cultura

Galeria do Sesc Arsenal recebe 3ª mostra do Salão Jovem Arte; fotógrafo Rai Reis será homenageado

Publicados

em

A abertura da 3ª mostra presencial do 26º Salão Jovem Arte – com as obras selecionadas da categoria Fotografia – será nesta sexta-feira (08.10), às 19h, na Galeria de Artes Visuais do Sesc Arsenal.

A exposição seguirá aberta até dia 12 de dezembro, sempre de terça a sábado, das 14h às 21h e aos domingos, das 14h às 20h.

Além das fotografias selecionadas, serão expostas as obras de Rai Reis, renomado fotógrafo de Mato Grosso que registrou, além das belezas naturais do Estado, a arte pulsante e muitas obras dos artistas homenageados em memória.

Na ocasião, Rai lançará o livro “Cáceres passado e presente de uma geografia poética”, pela editora Carlini & Caniato.

Este ano, o Salão Jovem Arte ocorre em três diferentes espaços de Cuiabá. As outras duas mostras foram reservadas ao Cine Teatro Cuiabá (artistas homenageados,) e a Galeria Lava Pés (exposição com obras dos artistas selecionados em todas as categorias, com exceção da fotografia).

O projeto expográfico é uma parceria entre Jeff Keese e Douglas Peron. A curadoria dessa mostra em especial é assinada por Keese. A exposição conta com textos poéticos e narração de Dani Paula Oliveira, conectados à sensível presença de cada artista homenageado.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, esta é uma bela oportunidade para revelar novos talentos e reverenciar artistas consagrados. “Após um longo hiato, o Salão Jovem Arte está de volta. Só isso já seria o suficiente para comemorar muito. Esta é sem dúvidas uma das mais esperadas edições do Salão de todos os tempos. Recorde de inscritos, muitos artistas selecionados, diversas linguagens artísticas, um evento que valoriza o acesso e o processo democrático, com exposições em locais diferentes da cidade. Para mim e para toda a Secel é uma honra poder fazer parte desse processo. Parabéns aos realizadores e aos artistas de Mato Grosso”.

A exposição expandida será realizada pela Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), pelo Instituto Kurâdomôdo – Cultura Sustentável e pelo Centro Audiovisual Luiz Marchetti (CALM), e conta com o apoio da Assembleia Social e do Sesc Mato Grosso.

Serviço

CINE TEATRO CUIABÁ

EXPOSIÇÃO ARTISTAS HOMENAGEADOS

abertura: 05 de outubro, terça, às 18h

período: até 12 de dezembro de 2021

De terça a domingo, das 8h às 18h

GALERIA LAVA PÉS

EXPOSIÇÃO ARTISTAS SELECIONADOS

abertura: 06 de outubro, quarta, às 19h

período: até 11 de dezembro de 2021

De terça a sexta, das 10h às 18h

Sábados, das 14h às 20h

GALERIA SESC ARSENAL

EXPOSIÇÃO CATEGORIA FOTOGRAFIA E HOMENAGEM RAI REIS

abertura: 08 de outubro, sexta, às 19h

período: até 10 de dezembro de 2021

De terça a sábado, das 14h às 21h

Domingos, das 14h às 20h

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Espetáculo em homenagem a pioneiros de Sorriso será apresentado no sábado (23)

Publicados

em

O espetáculo “Eu, migrante – da terra nasce o nosso Sorriso” será apresentado no próximo sábado (23.10), em Sorriso (MT). A obra é uma homenagem aos migrantes que chegaram a Mato Grosso na década de 70. A apresentação será às 19h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa. O projeto é um dos contemplados no edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O espetáculo produzido pela Cia Camarim Mágico tem texto e direção assinados por Francisco Guimarães. A obra narra histórias de uma cidade que foi se construindo a partir da agricultura.  Num misto de comédia e drama, o espetáculo traz a inauguração do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), a posse do primeiro prefeito, inauguração da primeira rádio AM, despedidas, viagens, a dor da perda de um ente querido, separação e encontros.

Para Francisco a homenagem é uma oportunidade de valorizar e enaltecer as pessoas que contribuíram para a construção de Sorriso. “É um espetáculo com muita emoção e memória. Conta a história do pioneirismo de muitas famílias que vieram trazendo nas malas, o desejo de aumentar suas posses, diversificar os negócios e, outros simplesmente buscando uma oportunidade de trabalho e renda. Mas, todos trouxeram consigo o desejo de uma vida melhor para toda a família”.

A peça também foi apresentada ao público sorrisense nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Serviço

Espetáculo “Eu, migrante – da terra nasce o nosso Sorriso”

Quando: 23 de outubro de 2021 (domingo), às 19h

Local: Centro de Convivência da Pessoa Idosa, localizado na Avenida Luiz Amadeu Lodi, bairro Jardim Alvorada, Sorriso-MT

Entrada gratuita

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana