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Evento abordará processo de compra de produtos de agricultores familiares

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O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promove, no dia 28 de outubro, a 4ª Oficina da Agricultura Familiar e Pnae. Organizada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a quarta edição tratará sobre a sexta e sétima etapas do processo de compra de produtos da agricultura familiar.

Ao todo, serão promovidas seis oficinas com variados temas, seguindo as diretrizes da Resolução CD/FNDE nº 06/2020, para capacitar os atores que executam o Pnae nos estados, municípios e escolas federais. Desde 2009, no mínimo 30% dos repasses do FNDE para o Pnae devem ser investidos na aquisição direta de produtos de agricultores familiares. A compra institucional da agricultura familiar faz parte de um processo de reconhecimento da necessidade de promover a segurança alimentar e nutricional dos estudantes e valorizar os hábitos alimentares locais.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas através do link: https://www.sympla.com.br/4-oficina-tematica-da-agricultura-familiar-e-pnae-2021__1369399. Todo o conteúdo será gravado para posterior divulgação nas redes sociais do FNDE. Após a finalização do evento, o certificado de participação será enviado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição em até cinco dias úteis. Somente pessoas com inscrição confirmada receberão o certificado.

Cronograma: 

14h – 14h05 – Abertura e informações da oficina 

14h05 – 14h15 – Apresentação dos 10 passos para a compra da Agricultura Familiar para o Pnae 

14h15 – 14h40 – Elaboração do Projeto de Venda 

14h40 – 14h50 – Olhar da Entidade Executora no Projeto de Venda 

14h50 – 15h30 – Recepção e seleção dos Projetos de Venda 

15h30 – 16h – Perguntas/respostas 

16h – Enceramento

Fonte: AMM

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Realizadores da Campanha Natal Solidário anunciam ganhadores da oitava edição

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Os prêmios da campanha Natal Solidário foram sorteados nesta quarta-feira (8), durante live realizada pelos organizadores e apoiadores, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios  – AMM. A edição de 2021 contou com a adesão de 116 municípios e arrecadou cerca de 800 toneladas de alimentos que vão beneficiar aproximadamente 38 mil famílias em Mato Grosso. A campanha foi realizada pelo Instituto Cometa de Cáceres, em parceria com a AMM, Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios-APDM e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social-Coegemas.

O sorteio foi realizado pela loteria federal e contemplou moradores de cinco municípios. O ganhador do carro HB20 Hyundai foi José Dias Oliveira, de Rondonópolis – (Cupom Nº 0/75393). A Motocicleta Honda CG 160 foi para Giovani, de Marcelândia – (Cupom Nº 0/25068). A geladeira foi sorteada para Emanuel Cassian, de Tangará da Serra  – (Cupom Nº 0/97399). A ganhadora do fogão foi Gislene, de Alta Floresta –  (Cupom Nº 0/95711). A TV Smart de 50 polegadas foi para a Casa da Amizade, de Juína – (Cupom Nº 0/20651).

A coordenadora geral da AMM, Juliana Ferrari, que representou o presidente Neurilan Fraga,  ressaltou a importância da iniciativa para ajudar milhares de famílias nos municípios de Mato Grosso. “A campanha foi muito especial e gerou ótimos resultados. Este ano a AMM abraçou a iniciativa e com a ajuda de todos os colaboradores conseguimos arrecadar quase cinco toneladas de alimentos. Temos um sentimento de muita gratidão por todos que os que participaram ativamente, mobilizando, arrecadando e contribuindo para transformar a mesa de muitas famílias”, assinalou.

A presidente do Instituto Cometa, Rosimari Ribeiro, que representou o ex-prefeito Francis Maris, idealizador da iniciativa, disse que mesmo com todas as dificuldades, a oitava edição da campanha foi um sucesso. “A pandemia paralisou a maioria dos projetos sociais, mas não paralisou nossa solidariedade. Aos ganhadores, parabéns e obrigada por terem participado. Que em 2022 possamos estar juntos e continuar com nossa jornada solidária e fazer muito mais do que fizemos esse ano”, salientou.  

A presidente da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios-APDM, Scheila Pedroso, também destacou o alcance social da campanha e parabenizou as instituições realizadoras e parceiras que se mobilizaram para o sucesso da iniciativa.  “Os municípios estão participando e vamos fazer a entrega dos alimentos para o Natal. A campanha fará a diferença para muitas famílias”, frisou.  

Com o tema ‘Ajude a Construir um Natal Mais Solidário’, a campanha avançou dentro de um cronograma cumprido pelos municípios, desde o seu lançamento em abril em Cuiabá. O projeto recebeu a adesão de 116 municípios de diferentes regiões do Estado que realizaram parcerias com os estabelecimentos comerciais e instituições locais, visando a arrecadação dos alimentos para atender as comunidades em situação de vulnerabilidade.

A participação dos municípios ocorreu por meio de um termo de parceria, assinado pelos prefeitos e o Instituto Cometa. As prefeituras tiveram um longo período de arrecadação dos alimentos nos municípios e as Secretarias de Assistência Social ficaram responsáveis pela organização e a distribuição dos alimentos em cada município.

A campanha chegou a sua 8ª edição com o objetivo de arrecadar alimentos para serem distribuídos. A cada ano, a iniciativa promovida pelo Instituto Cometa vem evoluindo, com as parcerias de entidades, clubes de serviços e empresas. Conforme o calendário, após o sorteio, a distribuição das cestas básicas será realizada até o dia 22 de dezembro em cada município.

Fonte: AMM

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