Cuiabá

“Fazemos o nosso melhor porque a cidade é de todos nós, também somos munícipes e estamos suscetíveis a toda situação”, destaca fiscal que atua na pandemia

Publicado


.

Atuando na linha de frente do combate ao coronavírus, tentando impedir que as pessoas sejam acometidas pela Covid-19 e precisem acessar um leito de hospital, os profissionais que atuam na Operação Integrada de Prevenção à Covid-19, da Secretaria Municipal de Ordem Pública – agentes de regulação e fiscalização, agentes de trânsito e policiais militares – enfrentam o medo de serem contaminados pelo vírus em prol da conscientização da comunidade, durante esta pandemia. 

“Ainda não acabou, não tem data. O coronavírus não tem prazo específico para se dissipar, ele está aí e existe a possibilidade de virar um vírus circulante, que não vai nos deixar durante um bom tempo. E nós estamos aqui na linha de frente. O medo, temos que deixar de lado, mas nos precaver: usar máscaras, fazer sempre a higienização dos equipamentos de trabalho, manter o máximo de distância e fazer o nosso melhor porque a cidade é de todos nós, nós também somos munícipes e estamos suscetíveis a toda situação”, afirma o agente de regulação e fiscalização, Edmaris Peierre, que tem quase 18 anos de experiência no cargo.

Peierre lembra que dentre 191 agentes de regulação e fiscalização da Secretaria de Ordem Pública, dois colegas já foram contaminados pelo novo coronavírus. “Infelizmente, a gente teve essa perda de um colega que tinha 28 anos de Prefeitura, já estava em vias de se aposentar e faleceu por conta da Covid-19. Ele foi o segundo fiscal que esteve doente. O primeiro, graça a Deus, se recuperou bem. O sentimento é de pesar porque ele era, como o pessoal diz, um fiscal ‘ponta firme’, que sempre estava atento, a equipe dele sempre foi bem disposta no trabalho e fica o sentimento de consternação”, lamenta. Atualmente, dos 191 fiscais da Ordem Pública, 45 estão trabalhando em regime de teletrabalho por serem do grupo de risco da Covid-19. 

O secretário-adjunto de Apoio à Segurança Pública, tenente-coronel Marion Metello, também destaca o compromisso de servir a população neste momento difícil para toda a humanidade. “Eu, enquanto policial militar, fiz um juramento de defender a sociedade com risco da própria vida. Eu incorporei isso. É uma rotina que não vai mudar, é o novo normal e é um serviço essencial, que não tem como correr”.

Preocupado com o que avalia como “altíssima negligência” de parte da população, que ainda não adota as medidas de prevenção ao novo coronavírus, o sargento PM Claudiney destaca que as equipes de fiscalização tem buscado orientar e conscientizar essas pessoas, sempre de forma humanizada. Segundo ele, ainda há quem alegue desconhecer os decretos que determinam regras de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e espaços públicos, ao serem abordados. Ele pede à população que busque informações e outras formas de utilizar o tempo, sem aglomerações. “Ao invés de escutar conversa, é melhor você buscar uma leitura na questão que você escolher. E tenham consciência! A gente sabe que o momento é difícil. Não é difícil só pra um. Se fosse só pra um, era fácil resolver. É difícil pra todo mundo! Até pra gente que está na linha de frente”, afirma. 

O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Leovaldo Sales enfatiza que as fiscalizações, que ocorrem desde o mês de março, continuam com a mesma essência de garantir a prevenção à Covid-19. “O caráter vai de encontro com a filosofia da gestão Emanuel Pinheiro, que é uma abordagem humanizada, orientando a todos e construindo uma consciência de que nós vivemos num momento excepcional, um momento grave, um momento sério e que todos devem dar a sua parcela de contribuição”.

A respeito da excepcionalidade da pandemia, o fiscal Edmaris Peierre destaca que ele e seus colegas nunca enfrentaram algo parecido. “Nós estamos numa situação sui generis. Nunca enfrentamos nada do tipo. A gente entende a situação dos empresários que têm os seus compromissos com seus funcionários, colaboradores, fornecedores. Então, no primeiro momento, a gente sempre tenta orientar, sempre tenta ser mais amigável no primeiro contato. No segundo momento, permanecendo uma não conformidade observada, a gente já usa os mecanismos previstos na legislação: notificação, auto de infração, depende muito da situação encontrada”, explica. 

 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Seminário online sobre Educação Especial reúne profissionais da rede, pais e convidados

Publicado


.

Um total de 3.595 mil profissionais da rede pública municipal de Ensino de Cuiabá se inscreveram no primeiro Webnário Temático, evento previsto na programação do 4º Seminário da Educação Básica, dentro do Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação. O seminário foi realizado na manhã desta quinta-feira (6), totalmente online, com o tema, “Educação Inclusiva em tempos de Pandemia, articulando novas configurações”. Até novembro, vários temas relacionados aos desafios que a Educação enfrenta nesse novo contexto, de pandemia, estarão sendo abordados nos Webnários, a fim de contribuir e fomentar as reflexões, e a prática do processo educativo.

Ao abrir o evento, a secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado, agradeceu a participação dos profissionais da rede, pais e convidados, e lembrou o quanto a Educação Especial tem avançado em Cuiabá.

“Iniciada na nossa rede no final da década de 90, a Educação Inclusiva atende hoje mais de 1.200 alunos com as mais diferentes deficiências, nas 164 unidades educacionais, da rede. Além de professores e Técnicos em Desenvolvimento Infantil, temos 460 Cuidadoras de Alunos com Deficiência. Todos esses alunos estão hoje inclusos e, pensamos neles da mesma forma com que pensamos para todos os demais alunos. O avanço que hoje vemos na Educação Especial da rede pública de Cuiabá, se deve muito ao incansável apoio do prefeito Emanuel Pinheiro, e a dedicação de toda a equipe da Educação Inclusiva, que tem feito um trabalho diferenciado”, salientou a secretária Interina de Educação, Edilene Machado.

O Webnário sobre Educação Especial teve 8.635 visualizações e um pico de 1.840 participantes, ao mesmo tempo.

No primeiro painel, a pedagoga e especialista em psicopedagogia, Profª. Ma. Roberta Leal Pimentel falou sobre as contribuições Psicopedagógicas para a Educação Especial. Roberta Pimentel mostrou recursos que podem ser utilizados nas atividades de ensino à distância e lembrou a importância do envolvimento dos pais no processo de aprendizagem. “Os pais e as mães são mediadores importantes no desenvolvimento das atividades e eles precisam ser orientados nesse sentido. Quanto a nós, profissionais, precisamos nos capacitar tecnicamente sim para a atuação prática, mas, essa capacitação não pode ser uma barreira. O virtual nasce da forma como nós plantamos e vai florescer. Sabemos do potencial de aprendizagem dos alunos especiais na sala de aula, mas precisamos acreditar no ensino à distância e utilizar os recursos que temos disponíveis”, disse Roberta Pimentel.

O segundo painel abordou as contribuições da Fonoaudiologia na Educação Inclusiva e nas atividades remotas. A Dra. Sarah Rafih, falou sobre a fonoaudiologia Educacional como estratégia para garantir o direito à aprendizagem aos alunos com necessidades especiais. “Nosso papel na Educação é pensar e propor estratégias que promovam a aprendizagem e a inclusão desses alunos, junto com os professores e de forma coletiva. Neste momento, devido à pandemia, sabemos o quanto é diferente o ambiente doméstico do ambiente escolar, mas estabelecer rotinas diárias e planejamento das atividades é fundamental para favorecer o processo de aprendizagem”, destacou Sarah Rafih.  

Participaram do Webnário Temático a diretora geral de Gestão Educacional, Profª. Ma. Mabel Strobel, a coordenadora técnica de Educação, Profª. Ma. Zileide Lucinda dos Santos e a coordenadora de Educação Especial,  Profª. Magna Maria de Barros, coordenadora de Educação Especial.  

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana