cultura

Exposição promove cultura e tradições folclóricas de Mato Grosso

Publicados

em

Foi aberta esta semana no Várzea Grande Shopping a Exposição “AMFMT – Cultura e Tradição: Dança, Canto, Versos, Cores e Sabores” que promete movimentar o cenário cultural do município com várias oficinas e apresentações até outubro.

De acordo com o superintendente de Cultura, Joilson Marcos da Silva, a exposição montada no 2º piso do Várzea Grande Shopping é uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Gross o(AMFMT), Associação Social Civíl Abaiuc (ASCA) e VG Shopping, e fica em cartaz até o próximo mês, reunindo as diversas manifestações artísticas, culturais e folclórica do Estado, de Cuiabá e Várzea Grande.

“Estamos trabalhando para fomentar a cultura local, as manifestações folclóricas de Mato Grosso e esta exposição é um marco importante para levar ao público a riqueza cultural e as tradições de nosso povo” comentou Joilson.

A abertura da exposição contou com a apresentação da Banda Municipal e várias manifestações artísticas ocorreram, como a Reza Cantada/Cururu, apresentação do Siriri, desfile dos instrumentos regionais viola de cocho, mocho e ganzá, danças de salão como o rasqueado e lambadão e a culinária regional com os pratos típicos que já fazem parte da cultura local.

Durante todo o período em que estiver em cartaz no shopping, os organizadores da exposição estarão promovendo também diversas oficinas para a participação do público interessado. Serão ofertadas oficinas das danças Siriri Mirim, Siriri Juvenil, rasqueado, lambadão, dança afro: Dança do Chorado de Vila Bela da Santissima Trindade/MT, Cururu/Reza Cantada, Dança do Ventre, Dança de Salão e ainda curso de Culinária Regional e curso para a aprendizagem do modo de fazer Viola de Cocho.

Para a subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Alice Barros Silva, que representou o secretário Silvio Fidelis na abertura do evento, a exposição “AMFMT – Cultura e Tradição: Dança, Canto, Versos, Cores e Sabores” promovida pela Superintendência de Cultura, reforça o compromisso da gestão do prefeito Kalil Baracat e do seu vice José Hazama, de fomentar, divulgar e valorizar as manifestações culturais e folclóricas tanto de Várzea Grande como também de Mato Grosso. “As políticas públicas que temos implementados no município têm o objetivo de garantir que todas as manifestações culturais, religiosas e artísticas possam ser conhecidas, difundidas e passadas para esta e para as futuras gerações. Queremos que nossa riqueza cultural seja cada vez mais reconhecida e valorizada” declarou.

A exposição “AMFMT – Cultura e Tradição: Dança, Canto, Versos, Cores e Sabores” tem entrada gratuita e pode ser visitada no horário de funcionamento do Várzea Grande Shopping até o dia 7 de outubro.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Secretaria de Cultura relembra carnaval de rua e levará blocos para o Beco do Candeeiro

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer realiza nesta quinta-feira (16), a partir das 19h em mais uma edição do projeto Arte no Beco, um evento para relembrar a saudade dos carnavais de rua e contar um pouco da história dessa tradição em Cuiabá. A festa Blocos no Beco vai apresentar a nova Liga dos Blocos Carnavalescos de Cuiabá, coroar os reis e rainhas de 2021, além de contar com desfile de fantasias confeccionadas por projetos aprovados em edital municipal com recurso da Lei Federal Aldir Blanc, apresentação da bateria Samba in Bloco e demais atrações. O evento é gratuito e segue as medidas de biossegurança.

O Beco do Candeeiro foi restaurado e entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro para a população no dia 14 de maio. Desde então, a programação de atividades na rua também chamada de 27 de dezembro vem sendo construída coem parceria entre as Secretarias da administração municipal, encabeçada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

“A restauração do Beco do Candeeiro tem proporcionado um resgate da cuiabania e da memória da cidade sem precedentes. A cada evento realizado me sinto muito feliz como gestor que devolveu para a gente de Cuiabá esse espaço de pertencimento tão importante”, disse o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.

Nesta quinta-feira (16), os blocos tradicionais de Cuiabá apresentam a preparação para uma das mais tradicionais festas de rua do Brasil e também com muito história em Cuiabá, que o Carnaval. Na ocasião será lançada a Liga Recreativa e Cultural de Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá, composta por: GRES Tradição, Unidos do Araés, Boca Suja, Império de Casa Nova, Melados, Unidos do Pedregal, Divas Cuiabanas, Explosão do Samba e Bloco Mara.

“A cada semana um evento diferente e todos tem espaço no Beco do Candeeiro, lugar democrático, histórico, de uma importância imensa para a cultura cuiabana e agora o local para relembrarmos o carnaval de rua, que sei que todos sentem saudades. Mais do que só festejar, também queremos reconhecer todo o estudo, dedicação das pessoas que trabalham durante todo o ano para organizar este momento de alegria e pura arte”, disse a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob.

A criação da Liga tem por objetivo a união dos blocos e escolas de samba da capital para a construção de um carnaval cada vez mais organizado, incentivando a construção cultural em torno da festa e apresentando para a sociedade a história dessas movimentações culturais, dessas escolas e blocos e como elas transformam a realidade comunidades, como se integram a comunidade e se entrelaçam com a identidade local.

O espaço Cultural Celso Nazário, aprovado em edital de Subsídio, lançado pela Prefeitura de Cuiabá em 2020, por meio da Secretaria de Cultura, com recurso da Lei Federal Aldir Blanc apresenta o resultado do curso de confecção de adereços carnavalescos pra o enredo de 2021 do bloco Tradição do Araés. O projeto do curso e a manutenção do bloco em questão foram aprovados em edital de Fomento e Subsídio, respectivamente.

Na programação do evento também consta coroação do rei Momo e Rainha 2021, Rei e Rainha Gay 2021, desfile de fantasias, lançamento de pesquisa de enredo realizado pelo bloco Tradição do Araés, Encontro de Rainhas de Bateria e apresentação musical do grupo Raízes do Samba e da bateria Samba in Bloco.

Toda a programação no Beco do Candeeiro é realizada com entrada franca e respeitando as medidas de biossegurança em decorrência da pandemia da COVID-19, como uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool 70%.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana