acoes antropicas relevantes

Exploração Mineral

Publicados

em


Assessoria

Recursos Minerais – Cascalho

Nesse indicador estão incluídos os garimpos de ouro e diamantes, em funcionamento ou não. As mineradoras em atividade e aquelas que se encontram paralisadas por um motivo ou outro, mas que degradaram o meio ambiente com repercussões impactais sobre os índios.
A grande mobilidade dos grupos garimpeiros, em virtude da instabilidade do processo de produção, por empregar técnicas de fácil execução, mas de baixo grau de eficiência dificulta o mapeamento.

Comentários Facebook
Propaganda

acoes antropicas relevantes

Hidrelétricas

Publicados

em

Por


Marcos Bergamasco

Usina de Manso

O reconhecimento dos impactos causados por hidrelétricas está ligado ao próprio processo de planejamento e construção que, em suas várias etapas, demanda entre 8 e 15 anos, dependendo da complexidade e grandeza do empreendimento.
Desde a fase inicial de inventário hídrico são necessárias equipes numerosas com permanência contínua de campo. Mesmo que não haja decisão pela construção em virtude de requisitos técnicos, pode-se notar, em vários exemplos, influências danosas sobre os povos indígenas. O simples anúncio dos estudos das hidrelétricas de Barra do Peixe, Couto Magalhães e Foz do Noidore, na bacia do Araguaia, fez com que os Xavante ali localizados promovessem grandes reuniões, donde resultaram documentos dirigidos às autoridades pertinentes, contendo a análise da inserção daquelas hidrelétricas na região, como também indenizações reparatórias quantitativas e escalonadas, de acordo com os possíveis danos a serem causados.
As variáveis dos impactos globais causados por hidrelétricas sobre povos indígenas podem ser melhor compreendidas, se observados os seguintes critérios:
01) Grau de repercussão psicológica sobre os índios, desde o anúncio da construção da hidrelétrica;
02) Observação dos impactos das várias etapas de planejamento e construção;
03) Localização da hidrelétrica na bacia hidrográfica em relação aos territórios indígenas.
Com isto temos: territórios direta e permanentemente inundados; territórios intermitente e sazonalmente inundados; territórios contíguos ou tangentes ao lago; territórios localizados nas margens de cursos d’água afetados pelo lago; territórios localizados na bacia que forma o lago.
A proximidade de agentes modificadores, decorrente da presença da hidrelétrica resulta em: Desagregações grupais ou solidariedade inter-grupais de povos indígenas que não estejam sob a influência física de hidrelétricas; detectação de povos autônomos que possam correr riscos de extinção, em função da implantação e hidrelétricas; grau de conhecimento da sociedade nacional, por parte dos povos indígenas atingidos por hidrelétricas.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana