BRASIL E MUNDO
Família encontra jacaré de 3 metros em piscina de casa


Uma família em Deep Creek, na Flórida, nos Estados Unidos, levou um susto ao encontrar um jacaré na piscina da casa onde moram.
De acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Charlotte, os moradores foram acordados com alguns “ruídos altos” pela manhã da última segunda-feira (16) e, quando saíram de casa para investigar de onde vinha o barulho, flagraram o animal.
O jacaré, segundo publicação nas redes sociais, pesava 250 kg e media cerca de 3 metros de comprimento.
“Ele rasgou a tela para chegar à água fresca e agradável”, escreveu o escritório do xerife em publicação no Facebook .
À CNN norte-americana, o sargento Brad Stender disse que esses encontros com jacarés não são raros de acontecer na região, especialmente durante o verão e primavera, já que é a época de acasalamento.
“Esta ‘coisa’ era apenas monstruosa, gigantesca”, afirmou Stender.
Ao se deparar com o jacaré, a família acionou a polícia local, que chamou um especialista. Com a ajuda de três agentes, o caçador usou um laço para puxar o animal para fora da piscina e, depois, fechou a boca dele com uma fita adesiva, para que ele fosse transportado com segurança.

De acordo com Stender, o jacaré foi transferido para a cidade vizinha de Muse, que é “mais propícia” para o réptil.
O especialista explicou que, em situações como essa, o ideal é “manter distância”. “Eles não vão atacá-lo se você não for até eles. Na maioria das vezes eles seguem seu caminho.”

BRASIL E MUNDO
PGR diz que sugestões da Defesa sobre urnas eletrônicas são legítimas


A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou uma manifestação nesta quarta-feira para o Supremo Tribunal Federal (STF) em que classifica como legítima a atuação do Ministério da Defesa ao encaminhar sugestões ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral.
O parecer foi dado em uma ação em que um advogado pede investigação e acusa o general Marco Antônio Freire Gomes, o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior e o almirante Almir Garnier Santos de supostos crimes de terrorismo e de tentativa de “abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”.
Segundo o autor do pedido, as Forças armadas lançariam mão de “ameaças veladas e às vezes abertas” às eleições. O caso está com a ministra Rosa Weber, que solicitou a manifestação da PGR.
No parecer assinado pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, o pedido de investigação não deve ser acolhido, e representa um “possível inconformismo particular à atuação, em princípio, legítima do Ministério da Defesa”.
“Com a devida venia, qual terrorista ou transgressor da ordem democrática identificar-se-ia ao presidente do TSE em documento oficial com sugestões para o alegado aprimoramento e a ampliação da transparência do sistema de votação?”, diz Araújo.
“Para mais, não se vislumbra indícios de materialidade e de autoria no fato de, por meio de expediente teoricamente subscrito por Ministro da Defesa, as Forças Armadas não se sentirem “devidamente prestigiadas” ou no fato de Paulo Sergio Nogueira afirmar que “secreto é o exercício do voto, não a sua apuração”.
Segundo a PGR, “o Ministro da Defesa não tenta nem ameaça abolir a urna eletrônica ou o método empregado nas últimas eleições, mas sim propõe diretamente ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral medidas aditivas sob o pretexto da melhoria da apuração”.
As Forças Armadas foram convidadas em 2021 pelo ex-presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, a integrar o Comitê de Transparência das Eleições (CTE).
Isso ocorreu diante da insistência do presidente da República Jair Bolsonaro questionar, sem provas, a confiabilidade das urnas eletrônicas, usadas há mais de 20 anos nas eleições do país sem qualquer caso de fraude comprovado.
Desde o início do ano, o ministro da Defesa e o presidente da Corte Eleitoral, ministro Edson Fachin, têm trocado uma série ofícios. O general Paulo Sérgio Nogueira Oliveira tem cobrado que o TSE acate as sugestões feitas por militares.
Em um documento enviado no dia 10 de junho, o ministro disse que as Forças Armadas, convidadas a participar da comissão, não se sentiam prestigiadas e cobrou medidas para eliminar divergências.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Nacional
-
mato grosso1 dia atrás
UTIs de Mato Grosso voltam a lotar; 91% dos pacientes não tomaram todas as doses da vacina
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrás
Ao ser preso pela PF, pastor afirmou que iria ‘destruir todo mundo’
-
artigos6 dias atrás
Caminhos para a prosperidade
-
BRASIL E MUNDO3 dias atrás
Ministério da Educação corta R$ 619 milhões de colégios e universidades federais
-
cultura5 dias atrás
Cavalhada de Poconé acontece neste domingo após dois anos
-
BRASIL E MUNDO2 dias atrás
O que se sabe sobre a morte de 46 pessoas dentro de caminhão
-
mato grosso5 dias atrás
Indígenas cultivam café em Mato Grosso visando mercado de alto padrão
-
caceres2 dias atrás
Ministro do STF recua e mantém despejo de 23 famílias na região da Serra do Moquém