, com disciplinas integradas em quatro áreas do conhecimento que possibilitam que os alunos escolham Itinerários Formativos de acordo com áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira.

Na nova estrutura, até 1.800 horas da carga horária contemplam habilidades e competências relacionadas as quatro áreas do conhecimento que fazem parta da Base Nacional Comum Curricular. Outras 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservadas para o aprofundamento.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana