programe se

Festival Nacional Shimmie: riqueza cultural da dança árabe

O evento nasceu em São Paulo em 2011 e tem como objetivo promover os praticantes de dança árabe, a cultura e a disseminação do conhecimento e do espirito esportivo

Publicados

em


Divulgação

Dança do ventre

Dança do ventre

Cuiabá sediará a 2ª edição do Festival Nacional Shimmie, entre os dias 18, 19 e 20 de agosto. O evento nasceu em São Paulo em 2011 e tem como objetivo promover os praticantes de dança árabe, a cultura e a disseminação do conhecimento e do espirito esportivo. É pioneiro no gênero de festivais de dança oriental com um formato itinerante no Brasil. 

 

Idealizado e produzido pela Revista Shimmie, na edição Cuiabá o evento conta com a parceria da produtora local Clara Azevedo, bailarina profissional reconhecida no cenário mato-grossense. 

 

O festival celebra a riqueza cultural desta dança, promovendo e divulgando o trabalho dos artistas, criando intercâmbios com profissionais renomados e abrindo espaço para todas as vertentes e estilos que envolvem a Dança Árabe.

 

No dia 18 de agosto acontecerá um workshop para praticantes de Dança do Ventre com a bailarina paulista Mahaila el Helwa no estúdio CLAZ.

 

No dia 19 de agosto, no Cine Teatro, artistas de danças de todo o Estado se apresentarão durante a Mostra de Dança. Serão solos, duos e grupos. São mais de 100 bailarinos inscritos, divididos em quase 60 apresentações, que trarão para o público a oportunidades de conhecer esta dança tão rica e expressiva em nossa região. A Mostra inicia-se às 15h.

 

O Show de Gala acontecerá às 21h, também no dia 19 de agosto, no Cine Teatro, com a presença das bailarinas mato-grossenses Clara Azevedo, Najmah al Nureen, Nathasha Said, Companhia Ayuni de Dança, Lary Yamal, Raquel Mendes e Marcos Matos e Yasmine Amar, e as bailarinas paulistas Mahaila el Helwa e Aziza Mor.

 

No domingo, 20 de agosto, acontecerá um workshop com a bailarina paulista Aziza Mor. Mahaila el Helwa e Aziza Mor são dois ícones da dança árabe brasileira. Referência para todas as profissionais da área pela excelência de seus trabalhos e magnetismo de suas apresentações.

 

Além da Mostra e do Show de Gala, durante todo o evento o público poderá visitar uma feira com expositores de produtos árabes, acessórios para dança, figurinos, revistas, CDs, livros e comida. 

 

Para abrir a realização do festival, nos dias 14, 15, 16 e 17 de agosto o Shopping Goiabeiras sediará o Pré-lançamento do Festival Shimmie Cuiabá. 

 

Todos os dias às 20h o público poderá prestigiar uma apresentação de Dança do Ventre no segundo piso (em frente à bilheteria do cinema) no espaço Mostra de Dança do Grupo Caroline. Entrada Franca.

Assessoria

Dança do ventre

 

 

 

Comentários Facebook
Propaganda

programe se

Espetáculo na Casa Cuiabana reúne música de concerto e dança afro

A entrada são 2kg de alimentos não perecíveis. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT).

Publicados

em

Por


Divulgação

Casa Cuiabana

 Casa Cuiabana – Cuiabá (MT)

O Instituto Boca Musical & Camerata Concerto e a Cia Teatro e Dança Aylouwa apresentam o Concerto Camerata Paisagem Brasileira e o espetáculo de dança afro Fragmento! o corpo que expressa o mundo negro, nesta quinta-feira (28), às 20h, na Casa Cuiabana. A entrada são 2kg de alimentos não perecíveis. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT). 

 

A Camerata se dedicará a compositores brasileiros, com obras que compreendem o período da metade do século XVIII à contemporaneidade. O repertório traz todo o amadurecimento do grupo no domínio da performance de diferentes poéticas e estéticas, da interpretação da tradicional Mourão de Guerra Peixe à liberdade estrutural das pequenas canções folclóricas de Ernest Mahle, além de homenagear o grande compositor Heitor Villa Lobos interpretando o prelúdio da Bachiana nº4 e o famoso tema “Trenzinho do caipira”.

 

Dirigida por Fernando Pereira, artista violinista com experiência internacional em projetos educacionais em música e performance artística na música de concerto, a Camerata de Concerto nasce enquanto produto educacional das ações em música na Boca Musical. Atualmente conta com 59 alunos e é uma alternativa cultural para a democratização do acesso à música erudita no Estado de Mato Grosso.

 

Boca Musical é uma das ações do Instituto Boca de Arte, organização sem fins lucrativos cujo foco concentra-se na criação de um espaço de culminância das múltiplas linguagens, valorizando a produção artística de Mato Grosso em suas experiências estéticas e conexões entre críticos e mercado.

 

Em dezembro, como parte do processo de formação e fomento do mercado musical, o Instituto Boca de Arte, por meio da Boca Musical, abrirá novos processos seletivos para vagas a jovens bolsistas que queiram se capacitar ao mercado da música de concerto.

 

Serviço

 

Camerada de Concerto – Paisagem Brasileira

Data: Quinta-feira (28/09), às 20h

Local: Casa Cuiabana – rua General Valle, 181, bairro Bandeirantes

Entrada: dois quilos de alimento

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana