Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

AGRO & NEGÓCIO

Expominerio 2025 destaca o Brasil como potência global da mineração

Publicados

em

Começa nesta quarta-feira (26.11), em Cuiabá (MT), a Expominerio 2025, evento que reúne profissionais, empresas e interessados do setor mineral de todo o país para uma programação intensa de debates, capacitação e networking. Realizada em um dos momentos mais aquecidos da mineração brasileira, a Expominerio reflete a expansão e o protagonismo nacional no setor: só no terceiro trimestre de 2025, a mineração faturou R$ 76,2 bilhões, crescimento de 34% sobre o ano anterior.

O Brasil ocupa a vice-liderança mundial na produção de minério de ferro—atrás apenas da Austrália—e se destaca ainda nas cadeias de ouro, cobre, bauxita, nióbio, manganês, estanho e níquel. O minério de ferro sozinho representa quase 60% do valor da produção nacional. Os concorrentes globais mais relevantes para o país são Austrália, China, Rússia, Canadá e Estados Unidos, tornando o cenário altamente competitivo.

A programação da Expominerio foca nos principais desafios e tendências do setor mineral brasileiro:

  • Transformação digital e automação: debatem-se as tecnologias emergentes, inteligência artificial, automação industrial e seus impactos práticos nas operações;

  • Gestão ambiental e sustentabilidade: painéis discutem legislação, uso racional dos recursos e cases de mineração sustentável;

  • Logística e infraestrutura: são abordadas as soluções para escoamento da produção, integração de modais, ampliação portuária e ferroviária;

  • Mercado internacional e competitividade: análises sobre a conjuntura global, estratégias de expansão das exportações e o posicionamento do Brasil frente aos principais players internacionais;

  • Mineração e comunidades: espaço para temas como segurança, impactos socioeconômicos e relação setor/sociedade nas regiões produtoras;

  • Capacitação e inovação: cursos, oficinas e workshops para atualização profissional e formação de novos talentos no segmento;

  • Painéis setoriais: debates voltados a segmentos como ouro, cobre, bauxita, níquel, calcário e manganês, com destaque para oportunidades de negócios e tendências tecnológicas.

Leia mais:  Dezembro começa com forte contraste climático e chuva irregular pelo país

Consolidada como principal vitrine do setor mineral no Centro-Oeste, a Expominerio 2025 debate inovação, sustentabilidade e competitividade, conectando empresas de diferentes portes, pesquisadores e representantes institucionais. A expectativa é que o evento impulsione soluções e fortaleça ainda mais o papel do Brasil como potência global da mineração.

Fonte: Pensar Agro

Comentários Facebook
Propaganda

AGRO & NEGÓCIO

Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos termina na próxima semana

Publicados

em

Os produtores rurais de Mato Grosso precisam ficar atentos ao fim do prazo da Campanha de Atualização do Estoque de Rebanhos, realizada pelo Governo do Estado, em que eles devem informar ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) o quantitativo do rebanho e dados da propriedade. Em um mês de campanha, dos 123 mil produtores rurais aptos a realizarem a comunicação, apenas 90 mil haviam feito o informe.

A comunicação das criações de bovinos, bubalinos, aves comerciais e suínos tecnificados é obrigatória e vai até 10 de dezembro. Aquele que não informar dentro do prazo está sujeito à multa de R$ 6.849.

Criadores de ovinos, caprinos, equinos, muares (mula), asininos (burros), aves (peru, pato, marreco, galinha e codorna), peixes, e abelhas também são chamados a participar da campanha.

Para facilitar, o Indea informa que a comunicação da quantidade de animais de cada espécie pode ser feita online, através do Módulo do Produtor. Outra opção é ir presencialmente a uma das 140 unidades locais do Indea. O produtor que ainda não tiver acesso ao módulo, pode requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado.

Leia mais:  FPA consolida força no Congresso e derruba vetos ao novo Licenciamento Ambiental

Realizada duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro, a campanha de atualização de estoque de rebanho substituiu a campanha de vacinação contra a febre aftosa e serve para nortear o Governo do Estado no planejamento e execução da defesa sanitária animal garantindo a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense e a competitividade para o setor nos mercados internacionais.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana