AGRO & NEGÓCIO

Evento on-line apresenta tecnologias agropecuárias para o semiárido mineiro

Publicado


.

Com o objetivo de promover tecnologias agropecuárias relevantes para o desenvolvimento do semiárido mineiro, a Embrapa Milho e Sorgo realiza, nos dias 25 e 26 de agosto, palestras e debates no formato on-line. As apresentações serão transmitidas pela internet, e os participantes poderão interagir, com envio de questões.

O primeiro dia do evento “Tecnologias Agropecuárias para o Semiárido Mineiro” tem como foco as estratégias de produção e conservação de forragens. Já no segundo dia, o uso de bioinsumos é o tema das apresentações. O agrônomo Marco Aurélio Noce, da Embrapa Milho e Sorgo, explica a proposta: “Trata-se de um evento técnico sobre tecnologias inovadoras que podem auxiliar o agropecuarista da região semiárida de Minas a se manter de forma sustentável em suas atividades na propriedade rural”.

No dia 25, quando o tema central será a produção de forragens, haverá uma palestra sobre produção de silagem de sorgo e outra sobre recuperação de pastagens, ambas com foco no semiárido e em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). Também será feita uma apresentação sobre produção de forragens em ambientes com restrições hídricas.

No dia 26, que tem como tema o uso de bioinsumos na agropecuária, ocorrem quatro palestras: “Melhoria da fertilidade de solo com uso de biofertilizantes para o cultivo de forragens”; “Uso de inoculantes na fixação de nitrogênio em culturas e pastagens”; “Uso de bioinsumo (BiomaPhos) no apoio à adubação fosfatada”; e “Bioinseticidas no controle de pragas”.

Após cada apresentação, haverá tempo para debate com os inscritos, que poderão enviar perguntas (via chat) durante as palestras.

O evento on-line faz parte das ações de uma rede de parcerias, coordenada pela Embrapa Milho e Sorgo, que busca promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária no semiárido mineiro.  A iniciativa conta com a participação da Emater-MG, da Anater, de instituições de ensino e associações de municípios do semiárido mineiro.

Para conferir a programação completa e fazer sua inscrição gratuita no evento on-line “Tecnologias Agropecuárias para o Semiárido Mineiro”, clique aqui.

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
publicidade

AGRO & NEGÓCIO

Embrapa e Yara promovem hoje (06/08) live sobre mitos e verdades do nitrato de amônio

Publicado


.

A Embrapa e a Yara promovem em conjunto, nesta quinta-feira (06), às 19 horas, no canal do YouTube da Embrapa, uma live para debater o uso do nitrato de amônio na agricultura. Participam do bate-papo o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Daniel Vidal Pérez; o pesquisador e especialista em fertilizantes da mesma instituição, José Carlos Polidoro; e Cleiton Vargas, vice-presidente de Vendas e Marketing da Yara Brasil.

“Creio que será uma grande oportunidade de falarmos para o grande público que fertilizante é alimento para as plantas, e não veneno para o homem, muito menos um produto que mata”, afirma Polidoro.

A explosão no Líbano, nesta semana, tem sido relacionada a um armazém onde estavam 2.750 toneladas de nitrato de amônio, produto usado na produção de fertilizantes. “O país asiático ficará somente com mais ou menos um mês de abastecimento de trigo, porque houve a destruição do maior silo de estoque de trigo do Líbano”, diz Daniel Pérez. 

“Os nitratos são um importante aliado do produtor rural na busca por uma produtividade sustentável em suas lavouras. Na agricultura, comparados a outras fontes de nitrogênio, os fertilizantes à base de nitrato contribuem para aumentar a eficiência do uso do nutriente ao não volatilizarem (ou seja, perderem parte de sua composição como forma de gás ao serem aplicados em determinadas condições climáticas), reduzem as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e consequentemente diminuem também o impacto ambiental, além de garantirem rendimentos mais elevados em algumas culturas, especialmente em regiões tropicais”, destaca Cleiton Vargas, da Yara Brasil, empresa que possui um conhecimento centenário sobre o produto.

Live “mitos e verdades sobre o nitrato de amônio”
Data: hoje (quinta-feira – 06 de agosto);
Horário: às 19 horas;
No canal do YouTube da Embrapa

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana