POLÍTICA NACIONAL
Frente Parlamentar da Agropecuária quer incluir Plano Safra nas despesas obrigatórias do Orçamento

A Frente Parlamentar da Agropecuária defende a inclusão do Plano Safra e do Seguro Rural entre os programas orçamentários que não podem sofrer limitações de repasses. Na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 (Lei 15.080/24), houve uma tentativa de incluir quatro tipos de subsídios agrícolas entre as despesas obrigatórias, mas os itens foram vetados pelo Executivo.
Em entrevista à Rádio Câmara, o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), vice-presidente da frente parlamentar na Câmara, afirmou que o setor agropecuário não pode ter uma quebra na previsibilidade dos recursos como aconteceu com o Plano Safra deste ano – como o Orçamento de 2025 (PLN 26/24) não foi votado, o Executivo teve que suspender os repasses e, mais tarde, editou uma medida provisória (MP 1289/25) para liberar recursos de forma emergencial.
“Nós sempre defendemos isso com relação ao Plano Safra e aos recursos para o Seguro Rural também: que não possam ser contingenciados por conta dessa possibilidade do agro não postergar decisões”, disse Jardim.
O governo justificou os vetos, afirmando que o aumento das despesas obrigatórias no Orçamento reduz a flexibilidade e a liberdade dos órgãos na gestão de suas despesas.
Segundo o deputado, o custeio da safra brasileira é de R$ 1,2 trilhão e, ainda que apenas R$ 18 bilhões sejam de recursos orçamentários, essa parcela é essencial.
“Tem linhas [de crédito] que têm juros abaixo do juro que as instituições financeiras recebem, porque uma parte dos juros é paga pelo Orçamento”, disse.
Para 2025, a frente parlamentar quer discutir mudanças no Seguro Rural e um Plano Safra que ultrapasse o orçamento anual, ou seja, que tenha um horizonte de mais longo prazo. Ele explicou, por exemplo, que a safra de grãos chega a 370 milhões de toneladas e o país tem armazenamento para apenas 100 milhões.
Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Ana Chalub
Fonte: Câmara dos Deputados

POLÍTICA NACIONAL
Iluminação verde no Congresso Nacional celebra o Dia Mundial da Optometria

A fachada do Congresso Nacional recebe iluminação verde neste domingo (23) e na segunda-feira (24) em celebração ao Dia Mundial da Optometria, comemorado em 23 de março. A optometria é a área da saúde que cuida da visão. O optometrista atua na prevenção, correção e reabilitação do sistema visual e na eliminação da cegueira evitável, melhorando a qualidade de vida das pessoas e reduzindo a desigualdade social.
O pedido para a iluminação partiu do deputado Pastor Diniz (União-RR).
O dia mundial em homenagem a esse profissional foi criado para celebrar as conquistas sociais e políticas em relação ao papel fundamental da especialidade e dos profissionais da área no cuidado com a saúde visual e ocular da população. É também uma oportunidade de reflexão sobre o papel que a optometria desempenha na sociedade no atendimento das necessidades de cuidados com a visão, na conscientização pública sobre a saúde ocular e na prevenção de doenças oculares, evitando que evoluam.
A ação faz parte das atividades da Semana da Optometria, realizada anualmente entre 19 e 25 de março, quando organizações promovem eventos e reuniões de consciencialização em todo o mundo.
Da Redação – AC
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados
Fonte: Câmara dos Deputados
-
artigos6 dias atrás
Mapeamento da endometriose: A importância do diagnóstico precoce
-
artigos7 dias atrás
Mais saúde e acesso: A farmácia expandindo o cuidado com os pacientes!
-
cultura5 dias atrás
DVD que celebra o rasqueado de Fronteira será lançado nesta quinta
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Trump e Putin firmam acordo parcial na Ucrânia com perspectivas de reconfiguração geopolítica
-
artigos7 dias atrás
IA potencializa, pessoas transformam: O futuro do trabalho em evolução
-
cultura6 dias atrás
Secel disponibiliza kits de livros para doação às bibliotecas públicas de Mato Grosso
-
esportes5 dias atrás
Dorival Jr. analisa confronto contra a Colômbia e projeta evolução da Seleção nas Eliminatórias
-
artigos5 dias atrás
Mas, livrai-nos do mal!