Cuiabá

Fé e Ciência se unem em campanha de vacinação contra a Covid-19 em Cuiabá

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Em meio a tantos percalços encontrados no árduo trabalho de lutar contra a covid-19, os trabalhadores que atuam na campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” têm contado com a fé em Deus para seguir adiante e desenvolver suas atividades da melhor maneira possível. É o que se observou nos dois primeiros dias de funcionamento do polo de vacinação do SESI Papa, quando, na segunda-feira (12), os servidores formaram um círculo de oração antes do início da vacinação. Nesta terça-feira (13), o polo de vacinação recebeu a presença do padre Deusdedit Monge, Vigário Geral da Arquidiocese de Cuiabá, que celebrou uma missa no local. 

“Nós viemos agradecer a Deus pela dádiva das vacinas. É uma verdadeira bênção de Deus, que age também através da Ciência. Agradecer por essa vitória científica, agradecer pelas pessoas que trabalham incansavelmente na defesa da vida, que são os profissionais da saúde. Então, eu estou aqui para expressar a minha solidariedade, meu apoio espiritual, nossa oração e também pedir a bênção de Deus sobre as vacinas para que elas produzam o efeito desejado e esperado pela Ciência, que é a saúde e a imunização de todos”, disse o padre.

A enfermeira Iolazil Rodrigues Reis, que atua como vacinadora, ficou muito feliz com a surpresa recebida logo pela manhã e, ao final da tarde, avaliou que as orações surtiram efeito. “Pra mim, como católica, achei muito bom ele abençoar a nossa campanha para que nosso êxito seja 100%, com honra e glória para Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora. O dia hoje está muito abençoado, a procura está sendo muito boa e está tudo indo muito bem, graças a Deus. Todo mundo está elogiando a organização, que estamos todos contentes e confiantes nessa vacina, que se Deus quiser, nós vamos vencer essa doença”, disse. 

A secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, esteve presente na missa e aproveitou o momento para, como sempre faz em suas visitas aos polos, agradecer a todos pelo esforço e dedicação. “A gente agradece imensamente a parceria e o empenho que vocês têm tido e, graças a esse trabalho, se Deus quiser, nós vamos livrar o nosso país e a nossa cidade desse vírus que tem causado tantos transtornos para nós”. 

Ao destacar que Fé e Ciência sempre tem que caminhar juntas, o padre Deusdedit lembrou que o SESI Papa é um local que representa essa síntese, pois foi o lugar onde o santo Papa João Paulo II falou para o povo cuiabano, quando esteve em Cuiabá, em 1994. “Aqui é um ambiente de espiritualidade, onde João Paulo II rezou a sua missa, passando por Cuiabá e é fonte também de vida para as pessoas que aqui estão”, comentou. 

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Pessoas que vivem com HIV devem informar unidades às quais estão vinculadas para vacinação contra a covid-19 em polo específico

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

A vacinação contra a covid-19 das pessoas que vivem com vírus da imunodeficiência humana (HIV), que estão na faixa etária de 55 a 59 anos, será no SAE Grande Terceiro, durante o mês de maio. A vacinação em um local específico visa garantir o sigilo do diagnóstico desses pacientes, o que é assegurado por lei e também na nota técnica nº 282/2021 do Ministério da Saúde. 

“Existe toda uma mobilização nacional para que a vacinação seja feita nos SAEs justamente para não expor o usuário. Como ele já é vinculado no Serviço, onde faz o tratamento, ele vai ser vacinado no Serviço. E assim o Ministério da Saúde regulamentou para minimizar a quebra do sigilo do diagnóstico, que é um direito do paciente assegurado por lei”, explica Mariela Padilha, coordenadora do Programa IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Para serem vacinadas no SAE Grande Terceiro, essas pessoas precisam seguir o seguinte passo-a-passo: 

1.Acesse o site cadastro.vacinacuiaba.com.br

2.Clique em “Aceitar e Continuar” no quadro pré-cadastro

3.Selecione a opção “Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos” e clique em próximo passo

4.Selecione a opção “Centro de Evento do Pantanal – Portaria” e clique em próximo passo

5.Preencha todos os dados do solicitante destacados como “obrigatório”. Na opção “Estabelecimento”, informe qual unidade está vinculado (SAE Grande Terceiro, SAE Regional Norte ou CERMAC) e na seção “Comorbidade Relacionada” selecione a opção “Imunossuprimidos”

6.Clique em “Enviar Cadastro”. 

Após o cadastramento, a pessoa deve aguardar a confirmação do agendamento, acompanhando diariamente no site da campanha “Vacina Cuiabá”, na aba “Consultar Cadastro”. Na data da vacinação, o paciente deverá estar munido dos seguintes documentos: 

– QR Code com as informações de data, horário e local de vacinação

– Documento oficial com foto

– Guia de encaminhamento para vacinação assinado por profissional de saúde, disponível no SICLOM, em caso de usuários vinculados na unidade do CERMAC.

Quem já realizou o cadastro e foi agendado para ser vacinado em outro polo de vacinação será atendido normalmente nesses locais. Mas caso a pessoa queira mudar o local de vacinação para o SAE Grande Terceiro, deve entrar em contato com a equipe da unidade, pessoalmente ou pelo telefone (65) 3634-0497. Importante destacar que, mesmo que a pessoa queira o sigilo de seu diagnóstico, também terá esse direito assegurado nos demais polos de vacinação. 

A vacina da covid-19 é contraindicada para pessoas com HIV que sejam menores de idade (lembrando que, no momento, estão sendo vacinadas aquelas com idade entre 55 e 59 anos); que estejam com sintomas relacionados à infecção oportunista ou com sintomas gripais. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana