municipios
Geografia do município de Pontes e Lacerda
Confira a tabela e conheça mais sobre a geografia do município de Pontes e Lacerda.

Altitude | 252 m. |
Distância da Capital | 442,90 km. |
Extensão Territorial | 8,423 km2 (IBGE) 14.747,11 km2 (Município) |
Localização Geográfica | Mesorregião 129, Microrregião 529 – Alto Guaporé. Sudoeste mato-grossense. |
Relevo | Chapada dos Parecis. Planalto Residual Guaporé, Serra de Santa Bárbara. |
Formação Geológica | Coberturas não dobradas do Fanerozóico, Bacia Quaternária do Guaporé. Coberturas dobradas do Proterozóico com granitóides aglomerados. Grupo Aguapeí. Complexos metamórficos arqueanos ou pré-cambrianos indiferenciado, Complexo Basal. Faixa Móvel Rondoniana. |
Bacia Hidrográfica | Grande Bacia do Amazonas. Para esta bacia contribuem as do Guaporé e do Juruena. O município guarda o ponto de estrangulamento oeste do maior divisor de águas da América Latina. |
Clima | Tropical quente e sub-úmido com 4 meses de seca, de junho a setembro. Precipitação anual de 1.500 mm, com intensidade máxima de chuvas em dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média 24º C, maior 38º C,e menor 0º C. |
Veja mais informações sobre:

diamantino
Com mensagem de preservação do meio ambiente, Prefeitura anuncia o “Natal do Cerrado” em Diamantino

Trazendo a reflexão sobre a importância da preservação do rico bioma mato-grossense Cerrado, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lança o especial “Natal do Cerrado” que junta a magia e solidariedade do natal com o encorajamento das gerações futuras em cuidar do lugar onde vivem. Com a chegada do Papai Noel marcada para 09 e 10 de dezembro, a partir das 19 horas, Diamantino também receberá os lendários personagens do folclore do nosso estado.
Com cenário inédito e interativo na Praça Benedito Bruno (em frente a prefeitura), as famílias diamantinenses poderão aproveitar o Natal do Cerrado por meio das apresentações musicais natalinas e culturais de Mato Grosso, encontrar personagens míticos do folclore do cerrado e visitar a charmosa vila do papai noel. O evento também contará com praça de alimentação dos feirantes municipais.
O Prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, enalteceu o trabalho das equipes de artesãos do município e convidou a comunidade a prestigiar o evento.
“Convidamos a nossa população para viver essa experiência especial conosco. Desde já compartilhamos votos de saúde, paz e energia para começar um novo ano com muitas bençãos. Tudo foi organizado com muito carinho pela nossa equipe! E é fruto de um trabalho que valoriza a mão de obra dos artesãos da nossa cidade. Vamos contemplar a nossa identidade e a nossa arte!”
O secretário de Cultura e Turismo, Caique Loureiro, também convidou toda a população a participar do evento que está sendo preparado com muito carinho, dedicação e amor pela equipe da Prefeitura de Diamantino.
“O natal é mágico, encanta todas as gerações e nos conduz a renovar esperanças e a religar os sentimentos mais importante da humanidade: fé e compaixão. Neste ano traremos uma mensagem de compaixão com o nosso universo, com a preservação da natureza e a valorização do nosso cerrado. Por isso, convido todos a comemorarem essa época tão especial com suas famílias na Praça Benedito Bruno.”
A decoração natalina estará disponível para visitações durante o período de 28 dias, até 05 de janeiro de 2024.
Outros Bichos
Buscando aproximar os pequenos diamantinenses ainda mais do tema: preservação e sustentabilidade, as escolas municipais exibirão ao longo desta semana dois episódios especiais da minissérie brasileira ‘Pantanal e Outros Bichos’.
Na produção audiovisual, os irmãos Isis e João, super conectados e urbanos, encararam suas férias no Pantanal, terra de seus avós, onde descobrem gostos, conhecem novos jeitos e, principalmente, vivenciam a rica mitologia pantaneira.
O projeto foi viabilizado pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE), por meio do edital TVs Públicas e animações; e pelo Instituto Cultural Casarão das Artes. Composta por 26 episódios de 13 minutos cada, e direcionada a um público infanto-juvenil, a série se inspira na tradição oral e nas crendices populares do povo pantaneiro, as lendas, costumes, vivências e experiências desta gente pouco conhecida de outras regiões do Brasil.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
-
artigos6 dias atrás
A moratória da soja e carne e o maior atentado contra a Função da Propriedade Rural
-
cultura5 dias atrás
Em 1º livro, jornalista Fernando Beteti mostra a luta de um pai que não aceitou a ‘sentença de morte’ da filha
-
artigos5 dias atrás
Principais etapas para uma aquisição segura de imóvel rural
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Linguagem simples deverá aproximar instituições públicas e população
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Roda de samba gratuita celebra Dia Nacional do Samba, nesta sexta, em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Deputados derrubam vetos do governo. Só no PLDO foram derrubados quatro vetos
-
cultura5 dias atrás
Último dia do evento cultural Conecta Quixin, em Cuiabá
-
artigos7 dias atrás
O que as mulheres precisam saber sobre histerectomias