Cuiabá
Feira da Agricultura Familiar começa hoje em Cuiabá
Aproximadamente 50 expositores — entre eles produtores rurais, feirantes, artesãos e representantes da gastronomia — estarão reunidos na Praça Alencastro, na 4ª Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária. O evento, organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (SMAT), está previsto para começar às 15h e seguir até as 20h, nesta segunda-feira (14).
O evento visa incentivar a comercialização direta entre produtores e consumidores, promovendo a geração de renda, o empreendedorismo rural e a valorização dos produtos locais.
Para o secretário de Agricultura e Trabalho, Fellipe Corrêa, o evento “reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com o desenvolvimento sustentável, a economia solidária e o apoio aos trabalhadores do campo, garantindo mais visibilidade e oportunidades para quem produz com dedicação e responsabilidade — e precisa de oportunidade para vender sem atravessadores”.
Peças de artesanato e pratos da gastronomia regional também serão vendidos no local.
Considerando o sucesso das edições anteriores, os expositores estão na expectativa de novas realizações.
“São produtores de diversas comunidades próximas de Cuiabá, como Três Pedras, Pai Joaquim, Mineira, Marcolana, Terra Vermelha e de outros municípios da região do Vale do Rio Cuiabá — entre eles Acorizal, Santo Antônio, Poconé, entre outros”, revelou o coordenador de feiras da SMAT, Luiz Alberto.
Entre eles, há os que comercializam com a Conab, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Portanto, servem de estímulo para que outros produtores, cooperativas e associações ingressem e ampliem seus negócios. Para isso, é necessário que se adequem às políticas públicas.
“É uma grande oportunidade para conhecer o potencial do que é produzido no nosso município e levar para casa alimentos frescos, como doces caseiros, queijos, temperos, frutas, verduras e muito mais — todos produzidos por pequenos agricultores e cooperativas da região. Todos estão convidados”, destacou o diretor de Agricultura e Abastecimento da SMAT, Renildo França.
Cuiabá
Polícia desarticula “rolezinho” e prende suspeitos de racha
Uma operação rápida e eficaz da Polícia Militar, através do 10º Batalhão, frustrou na madrugada desta sexta-feira um “rolezinho” e racha de motociclistas na Avenida José Afonso Porto Carreiro, popularmente conhecida como Avenida Dubai, no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá. A ação resultou na prisão de cinco suspeitos, todos sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e na apreensão de motocicletas, incluindo uma com registro de furto.
A ocorrência teve início após o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) receber diversas denúncias indicando que cerca de 20 motociclistas estavam realizando manobras perigosas e promovendo racha na movimentada via. Diante da gravidade da situação, que colocava em risco a segurança pública, guarnições da Polícia Militar foram prontamente acionadas para realizar um cerco na região e conter os infratores.
Durante a intervenção policial, vários condutores desobedeceram às ordens de parada e tentaram fugir em alta velocidade. Contudo, a coordenação das equipes permitiu a abordagem e a detenção dos envolvidos. Em uma das abordagens, os militares constataram que uma das motocicletas utilizadas pelos suspeitos possuía registro de furto. O condutor da moto foi autuado por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, além das infrações de trânsito.
Todos os cinco indivíduos detidos foram encaminhados à delegacia para as providências cabíveis. As motocicletas apreendidas foram removidas para o pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), com exceção da moto furtada, que foi entregue à Polícia Judiciária Civil para os procedimentos investigativos. Além das prisões, foram lavrados os autos de infração de trânsito pertinentes às condutas irregulares observadas.
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásMauro Mendes nomeia Ricardo Almeida com novo desembargador do TJ-MT
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrásLula envia Projeto de Lei Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásConfira os percursos de 5 km e 10 km da 7ª Corrida do Judiciário
-
esportes6 dias atrásFlamengo goleia Sport no Maracanã e assume liderança provisória do Brasileirão
-
esportes5 dias atrásSão Paulo quebra sequência do Vasco e vence em São Januário, sonhando com G6
-
Educação4 dias atrásSeduc reforça papel do Assistente de Educação Especial no atendimento a estudantes com deficiência
-
cultura4 dias atrásFlor Ribeirinha encanta Times Square e leva o Siriri de Mato Grosso ao coração de Nova York
-
cultura4 dias atrásProjeto Piano Gente encanta escolas rurais de Cuiabá com arte e memórias afetivas




