cultura

Funarte lança editais para incentivo á diversas produções na área da cultura

Publicado

A Fundação Nacional de Artes-Funarte, anunciou a realização de seis concursos de incentivo à diversas modalidades artísticas, válidos para todos os estados brasileiros. Foram destinados cerca de R$ 6 milhões para os editais e para um projeto de seminários. As seleções de projetos integram o programa Funarte de Toda Gente, que reúne ações de todas as áreas da entidade. Atualmente a Funarte está vinculada ao Ministério do Turismo.

A Associação Mato-grossense dos Municípios, informou as prefeituras municipais sobre a iniciativa da Funarte e os prazos vigentes. Serão premiadas as  propostas para festivais de teatro e para espetáculos por meio de vídeo, dança e teatro. Além disso, há um edital para propostas de acessibilidade e inclusão em dança, além de outro que contempla mostras de artes visuais. As inscrições para os processos seletivos são gratuitas e as  informações podem ser acessadas pelo site: www.funarte.gov.br/edital/premio-festival-funarte-de-teatro-virtual-2020.

A Fundação Nacional de Artes foi criada em 1975 pelo Governo Federal, com a missão de promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. O órgão é responsável pelas políticas públicas de estímulo à atividade produtiva artística brasileiras.

A Funarte incentiva a população para que possa cada vez mais usufruir das artes. É a instituição com as atribuições e especialidades necessárias para tratar das atividades inerentes ás modalidades da dança, teatro, música, concerto, bandas, artes visuais, arte circense e também com ações voltadas para a preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística.

Para alcançar seus objetivos, a Fundação Nacional de Artes tem atuado com frequência incentivo e fomento à produção cultural, na capacitação de artistas, técnicos e produtores. Além disso a instituição apoia os projetos nos estados brasileiros e no exterior, implementa programas de circulação de eventos, oficinas e consultorias técnicas. O trabalho inspirou a criação de dezenas de entidades municipais e estaduais.

O objetivo principal do Programa Funarte de Toda Gente é o apoio ao trabalho, à renda e à produção na área artística, como também a difusão de múltiplas vertentes de arte para as plateias de todo o Brasil. Com o lançamento, a Funarte completou os editais publicados este ano, com foco no incentivo financeiro em artes visuais, música, dança, teatro, circo e linguagens integradas.

Para conhecer todos os editais, basta acessar o link e baixar o edital da área correspondente: http://www.turismo.gov.br

 

 

Fonte: AMM

Comentários Facebook
publicidade

cultura

Primeiro Bailarino do Theatro Municipal do Rio participa nesta sexta-feira de bate papo com Grupo de Dança de MT

Publicado

Nesta sexta-feira (25.09) ás 15 horas (16h Brasília), o Dança em Pauta/ Equilíbrio, terá mais um Bate Papo, desta vez com com o bailarino Cícero Gomes, a professora e bailarina Ana Carolina Pereira RAD RTS, do Grupo Caroline/ Cia de Dança Ballet de Mato Grosso, também estará presente.

Breve relato sobre o artista

Cícero Gomes é Primeiro Bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, professor, coach e jurado do Instituto Passo de Arte, formou-se na Escola estadual de dança Maria Olenewa, tendo estudado também na Escola de Dança da Opera de Vienna (Austria) e Elmhust School for Dance (Inglaterra).

Foi bailarino da Cia jovem de ballet do Rio de Janeiro por 5 anos até ingressar ao Ballet do Teatro Municipal em 2007 já como solista, em 2008 estreou seu primeiro protagonista.

Trabalhou com célebres maitres e coreógrafos mundiais, tais como, Luigi Bonino, Marco Pierin, Boris Storjokov, Tatiana Leskova, Luís Ortigoza, Márcia Haydee, David Parsons, Cirryl Atanasof, Rose Muñoz, entre muitos outros.

Em seu repertório estão obras consagradas de Jhon Cranko, Roland Petit, Fokine, Nijinsky, Uwe Sholz, Marcia Haydee, Enrique Martinez, Vicente Nebrada, além de todo repertório clássico.

 

Veja também:

Bailarina do Balé da Cidade de São Paulo participa de bate papo com grupo de Dança de Mato Grosso

Cantora Laís Yasmin participa hoje (13.08) de bate papo com Grupo de Dança de Mato Grosso

Professor internacional de dança participa de bate papo com Grupo de Dança de Mato Grosso

Bailarino internacional participa hoje (30.07) de bate papo com Grupo de Dança de Mato Grosso

Ana Botafogo participa de bate papo com Grupo de Dança do Mato Grosso

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana