Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

cultura

Eterna primeira-dama de MT, aos 97 anos, emociona plateia durante apresentação de “Simples Assim” em Cuiabá

Publicados

em

Julia Lemmertz, Georgiana Góes e Dona Maria Lygia Garcia, no final do espetáculo

Por Marcos Bergamasco | Portal Mato Grosso

O espetáculo teatral “Simples Assim”, baseado nas obras da renomada cronista Martha Medeiros, tem conquistado o público por onde passa, e em sua temporada em Cuiabá, um momento particularmente emocionante marcou a noite desta sexta-feira (27). Dona Maria Lygia Garcia, de 97 anos, viúva do ex-governador Garcia Neto e eterna primeira-dama de Mato Grosso, protagonizou um instante de pura emoção e arte que ficará na memória dos presentes.

A peça, que estreou na capital mato-grossense na quinta-feira (26), contava com mais uma sessão aplaudida quando, no final, Dona Maria Lygia se levantou da plateia, dirigiu-se ao palco e expressou o desejo de falar com a “morte”, um dos personagens da encenação. Com a voz firme, ela recitou um poema, sendo ovacionada de pé pelo público e pelos próprios atores, em um momento único e comovente.

Dirigido por Ernesto Piccolo, “Simples Assim” conta com dramaturgia assinada pela própria Martha Medeiros e Rosane Lima, inspirada nos livros ‘Quem Diria Que Viver Iria Dar Nisso’ e ‘Simples Assim’. O elenco de peso traz Julia Lemmertz, Georgiana Góes e Pedroca Monteiro, que interpretam diversos personagens, mergulhando o público em histórias que entrelaçam humor e sensibilidade. Para a sessão de sábado, dia 28, o espetáculo oferece recursos de acessibilidade com intérprete de Libras e audiodescrição.

Leia mais:  "Piano Gente" leva arte e inclusão a escolas públicas de Cuiabá 

Em uma produção original da Turbilhão de Ideias e com apresentação da Bradesco Seguros desde sua estreia, a peça retorna aos palcos brasileiros em uma turnê que abrange cinco estados e cidades como Manaus, São Luís, Recife, Campina Grande e Cuiabá. Antes de sua atual jornada, “Simples Assim” já havia realizado um total de 68 apresentações por diversos municípios do país.

A trama de “Simples Assim” é construída a partir de histórias entrelaçadas que apresentam figuras simultaneamente distópicas e reais, como um casal que se comunica apenas pelo celular, uma mulher que contrata uma dublê de si mesma, e uma jovem que decide viajar para Marte e abandonar o amante. Em todos esses cenários, a peça levanta uma indagação central: para onde foi a simplicidade do afeto tête-à-tête? A comédia provoca reflexões profundas sobre a roda da vida e a condição humana em meio ao caos moderno e à solidão tecnológica, em um mundo repleto de informações e desencontros.

Com o humor e o afeto que são marcas registradas da escritora Martha Medeiros, uma das mais celebradas cronistas brasileiras, a peça extrai de suas duas coletâneas – que reúnem cerca de 200 crônicas – dez cenas que oferecem um retrato perspicaz e comovente das relações interpessoais no mundo contemporâneo.

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

“Piano Gente” leva arte e inclusão a escolas públicas de Cuiabá 

Publicados

em

Um novo ciclo de apresentações artísticas, batizado de “Projeto Piano Gente”, terá início nas escolas públicas de Cuiabá nesta segunda-feira (06.10), prometendo transformar o ambiente escolar em um palco para a cultura. A estreia está marcada para as 15h na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Agostinho Simplício de Figueiredo, localizada na Avenida Amarílio de Almeida, 828, no bairro Poção.

A iniciativa, que visa democratizar o acesso à arte e promover a formação cultural, emocional e cidadã dos estudantes, se estenderá por um total de 77 unidades de ensino, alcançando outras 76 escolas públicas municipais até o final deste ano.

O “Projeto Piano Gente” é fruto de uma parceria estratégica entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação Piano Gente, idealizada pelo renomado músico Dário Scherner. O objetivo central é enriquecer a formação dos alunos do Ensino Fundamental a partir de experiências musicais significativas no próprio ambiente escolar, integrando performances de piano, saxofone e balé.

“Nossa ideia é democratizar o conhecimento. Levar aos estudantes e professores o conhecimento da arte que tanto envolve emoção, imaginação, e é imprescindível para a formação humana”, afirmou o secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes, destacando a importância da arte no desenvolvimento integral dos jovens.

Dario Scherner, fundador do “Piano Gente” e idealizador do projeto

Dário Scherner, idealizador do projeto, revelou que a inspiração para o “Piano Gente” remonta à sua própria infância, nos momentos em que tocava piano ao lado de seu pai, que também se chamava Dário Scherner. Para ele, o projeto vai além da mera apresentação artística, buscando garantir acesso à cultura e, ao mesmo tempo, fomentar a interação social entre os estudantes.

Leia mais:  "Piano Gente" leva arte e inclusão a escolas públicas de Cuiabá 

Scherner ressaltou a importância da iniciativa para romper barreiras: “O projeto rompe com a ideia elitista da música erudita, democratizando o acesso à arte e possibilitando experiências estéticas de alta qualidade no cotidiano escolar.” Ele acrescentou que o “Piano Gente” também possui um forte componente social e emocional, atuando como um espaço de escuta, acolhimento e pertencimento, “especialmente para aqueles que enfrentam realidades sociais marcadas por vulnerabilidades”.

Com a promessa de levar emoção, imaginação e um novo olhar sobre a arte para milhares de estudantes, o “Projeto Piano Gente” inicia sua jornada em Cuiabá, consolidando-se como um passo importante na promoção de uma educação mais inclusiva e enriquecedora para a rede pública de ensino.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana