Educação

Evento na UFRJ discute futuros possíveis perante a crise atual

Publicados

em


A segunda edição do Festival do Conhecimento – Futuros Possíveis, que será realizado entre os dias 12 e 16 deste mês pela Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está com inscrições abertas até domingo (11). Quem se inscrever na modalidade de ouvinte receberá a programação completa do evento e um certificado de participação ao final. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico do festival.

Segundo a pró-reitora de Extensão da UFRJ, Ivana Bentes, o nome escolhido para o festival está relacionado ao atual cenário de crise, não só humanitária e de saúde pública, mas também política. “É preciso não só pensar os futuros possíveis, mas construir futuros. E a universidade é um lugar desses de construção de futuro, de transformação e de ação sobre o presente. Foi muito pensado a partir do cenário de crise e de muita incerteza diante do futuro”, disse Ivana, hoje (9), em entrevista à Agência Brasil.

O festival será realizado em formato virtual por intermédios do YouTube da Extensão da UFRJ e poderá ser visto também no YouTube e no Facebook da universidade.

A proposta deste ano é apontar caminhos para questões urgentes no futuro da ciência, educação, cultura e meio ambiente.

Mesas virtuais

A Pró-Reitoria de Extensão recebeu mais de 1.200 propostas de mesas de debate, conferências, cursos, oficinas de todos os campos do conhecimento, apresentadas pela comunidade da UFRJ. Além disso, há convidados da sociedade civil, entre os quais o líder indígena e escritor Ailton Krenak, o ator Lázaro Ramos, a youtuber Nath Finanças e a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia. Serão cerca de 500 lives (transmissões ao vivo pela internet) durante os cinco dias do evento.

Entre os professores e pesquisadores da UFRJ que participarão das mesas virtuais, estão o epidemiologista Roberto Medronho; a engenheira química Leda Castilho, coordenadora das pesquisas da vacina da universidade contra a covid-19 (UFRJ-Vac); e o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. Também estão na lista de palestrantes Paulo Lee Ho, do Instituto Butantan; Marco Krieger, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e Sidarta Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Entre os temas em discussão no festival, estão inteligência artificial, cidades sustentáveis, afrofuturismo, diversidade, vacinas e mundo do trabalho pós-covid. O evento contará também com apresentações culturais e artísticas.

Ivana Bentes informou que as atrações ficarão gravadas no YouTube, o que permitirá aos interessados rever os conteúdos posteriormente. A Extensão da UFRJ, embora esteja integrada com o ensino e a pesquisa, faz a ligação direta da instituição com a sociedade, disse Ivana. “Qualquer pessoa pode participar das atividades da Extensão da UFRJ.”

Atrações musicais

Um show de Pretinho da Serrinha abrirá o Festival do Conhecimento – Futuros Possíveis no dia 12 , às 19h. Haverá também shows das cantoras Margareth Menezes, Teresa Cristina e Urias. Na sexta-feira, o evento será encerrado com apresentação da cantora Teresa Cristina.

A organização do evento espera atingir a marca de 30 mil participantes nas salas virtuais. A programação será divulgada nos próximos dias.

Edição: Nádia Franco

Comentários Facebook
Propaganda

Educação

Resultado do Enem será divulgado em 11 de fevereiro

Publicados

em


Os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro do ano que vem. A data foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, durante entrevista coletiva.

De acordo com o presidente do Inep, Danilo Dupas, o comparecimento neste domingo (28), segundo dia de provas, foi de 70%. Dupas também confirmou que está aberto o prazo para que os estudantes que não compareceram aos locais de prova por problemas logísticos ou por doenças infectocontagiosas, como a covid-19, peçam a reaplicação do Enem 2021, por meio da página do participante no site do Ineo.

Durante a coletiva, o delegado da Polícia Federal, Cléo Mazzotti, informou que foram cumpridos 31 mandados de prisão nos locais de prova. O alvo foram pessoas acusadas de tráfico de drogas, cárcere privado e estupro de vulnerável, entre outros crimes. Duas pessoas foram presas pela tentativa de uso de ponto eletrônico em dois locais de prova.

O transporte dos malotes com as provas foi concluído em todo o país, pelos Correios, em duas horas e 41 minutos.

Na avaliação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, a sociedade e a educação brasileiras saíram ganhando com a realização do Enem.

“Saiu ganhando porque, como era o previsto, e nós havíamos dito, a questão do Enem haveria de ter toda seriedade, toda transparência e toda a competência, que é própria dos servidores do MEC, dos Correios e da Policia Federal”, afirmou. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados depois de amanhã (1º) pelo Inep.

Edição: Nádia Franco

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana