mato grosso

Governador de Mato Grosso, secretários e coronéis recebem honraria do Exército Brasileiro

Publicado

O governador Mauro Mendes foi condecorado pelo Exército Brasileiro com a “Medalha do Pacificador”, na noite desta segunda-feira (07.09), durante a solenidade de comemoração aos 198 anos da Independência do Brasil.

Mendes ainda recebeu o Diploma “Amigo da Brigada” em razão da parceria com o Exército Brasileiro na Operação Verde Brasil 2, que combateu crimes ambientais na Amazônia neste ano.

Além do governador, outros gestores estaduais também foram homenageados com o diploma: os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente) e Alexandre Bustamente (Segurança Pública), representado no evento pelo coronel Victor Fortes; e os comandantes gerais da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, e do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

“Fiquei muito feliz de receber essa honraria. Essa é uma homenagem não só a mim, mas a todos os servidores do Estado de Mato Grosso. Estamos desenvolvendo muitas parcerias com o Exército Brasileiro, como a Operação Verde Brasil 2, sempre criando sinergia para trazer resultados para a população de Mato Grosso e para a população brasileira”, afirmou o governador.

As honrarias aos gestores foram entregues pelo general Reinaldo Salgado Beato, comandante da 13° Brigada de Infantaria Motorizada, unidade onde a solenidade foi realizada.

O general Salgado destacou que apesar de a pandemia ter impedido a realização do evento do 7 de setembro no formato como ocorre todos os anos, a comemoração da Independência não poderia passar em branco.

“Comemorar a independência é rememorar as conquistas nacionais. Enaltecer o país que tem no seu povo e na sua cultura as suas maiores riquezas. O 7 de setembro será sempre reverenciado como um ato de amor à pátria brasileira”.

“Parabéns governador por ter sido agraciado pela medalha, que cultua nosso maior pacificador, o Duque de Caxias. Obrigado por todo o apoio que o senhor tem prestado ao Exército Brasileiro, especialmente na Operação Verde Brasil 2”, completou.

A medalha

A Medalha do Pacificador foi mandada cunhar pela Portaria n°345, de 25 de agosto de 1953, como evocação às homenagens prestadas a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, por ocasião dos 150 anos de seu nascimento.

O Governo da República, em 1954, autorizou o uso dessa condecoração nos uniformes militares.

A partir de 1955, transformou-se em honraria a ser conferida a militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que tivessem prestado assinalados serviços ao Exército, elevando o prestígio da instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.

Secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, recebendo a honraria

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

mato grosso

Mato Grosso registra 143.325 casos e 3.846 óbitos por Covid-19

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 148 internações em UTIs públicas e 135 em enfermarias públicas. A taxa de ocupação está em 36,72% para UTIs adulto e em 15% para enfermarias adulto.

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (30.10), 143.325 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 3.846 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 278 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 143.325 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 5.269 estão em isolamento domiciliar e 133.721 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 148 internações em UTIs públicas e 135 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 36,72% para UTIs adulto e em 15% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (29.223), Rondonópolis (10.599), Várzea Grande (10.043), Sinop (7.104), Sorriso (6.332), Lucas do Rio Verde (5.893), Tangará da Serra (5.694), Primavera do Leste (4.939), Cáceres (3.473) e Campo Novo do Parecis (2.887).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 115.464 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 482 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na última quinta-feira (29), o Governo Federal confirmou o total de 5.494.376 casos da Covid-19 no Brasil e 158.969 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 5.468.270 casos da Covid-19 no Brasil e 158.456 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de sexta-feira (30).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana