AGRO & NEGÓCIO

FRANGO/CEPEA: Com exportação firme e procura elevada também no BR, preço interno sobe

Publicado


.

Cepea, 22/5/2020 – Os embarques de carne de frango in natura tiveram ritmo elevado nas duas primeiras semanas de maio, conforme dados parciais da Secex, diminuindo a disponibilidade interna dos produtos, principalmente congelados. Com isso, os preços domésticos subiram. Nos 10 primeiros dias úteis de maio, o Brasil embarcou 202 mil toneladas de carne de frango, com média diária de 20,2 mil toneladas, aumento de 25,9% frente à de abril e ainda 24,5% acima do ritmo observado em maio/19. Segundo agentes do setor consultados pelo Cepea, a China tem sido a maior responsável pelo incremento dos embarques brasileiros, adquirindo também as principais carnes concorrentes, como suína e bovina. Além das exportações, as vendas domésticas de carne de frango também estiveram aquecidas no mercado doméstico nas últimas semanas. Neste caso, o impulso veio do aumento das compras de redes atacadistas e varejistas, que realizaram a reposição de estoques. Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: CEPEA

Comentários Facebook
Leia mais:  Embrapa Solos comemora 45 anos com live no YouTube
publicidade

AGRO & NEGÓCIO

Votação aberta para escolha do melhor vídeo da Campanha Nacional de Combate à Erosão

Publicado


.

Começa no dia 05 de junho e vai até o dia 29 do mesmo mês, até às 12h, a etapa de votação pública dos vídeos finalistas da Campanha Nacional de Combate à Erosão, promovida pela Embrapa. Os quatro trabalhos selecionados estão disponíveis para escolha no canal da Embrapa no YouTube. O vencedor será o vídeo com mais curtidas.

    >> Acesse e vote no seu favorito aqui

Concurso inspirado pela FAO

O desafio foi lançado em 05 de dezembro de 2019 (Dia Mundial do Solo), pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), para chamar a atenção para um dos maiores problemas que afetam a nossa terra: a erosão. 

O concurso foi lançado durante evento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que contou com a presença de Petula Ponciano, chefe geral da Embrapa Solos. “Fomos inspirados por concurso similar, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO, internacionalmente, cujo vencedor foi um vídeo produzido na Bolívia. A versão brasileira da competição conta com apoio da FAO”, revelou Petula.

Leia mais:  Questionários buscam caracterizar cadeia produtiva de peixes ornamentais no Brasil

As perdas causadas pela erosão

No mundo, o solo equivalente a um campo de futebol desaparece a cada cinco segundos vítima da erosão. Além disso, a agricultura intensiva, o desmatamento, as atividades de mineração e o aumento da área urbana também aceleram a erosão, podendo reduzir o rendimento das colheitas em até 50%. “Estimamos que as perdas causadas por problemas no solo no Brasil, em especial a erosão, somam cerca de US$ 15 bilhões. Além disso, temos que estimar o quanto deixamos de ganhar com esses percalços”, afirmou Fernando Silveira Camargo, secretário de inovação, desenvolvimento rural e irrigação do MAPA.

Mas vale lembrar que a degradação das terras pode ser evitada pelo uso de boas práticas agrícolas, utilizando-as de forma a manter ou melhorar as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, manejando suas limitações e potencialidades para a produção agrícola, possibilitando maior agregação, armazenamento de água e disponibilidade de nutrientes essenciais para o crescimento vegetal.

Este foi o objetivo do desafio de inovação proposto pela Embrapa: mostrar que essas boas práticas existem e podem fazer a diferença.  

Leia mais:  Embrapa Solos comemora 45 anos com live no YouTube
Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana