programe se

Filmes de Estrada é o novo ciclo do projeto Encontros com Cinema

O primeiro longa-metragem da nova série é a obra do diretor Jean-Luc Godard, O Demônio das Onze Horas, de 1965

Publicados

em


Divulgação

Cinema Demônio das Onde

Cena de O demônio das onze horas

Em sua terceira edição, o projeto Encontros com Cinema retorna nesta terça-feira (04.07) com o Ciclo Filmes de Estrada. O gênero, conhecido como road movies, abrange um conjunto de filmes em que a estrada e sua travessia aparecem como elemento de expressão da renovação estilística e comportamental, que incidiu sobre o cinema norte-americano a partir da segunda metade da década de 1960. O primeiro longa-metragem da nova série é a obra do diretor Jean-Luc Godard, O Demônio das Onze Horas, de 1965.

 

O filme, que será exibido no Cine Teatro Cuiabá, às 19h, conta a história do professor espanhol Ferdinand. Casado com uma italiana e entediado com sua vida na alta sociedade, ele foge em direção ao Mediterrâneo com Marianne, uma antiga amiga e babá dos seus filhos, após um cadáver ser encontrado na casa dela. Eles caem na estrada e deixam um rastro de roubos por onde passam.

 

O Ciclo Filmes de Estrada contempla 15 obras cinematográficas, que serão exibidas sempre às terça-feiras e os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia), cobrados como taxa de manutenção dos equipamentos.

Divulgação

Cinema Bonnye & Cleyde

Cena de Bonnie & Clyde

De acordo com os organizadores do projeto, o conjunto dos filmes selecionados para o Ciclo Filmes de Estrada compõem um panorama da multiplicidade dos traços mais expressivos desse gênero (road movies), bastante associado ao espírito libertário tanto dos cineastas, que os dirigem, como dos personagens que os protagonizam.

 

“O projeto Encontros com Cinema pretende promover uma reflexão, que é mediada pela linguagem cinematográfica sobre o gênero road movies e as ressonâncias que os filmes que compõem essa tradição estabelecem, com questões que atravessam nossa contemporaneidade”, enfatizam.

 

O projeto Encontros com o Cinema começou no dia 14 de março de 2017 com o Ciclo Kubrick, que exibiu uma seleção filmes do cineasta norte-americano Stanley Kubrick (1928-1999).  A segunda edição aconteceu em maio, em alusão aos 75 anos do Cine Teatro Cuiabá e contemplou projeções que já estiveram em cartaz no local desde a sua fundação, em 1942.

Divulgação

Cinema Sem Destino

Cena de Sem destino

O Cine Teatro Cuiabá é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), administrado via contrato de gestão compartilhada pela Associação Cultural Cena Onze.

 

Encontros com Cinema é uma parceria do Cine Teatro Cuiabá (CTC) com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. A curadoria é de Diego Baraldi e Ana Maria Souza.

Divulgação

Cinema Thelma e Louise

Cena de Thelma & Louise

Programação completa:

 

11/07: Bonnie & Clyde – Uma rajada de balas (1967)

 

18/07: Sem Destino (1968)

08/08: O Passageiro (1975)

15/08: París, Texas (1984)

22/08: Coração Selvagem (1990)

29/08: Garotas de Programa (1991)

05/09: Thelma & Louise (1991)

12/09: Amor à queima roupa (1993)

19/09: Priscila, a rainha do deserto (1994)

26/09: E sua mãe também (2001)

03/10: Sideways, entre umas e outras (2004)

17/10: Na natureza selvagem (2007)

24/10: Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009)

31/10: Olhe para mim de novo (2011)

Comentários Facebook
Propaganda

programe se

Espetáculo na Casa Cuiabana reúne música de concerto e dança afro

A entrada são 2kg de alimentos não perecíveis. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT).

Publicados

em

Por


Divulgação

Casa Cuiabana

 Casa Cuiabana – Cuiabá (MT)

O Instituto Boca Musical & Camerata Concerto e a Cia Teatro e Dança Aylouwa apresentam o Concerto Camerata Paisagem Brasileira e o espetáculo de dança afro Fragmento! o corpo que expressa o mundo negro, nesta quinta-feira (28), às 20h, na Casa Cuiabana. A entrada são 2kg de alimentos não perecíveis. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT). 

 

A Camerata se dedicará a compositores brasileiros, com obras que compreendem o período da metade do século XVIII à contemporaneidade. O repertório traz todo o amadurecimento do grupo no domínio da performance de diferentes poéticas e estéticas, da interpretação da tradicional Mourão de Guerra Peixe à liberdade estrutural das pequenas canções folclóricas de Ernest Mahle, além de homenagear o grande compositor Heitor Villa Lobos interpretando o prelúdio da Bachiana nº4 e o famoso tema “Trenzinho do caipira”.

 

Dirigida por Fernando Pereira, artista violinista com experiência internacional em projetos educacionais em música e performance artística na música de concerto, a Camerata de Concerto nasce enquanto produto educacional das ações em música na Boca Musical. Atualmente conta com 59 alunos e é uma alternativa cultural para a democratização do acesso à música erudita no Estado de Mato Grosso.

 

Boca Musical é uma das ações do Instituto Boca de Arte, organização sem fins lucrativos cujo foco concentra-se na criação de um espaço de culminância das múltiplas linguagens, valorizando a produção artística de Mato Grosso em suas experiências estéticas e conexões entre críticos e mercado.

 

Em dezembro, como parte do processo de formação e fomento do mercado musical, o Instituto Boca de Arte, por meio da Boca Musical, abrirá novos processos seletivos para vagas a jovens bolsistas que queiram se capacitar ao mercado da música de concerto.

 

Serviço

 

Camerada de Concerto – Paisagem Brasileira

Data: Quinta-feira (28/09), às 20h

Local: Casa Cuiabana – rua General Valle, 181, bairro Bandeirantes

Entrada: dois quilos de alimento

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana