Cuiabá

Ex-jogadores agradecem homenagem e destacam: ‘Prefeito resgatou a história do futebol mato-grossense’

Publicados

em


Assessoria

Clique para ampliar

Figuras públicas do campo esportivo que fizeram história no futebol mato-grossense parabenizaram o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro,  pela revitalização do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. A obra foi entregue na última  segunda-feira (31), data em que o espaço esportivo completou 70 anos. 

O ex-jogador Ademir Neves Moreira, lembrou que sua formação no esporte começou pelo estádio do Dutrinha. Ele cita que o prefeito Emanuel Pinheiro está resgatando uma grande parte da história da cuiabania, pois, o estádio era palco de encontro da população.  “A minha formação no esporte, iniciou-se aqui, no Dutrinha. Meu pai jogava futebol e nós vínhamos  com ele e começamos a jogar. Fiz parte das equipes da categoria de base, na época, eu era aspirante do Mixto Esporte Clube, junto com o  professor Ranulfo Paes de Barros. E então, comecei a jogar na equipe principal. Joguei 8 anos no Mixto, Operário de VG , São Cristóvão , Palmeirinha do Porto, tudo isso nos anos de 63 a 73. Atualmente eu sou professor de educação física e a minha vida se deve ao esporte. Fui técnico do Palmeirinhas , do Mixto, do Operário de Várzea Grande e a minha vida se define no esporte.  A homenagem que o Emanuel Pinheiro faz hoje,  é um retorno ao passado e eu tenho a oportunidade de usufruir de amigos incomparáveis. É  uma viagem no túnel do tempo”, comentou ele. 

Ex-atacante, Odenir, o Upa Neguinho, ídolo Operariado da década de 67 a 70, agradeceu o prefeito por resgatar a história do futebol e dos nomes que fizeram parte dela. “E muito boa essa homenagem que Emanuel que fez, porque renova a história do Operário de Várzea Grande, que estava sendo apagada com o passar do tempo”, disse.

O Ex-goleiro do Mixto Exporte Clube, Ezair Fortes,  o Nikita  conta que começou sua trajetória nos gramados do Dutrinha e no Operário de Várzea Grande. Para ele, a reforma do Dutrinha significa também valorização e resguardo da memória daqueles  que fizeram história no Estado. “Comecei minha carreira no Operário, depois fui para o Palmeirinha do Porto, e no ano de 78 ganhamos a Taça Cuiabá.  Joguei  em 89 no Mixto e fomos bicampeões pelo Mixto. Nós fizemos história  aqui no Dutrinha”, contou. 

O jogador Sebastião Moreira da Silva, o Treme Terra,  que nos anos 60 e 70, foi jogador de clubes de bairros, considerou a reforma como um marco para a história do povo cuiabano. “Fantástico  o que o prefeito Emanuel fez aqui. Estamos revendo companheiros antigos e relembrando  dos demais do passado. Isso aqui é um patrimônio nosso, os clubes de Cuiabá eram o Dutrinha. Quero parabenizar o prefeito por essa obra”, elogiou. 

Daniel de Jesus Rodrigues, o “Daniel Bolacha”, atuou como massagista esportivo e começou a trabalhar no Dutrinha. “Foi nas categorias de base  do Uirapuru e no Guarani Futebol Clube de Campinas e no Cuiabá, onde fui o primeiro massagista do time cuiabano fundado pelo gaúcho em 2021. Aqui fomos bicampeões  estadual,  tri da Sub-20  , bi do Sub-17. Toda história do futebol mato-grossense passou e passa pelo  Dutrinha. Parabéns ao prefeito Emanuel por essa reforma. Antes, o  banco de reserva aqui era debaixo do sol, e  hoje, é coberto. Eu senti uma emoção do que vivi na minha vida neste estádio. O prefeito resgatou a história do futebol mato-grossense”, contou ele. 

Dinalte Oliveira Miranda, o fotógrafo, “Tuiuiu” fala da emoção de ser lembrado e homenageado nos 70 anos do Dutrinha. “É motivo de grata satisfação fazer parte dos homenageados. Com essas atitudes, o prefeito mostra que quer fazer valer e reviver momentos que marcaram a história de Cuiabá. É uma mistura da emoção e gratidão”, agradeceu. 

Estiveram presentes os secretários municipais Luis Claudio, Edilene Machado, Ellaine Cristina Mendes, Leovaldo Sales, Vanderlúcio Rodrigues, Renivaldo Nascimento, Leonardo Leão, Fausto Olini, Francisco Vuolo, Zito Adrien, Luciana Zamproni. Além deles o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná, o presidente da Femab, Walter Arruda, deputada estadual por Roraima, Betânia Almeida, comandante do Corpo Musical dos Bombeiros, Ten. Vieira.

Ainda participaram o maestro subtenente Silvério, conselheiro emérito e ex-presidente da Fiemt, Carlos Antônio de Borges Garcia, vereador de Água Boa, Luiz César de Lara, presidente do Cresci, Valdecir Contreira, ex-árbitro Jaílson Aleixo, presidente da Unab de Nova Xavantina, Antônio Pinheiro, vice-presidente da União dos Bairros de Água Boa, Juliano Vagner. Os deputados estaduais Eduardo Botelho e Gilberto Catanni também enviaram representantes.

Lista de Homenageados:

Ex – Jogadores

QTD

NOME

01

Admir Neves Moreira

02

Altair Caetano da Silva – (Fião)

03

Antonio Gonçalo Souto Arruda – (Totó)

04

Antonio Francelino Marcondes – (Nhogo)

05

Benedito Mário Correa da Costa

06

Benedito Rosemil da Silva

07

Benedito Valdir Santana de Sousa – (Xurica)

08

Carlos Eduardo Gonçalves – (Carlos Macaco)

09

Carlos Henrique – (Mosca)

10

Claúdio Roberto Martins – (Pelego)

11

Darcy Avelino Silva Gomes Filho   

12

Delmiro Airton – (Miro)

13

Ezair Fortes – (Nikita)

14

Fidelis Bento Filho

15

Glauco Marcelo de Almeida 

16

Gonçalo Paes da Conceição – (Gonçalo Xexeta)

17

Helio Pimenta Braga

18

José Alberto Adamazyck – (Zequinha)

19

Jair Miranda Aquino- (Jair Balla)

20

João Carlos de Oliveira

21

José Domingos da Silva Luz – (Yuka)

22

Joilson Lino Ribeiro

23

Jonil Campos

24

Adnir Moreira do Nascimento – (Odenir Upa Neguinho)

25

Remo Corrêa da Costa

26

Ruiter Jorge de Carvalho

27

Sebastião Moreira da Silva – (Treme Terra)

28

Umberto Mendes de Olivera – (Beto America)

29

Udelson Dias

30

Washington Dornelles

31

Victor Domingos da Silva

Dirigentes

QTD

NOME

32

Benedito Ferreira dos Santos – (Dito Coró)

33

Benedito Rubens de Amorim – (Dito Rubens)

34

Hélio Machado da Costa

35

Jamil Rodrigues do Nascimento

36

José Bertides da Silva – (Clóvis)

Massagistas

 

QTD

NOME

37

Daniel de Jesus Rodrigues – (Daniel Bolacha) 

38

Nelson Mauricio de Souza- (Nelsinho do Baú)

Radialista

QTD

NOME

39

Jamil Mussa Sobrinho – (Jamil Mussa)

40

Acelino Duarte Pinheiro – (Lino Pinheiro)

41

Ilarino Macedo Filho – (Macedo Filho)

42

Orlando de Oliveira Antunes – (Orlando Antunes)

43

Wilson Cipriano Peixoto – (Pelézinho)

Gândula

QTD

NOME

44

César Moraes

 

Câmera

 

QTD

NOME

45

Silvio Rodrigues Curvo

 

Fotógrafo

 

QTD

NOME

46

Dinalte de Oliveira Miranda – (Tuiuiú)

 

Presidente de Clubes Atuais

 

QTD

 NOME

47

 Vinicius Falcão de Arruda – (MIXTO)

48

 Alessandro Dresh – (CUIABÁ)                       

49

 Rafael Gonçalo de Barros Provatti –  (OPERÁRIO)

50

 Paulo Emílio Magalhães – (DOM BOSCO)

 

Lista de Torcedores:

Operário

      QTD

      NOME

      51

      Mariana Fernandes Macedo  – (FILHA DHORCAS)

      52

      Saturnino Jose da Costa

 

 

Dom Bosco

 

QTD

NOME

53

Joanir Ascar de Assis

 

Mixto

 

QTD

NOME

54

Frank Garcia Sabiá- (Frank Sabiá)

55

Luiz Estevão Torquato

 

Cuiabá

QTD

NOME

56

 José Carlos da Silva – (Carlão Fúria)

 

Autoridades

QTD

NOME

57

Cel. Jonildo José de Assis 

58

Cel. Alessandro Borges Ferreira

59

Aron Dresch – (Presidente da FMF)

60

Mauro Zaque de Jesus   

61

Francisco Anis Faiad – (Faiad)

62

Senador Jayme Campos

63

Julio José de Campos  – (Júlio Campos)

64

Antero Paes de Barros 

65

Roberto França Auad

66

João Dorileo Leal – (Dorileo Leal)

67

Des. Orlando Perri

68

Des. Rui Ramos 

69

Juíza de Direito Patricia Ceni

70

Manoel Antônio Rodrigues Palmas – (Rodrigues Palmas – Ex Prefeito)

71

Wilson Pereira dos Santos – Wilson Santos – Ex Prefeito)

72

Anildo Lima Barros – (Ex Prefeito)

73

Mauro Mendes Ferreira – (Mauro Mendes – Ex Prefeito)

74

Francisco Galindo Filho – (Ex Prefeito)

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Juca do Guaraná Filho recebe apoio de mais de 300 bispos e pastores da igreja ‘Só o Senhor é Deus’

Publicados

em

Mais de 300 obreiros evangélicos da igreja ‘Só o Senhor é Deus’ oficializaram apoio à candidatura de Juca do Guaraná Filho (MDB), para deputado Estadual. O encontro das lideranças religiosas ocorreu na tarde desta quarta-feira (17), em Cuiabá, e reuniu bispos e pastores de todo o estado de Mato Grosso. 

O emedebista apresentou seu candidato ao Senado Neri Geller (Progressistas), que também recebeu apoio dos religiosos. 

O Bispo da Igreja ‘Só o Senhor é Deus’ Marciano destacou que se sente representado pelo candidato Juca do Guaraná Filho, que tem projetos que vêm de encontro com os princípios da igreja. 

“Nós decidimos apoiar o Juca porque entendemos que a política faz de pessoas boas com bons princípios. Juca é um candidato que fez muito pelas igrejas em Cuiabá e vai fazer por Mato Grosso também. Pregamos e anunciamos todos os dias, em nossos púlpitos, a fé, a família, o amor a Deus e o amor à pátria. E Juca nós representa muito bem, por isso tem nosso apoio”, destacou. 

Já o Bispo Amorim lembrou da luta do candidato Juca do Guaraná Filho na isenção da cobrança da taxa de água das igrejas evangélicas e acredita que a isenção pode chegar nos 141 municípios de Mato Grosso. 

“Juca merece nosso apoio porque tem a mesma visão da igreja e seus projetos e planos vêm de encontro com o povo cristão. Aqui em Cuiabá Juca lutou para isentar as igrejas da cobrança da taxa de água, imagina esse projeto expandido para todo Estado? Juca fez por Cuiabá e vai fazer por Mato Grosso. Temos certeza que com Juca na Assembleia Legislativa e Neri no Senado teremos agentes públicos que vamos poder contar”, disse. 

O atual vereador por Cuiabá e candidato a deputado Estadual pelo MDB comemorou o apoio dos bispos e pastores e garantiu representatividade na Casa de Leis, caso eleito. “Eu estando lá [na Assembleia Legislativa] pode ter certeza que os religiosos também vão estar comigo. A igreja faz um belo papel social em todo o mundo. O que seria de nós nessa pandemia sem as igrejas ? As igrejas foram verdadeiros hospitais. Eu reconheço o trabalho da igreja em nosso Estado”, declarou Juca.

O candidato ao Senado Nerri Geller, do Progressista, agradeceu o apoio do Juca do Guaraná e lembrou da importância dos religiosos na construção de políticas públicas no pais. “Receber o apoio dos bispos e dos obreiros da igreja Só o Senhor é Deus é gratificante. Esse reforço nos entrega uma imensa responsabilidade, de respeitar e defender a família e a fé na construção de políticas públicas”, comemorou o candidato do Progressista.

Para votar no Juca do Guaraná Filho (MDB), basta clicar nas urnas, no dia 02 de outubro, nos números 15555. Já para senador o candidato Neri Geller se elege com os número 111.

Fonte: Eleições 2022

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana