TECNOLOGIA

Facebook pode permitir que reguladores tenham acesso ao seu algoritmo

Publicados

em


source
Facebook pode liberar algoritmo para reguladores
Unsplash/Alex Haney

Facebook pode liberar algoritmo para reguladores

O vice-presidente do Facebook para assuntos globais, Nick Clegg, disse neste domingo (10) que a empresa deve adotar novas ferramentas de gestão de seus aplicativos para afastar adolescentes de conteúdos prejudiciais. A declaração ocorre no momento em que parlamentares americanos analisam como a rede social e suas subsidiárias, caso do Instagram, afetam a saúde mental dos jovens.

Clegg também afirmou que a companhia está aberta à ideia de permitir que reguladores tenham acesso aos algoritmos usados para amplificar o alcance das postagens em suas redes.

Os algoritmos “têm que ser cobrados, se necessário, pela regulação, para que as pessoas possam comparar o que nossos sistemas dizem que eles devem fazer com o que realmente acontece”, disse Clegg ao programa State of the Union da emissora CNN.

A entrevista ocorreu dias depois de a  ex-funcionária do Facebook e delatora Frances Haugen depor sobre como a empresa incentiva usuários a permanecerem navegando indefinidamente em suas redes sociais, prejudicando especialmente o bem-estar de adolescentes.

“Introduziremos algo que acho que fará uma diferença considerável, que seria nossos sistemas percebendo que um adolescente está vendo o mesmo conteúdo várias e várias vezes, e é um conteúdo que pode não ser favorável ao seu bem-estar, e vamos incentivá-los a olhar para outro conteúdo”, disse Clegg à CNN.

Além disso, o executivo afirmou que vai incluir um artifício chamado “faça uma pausa”, incentivando os adolescentes a pararem por um tempo o uso do Instagram.

Leia Também

Na semana passada, os senadores americanos interrogaram o Facebook sobre seus planos para proteger os jovens, baseando-se em uma investigação interna que mostrou que a  rede social sabia que o Instagram estava sendo danoso à saúde mental dos jovens.

A senadora democrata Amy Klobuchar, que preside a Subcomissão Antimonopólio do Comitê Judicial do Senado, tem defendido maior regulação contra empresas de tecnologia como o Facebook.

O executivo, no entanto, declarou que não poderia afirmar se os algoritmos amplificaram as mensagens das pessoas que invadiram o Capitólio dos EUA, em 6 de janeiro, outro questionamento que recai sobre a rede social.

Comentários Facebook
Propaganda

TECNOLOGIA

Claro tem melhor internet móvel, enquanto Vivo lidera fixa, diz estudo

Publicados

em


source
Pessoas com celulares em mãos
Bruno Ignacio

Pessoas com celulares em mãos

Um levantamento feito pela consultoria norte-americana Ookla mostra que a Claro tem a maior velocidade de internet móvel no Brasil. A empresa mantém a liderança em relação ao ano anterior, com 71,16 Mbps de velocidade em celulares.

O valor é muito superior à segunda colocação, ocupada pela Vivo (31,9 Mbps). TIM (28,2 Mbps) e Oi (21,64 Mbps) completam o ranking entre as maiores operadores de internet móvel do país.

Considerando a entrada do 5G no Brasil, o ranking se altera, mas a Claro ainda mantém a liderança. A operadora tem performance de 71,1 Mbps, enquanto a TIM tem 56,2 Mbps e a Vivo registrou 55,9 Mbps.

A pesquisa ainda colocou a Vivo na liderança em internet fixa. Segundo a Ookla, a empresa oferece 105,4 Mbps de velocidade, o melhor índice no Brasil.

A Oi está segundo e a Claro na terceira colocação. Ambas possuem 99,62 Mbps e 98,44 Mbps registrados, respectivamente.

Leia Também

Considerando a latência, a TIM ocupa o menor índice em telefonia móvel, com 27 milissegundos. Claro (28 ms), Vivo (30 ms) e Oi (32 ms) aparecem nas colocações abaixo. Já em internet fixa, a Oi registou o melhor índice, com 4 ms. Vivo (5 ms) e Claro (12 ms) completam o ranking.

Queda de posição

Com os resultados apurados pela consultoria, o Brasil caiu duas posições no ranking de melhor rede de internet móvel do mundo. O país ocupava a 76ª em 2020 e, agora, ocupa a 78ª. O levantamento considera a rede de 138 países.

No quesito rede fixa, o Brasil está melhor posicionado. A média do país, segundo o levantamento, foi de 85 Mbps, o que nos coloca na 35ª posição no ranking mundial.

Brasília tem a melhor internet

A Ookla divulgou ainda um levantamento sobre a rede de internet nas capitais brasileiras. Brasília obteve melhor resultado tanto em internet fixa (105 Mbps) quanto em móvel (35 Mbps).

Já São Paulo, considerada a cidade mais tecnológica do país, ocupa a quarta posição em internet móvel (26,12 Mbps) e a sexta em internet fixa (93 Mbps). O Rio de Janeiro se colocou na terceira posição em rede móvel (26,23 Mbps) e na oitava colocação em fixa (89 Mbps).

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana