politica gestao

Estudantes e conselheiros sociais conhecem o Geo-Obras Cidadão, do Tribunal de Contas

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim, participou da abertura com uma palestra em que desafiou os estudantes presentes a assumirem o protagonismo político e o pleno exercício de sua cidadania

Publicados

em


Agência Phocus

Geo Obras

 

Em evento realizado na tarde desta quinta-feira (04.05), na Escola Superior de Contas, o Sistema Geo-Obras Cidadão foi apresentado para um público formado por mais de 500 estudantes universitários e do ensino médio, conselheiros estaduais e municipais de Cuiabá e Várzea Grande, além de representantes de entidades da sociedade civil organizada. O Geo-Obras Cidadão é uma ferramenta digital de fiscalização e controle de obras públicas desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso especialmente para que os internautas possam acompanhar e verificar a execução das mais de 15 mil obras públicas em andamento nos 141 municípios mato-grossenses.

 

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim, participou da abertura com uma palestra em que desafiou os estudantes presentes a assumirem o protagonismo político e o pleno exercício de sua cidadania começando pelo uso do Geo-Obras, para atuarem como fiscais da sociedade de uma forma direta e efetiva. O conselheiro lembrou que o módulo Geo-Obras pode ser acessado a qualquer hora e lugar, bem como pode ser utilizado para denunciar ao TCE-MT, por meio de sua Ouvidoria, qualquer irregularidade observada em uma obra pública, seja em Cuiabá e Várzea Grande, quanto em qualquer um dos municípios do interior.

 

“O Geo-Obras Cidadão é para as pessoas, ele permite que o cidadão encaminhe vídeos e fotos ao Tribunal, denunciando as eventuais irregularidades, e nós vamos dar consequência a estas denúncias, levando-as às últimas consequências”, assegurou o conselheiro. Antonio Joaquim destacou ainda que o módulo Geo-Obras Cidadão, que está acessível no portal da Corte de Contas na internet, é um dos canais de participação do cidadão no processo de controle externo da gestão pública. Para o presidente do Tribunal, só com a efetiva participação da sociedade, a corrupção, o desperdício e a má qualidade dos serviços e obras públicas podem ser combatidos, reduzidos e mantidos dentro de patamares civilizados. “Não existem milagres nessa questão. Não existem salvadores da Pátria, o único caminho é a participação ativa da sociedade na política e na gestão pública por meio do voto, dos conselhos sociais setorais e com o uso de ferramentas como a que estamos oferecendo aos cidadãos mato-grossenses”, disse Antonio Joaquim.

Agência Phocus

Geo Obras

 

O evento de divulgação do Geo-Obras Cidadão foi uma iniciativa da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) do TCE-MT, sob gestão de Cassyra Vuolo. A apresentação teve dois pilares: divulgar a nova ferramenta de fiscalização criada e disponibilizada à população pelo TCE-MT, qualificando o público presente a utilizá-la, e reforçar junto à sociedade as informações sobre o novo modelo de fiscalização adotado pelo Tribunal de Contas na atual gestão do presidente Antonio Joaquim, que segue critérios de relevância, risco e materialidade. “Estamos estimulando o cidadão não apenas a conhecer os seus direitos, mas também a cumprir com o seu dever de exercer o controle social”, destacou Cassyra Vuolo.

 

 

Participaram ainda do evento representantes das instituições parceiras do Tribunal de Contas como o TJMT, TCU, CGU, Ministérios Público Federal e Estadual, Caixa Econômica Federal, UFMT, e várias entidades da sociedade civil organizada.

 

O que é o Geo-Obras Cidadão?

 

O módulo Geo-Obras Cidadão é um sistema original, inédito no Brasil, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE-MT a partir do Sistema Geo-Obras, criado em 2009, para atender aos auditores da Corte de Contas.

 

O Geo-Obras Cidadão apresenta uma interface intuitiva, de fácil operação pelo usuário, que pode acessar informações detalhadas sobre mais de 15 mil obras públicas cadastradas em seu banco de dados.

 

O módulo permite ainda que o cidadão internauta, por meio de tabletes, smartphones, notebooks ou computadores pessoais, localize qualquer obra por meio do Google Maps. O canal permite ainda o envio de fotos, filmes e documentos.

 

Comentários Facebook
Propaganda

politica gestao

Você está vivo? O INSS duvida e você tem até sexta-feira para provar o contrário

Publicados

em

Termina na próxima sexta-feira (31) o prazo para aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Executivo federal que não realizaram a prova de vida entre janeiro de 2020 a setembro de 2021 comprovarem vida.

A obrigatoriedade da prova de vida estava suspensa, como medida de prevenção ao contágio pela Covid-19, mas voltou a ser exigida a partir de outubro de 2021.

Segundo a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, para realizar a prova de vida, os aposentados, pensionistas e anistiados devem comparecer presencialmente a uma agência do banco onde recebem o pagamento, munidos de documento de identificação com foto

Prova de vida digital – Também é possível realizar a prova de vida digital. Para isso é necessário ter a biometria (identificação digital) já cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

No celular, é necessário instalar o aplicativo gov.br, por meio do qual é realizada a validação facial. O acompanhamento da situação da prova de vida, assim como a obtenção do seu comprovante e notificações para lembrar o prazo da realização são realizados pelo aplicativo SouGOV.BR, desenvolvido exclusivamente para servidores ativos, aposentados e pensionistas da Administração Pública Federal.

Independentemente do canal em que realizou a prova de vida, o beneficiário pode consultar sua situação pelo aplicativo SouGOV.BR, disponível nas lojas Google Play e App Store ou pelo computador.

Com informações da Agência Brasil

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana