MULHER

Exageros na rotina de beleza: o que não fazer ao cuidar da pele e do cabelo

Publicado


source

Já dizia o ditado que tudo em excesso faz mal, e o mesmo se aplica aos cuidados com a pele e com o cabelo. Aproveite o tempo em casa para incrementar a rotina de beleza , sim, mas fique atenta aos exageros com aquela máscara ou esfoliação podem fazer mais mal do que bem para você. 

rotina de beleza
Pixabay

Imagem de uma mulher cuidando do rosto


Para saber o que não fazer quando o assunto são os cuidados com pele e cabelo e o que é exagero na rotina de beleza, conversamos com alguns especialistas. 

Exagero nas máscaras capilares

A dermatologista e tricologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o uso frequente e em excesso de máscaras capilares pode tornar o cabelo pesado e sem brilho.

“Se forem utilizadas com muita frequência, o produto pode acabar se acumulando nos fios, tornando-os rígidos, opacos e quebradiços”, acrescenta.

Kédima recomenda passar esses produtos apenas na metade dos fios até as pontas, sempre evitando as raízes, já que o excesso de hidratação nessa região pode provocar o aumento da oleosidade no couro cabeludo e também gerar a dermatite seborreica.

Erros com o cuidado da pele

Muitas pessoas, especialmente as que tem pele oleosa, abusam da limpeza facial com o objetivo de reduzir o brilho. A dermatologista recomenda lavar o rosto apenas de manhã e à noite, sem exageros.

“O excesso de lavagem, mais do que duas por dia, pode alterar a barreira de proteção da pele, gerar ressecamento em um primeiro momento que será combatido pelo corpo com um processo conhecido como efeito rebote, quando há um aumento compensatório na produção de oleosidade, além de poder causar uma dermatite de contato”, explica a dermatologista.

Também dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Claudia Marçal completa dizendo ainda que não é bom ficar esfoliando o rosto em demasia e a  frequência de esfoliação depende de cada tipo de pele.

 “E os intervalos precisam ser respeitados para que não irrite a pele, nem cause o efeito rebote, ou seja, o efeito contrário do esperado, estimulando a oleosidade, levando a abertura de poros”, alerta a médica.

“Em peles secas, o tecido pode ficar avermelhado ou sensível se houver o uso excessivo do esfoliante, pois ocorre a retirada do manto lipídico natural de proteção e defesa do tecido, que mantém a microbiota natural”, ressalta Claudia.

Outra aliada que pode virar vilã se usada em excesso é a máscara facial. Mais uma vez, o uso inadequado desse item de skincare pode provocar o efeito rebote. Veja o que não fazer ao incluir a máscara facial na rotina

Ingerir demais alimentos considerados saudáveis

Para manter a saúde e a beleza da pele e dos cabelos em dia, uma alimentação saudável é necessária. Contudo, a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, explica que quando a pessoa abusa desses alimentos pode causar danos à pele.

 “A ingestão demasiada da vitamina A pode causar perda de cabelo e dos cílios, além de ressecar a pele. Fígado, ovos, agrião, cenoura, mamão, tomate e abóbora estão entre os alimentos com maior quantidade de vitamina A, que também está presente em muitos polivitamínicos, então tome cuidado ao comprar”, afirma a médica nutróloga.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
publicidade

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 12 de agosto de 2020

Publicado


source
mandala
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente

ÁRIES 

A pressa é inimiga da perfeição. A Lua ingressa em Gêmeos, cresce a curiosidade e a vontade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Mas Marte desafia Plutão, é importante redobrar a atenção para evitar conflitos. Há tendência para a impaciência, é bom priorizar assuntos e cultivar clareza. Vale controlar excessos e exageros também. Em tempos de Lua minguante, é tempo de se recolher e de finalizar velhos assuntos. Mesmo assim, vale fazer contatos e trocar experiências em conversas descontraídas.

TOURO 

Dá vontade de conversar e circular com a Lua em Gêmeos. Mas em tempos de Lua minguante, uma postura mais introspectiva e comedida são importantes. Evite atitudes apressadas e impulsivas. Procure ouvir mais e utilizar a palavra sempre com fins construtivos. Prudência, flexibilidade e tranquilidade são os antídotos para a tensão entre Marte e Plutão. Vênus segue em Câncer: enquanto deixa para trás velhos condicionamentos, nada impede que demonstre carinho e reconheça o valor das pessoas que ama. 

GÊMEOS  

A Lua minguante segue em seu signo, você pode concluir muitos assuntos com cordialidade e abertura. Aproveite para fazer bons contatos, mas procure reservar tempo também para reflexões, recolhimento e planejamento. Você pode analisar o que passou, rever pontos confusos, atualizar informações e solucionar o que for possível com mais leveza. Prefira lidar com um assunto de cada vez. Lua e Saturno o ajudam a estabelecer prioridades para que possa seguir aos poucos, sem pressa e com mais produtividade. 

CÂNCER 

Aproveite a Lua minguante em Gêmeos para esclarecer eventuais dúvidas, sempre com clareza e generosidade. Hoje a Lua se combina com Saturno, favorecendo o critério e a perseverança. Aproveite para organizar a agenda e cuidar da saúde, com uma postura mais prudente e madura. Evite forçar situações. Pelo contrário, é tempo de se recolher e relaxar. Marte desafia Plutão, confrontos devem ser evitados. Prefira descansar mais e se resguardar, desta forma qualquer conflito perde a força até desaparecer por completo.

LEÃO  

A Lua minguante ingressa em Gêmeos, cresce a vontade de conversar e interagir. Aproveite para cultivar leveza, adaptabilidade e descontração. Mas evite acumular tarefas, faça tudo com calma, carinho e atenção. Marte e Plutão cuidado com as disputas de poder e os conflitos. Lembre-se que as boas palavras dissolvem conflitos e dificuldades. Vale intercalar as tarefas com momentos de recolhimento, reflexão e análise. Vale também promover limpezas, eliminar maus hábitos e emoções tóxicas.

VIRGEM  

Cresce a curiosidade e a vontade de conversar com o ingresso da Lua em Gêmeos. Mesmo assim, procure desacelerar, evite acumular muitos compromissos. A Lua segue minguante, procure priorizar a simplicidade, com um passo de cada vez. Aproveite para inteirar-se das novidades com bons diálogos ou boas leituras, respeitando seus limites e os dos outros também. Vale refletir sobre tudo o que aconteceu nas últimas semanas, sempre aberto e receptivo para aceitar sugestões e promover as correções necessárias. 

LIBRA  

A Lua ingressa em Gêmeos, estimulando a vontade de interagir com as pessoas. Mas a Lua segue na fase minguante e pede contenção também. É tempo de deixar a vida fluir sem cobranças, disputas ou anseios. Além disso, Vênus segue no intimista signo de Câncer, favorecendo os momentos agradáveis em casa. Procure desfrutar das coisas simples, na companhia dos entes queridos. Boas conversas podem estimular novas ideias, aguardo para viabilizá-las com a Lua nova da próxima semana.

ESCORPIÃO 

Período ideal para desacelerar, ao mesmo tempo em que cultiva leveza e descontração. Com a Lua minguante em Gêmeos, tudo deve ser feito sem pressa ou rigidez. Uma boa prosa com amigos é sempre bem vinda! Você pode organizar a casa e concluir assuntos que estavam empacados, mas evite grandes movimentos e iniciativas agora. Evite também disputas de poder, há tendência para reações explosivas. Esteja flexível e acessível, procure ganhar tempo para refletir melhor. A impulsividade pode gerar prejuízos.

SAGITÁRIO 

É tempo de priorizar as responsabilidades e deveres, mas sem exigir muito de si mesmo ou dos outros. Procure também mimar-se e descansar mais. Júpiter segue retrógrado e a Lua está na fase minguante: clima deve ser mais reflexivo, sem expectativas exageradas. Evite acumular compromissos, é tempo de desacelerar. Vale repetir as lições para Júpiter em Capricórnio: o crescimento acontece se houver planejamento, estrutura, economia, bom senso e maturidade. 

CAPRICÓRNIO 

Continue a finalizar assuntos e pendências. A Lua minguante segue em Gêmeos, inspirando curiosidade, reuniões informais podem permitir bons contatos. Mas não é bom lidar com diversos assuntos ao mesmo tempo, para evitar confusões. Não é bom também insistir em posturas rígidas. Marte desafia Plutão, conflitos devem ser evitados! Melhor valorizar a reflexão, a receptividade e a abertura para as diferenças. O período é indicado também para cuidar de si mesmo, descansar mais, refletir e livrar-se das toxinas.

AQUÁRIO 

Boas soluções podem ser encontradas. A Lua minguante segue em Gêmeos, o clima deve ser de camaradagem e entrosamento. A preferência vai para a conclusão de assuntos, conversas leves, amenas, em clima de bom humor. É importante exercitar a arte da ponderação, da prudência e suas habilidades sociais. Marte e Plutão revelam até que ponto suas relações são livres, fluentes e respeitosas. O céu pede receptividade e recolhimento, prefira deixar a vida fluir sem forçar nada. 

PEIXES 

Você pode conversar e interagir com mais leveza. A Lua minguante ingressa em Gêmeos, aproveite para finalizar pendências, exercitar suas habilidades sociais para fazer bons contatos e trocar ideias com amigos. Mas evite exaurir suas energias. Vale encontrar espaço na agenda para espairecer a cabeça, relaxar e deixar a vida acontecer, sem ansiedade. Decisões e iniciativas agora, só se for para concluir assuntos que já havia começado. Consulte diversas opiniões, esteja aberto para ouvir e aprender.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana