Cuiabá

Estudantes da ECIMC Prof.ª Maria Dimpina Lobo Duarte participam da quarta visita guiada ao legislativo municipal

Publicados

em

Estudantes da Escola Cívico-Militar Cuiabana (ECIMC) Prof.ª Maria Dimpina Lobo Duarte visitaram nesta quinta-feira (23), a Câmara Municipal de Cuiabá. Participaram da quarta visita guiada do Projeto Cuiabaninhos, 34 estudantes do 9º Ano da unidade educacional. A iniciativa do Núcleo da Escola do Legislativo é realizada em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O Projeto tem como objetivo apresentar aos estudantes do Ensino Fundamental como funciona a Casa de Leis. O projeto funciona desde 2019 e foi retomado em abril deste ano, após o período de pandemia da COVID 19. Por meio da iniciativa, 139 estudantes das Escolas Municipais de Educação Básica Prof. Ranulpho Paes de Barros, do bairro Santa Izabel; Senador Darcy Ribeiro, do Jardim Industriário I; e Dejani Ribeiro de Campos, do Jardim Vitória, já participaram da visita guiada.

Os estudantes da ECIMC Prof.ª Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada no bairro Coxipó da Ponte, na capital, foram acompanhados de um professor, o monitor Sgt. Marcílio Alves de Almeida, o assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Edmilson Moraes, e servidores da Secretaria de Ações Institucionais do Poder Legislativo.

Os alunos conheceram o marco geodésico da América do Sul onde está o Obelisco na Praça Moreira Cabral, a história da Câmara Municipal de Cuiabá e as suas instalações. Depois participam de uma palestra sobre o Poder Legislativo, no auditório Ana Maria Couto, e terminam a visita no Plenário das Deliberações Paulo de Campos Borges, onde foram recebidos pelo presidente da Casa, o vereador Juca do Guarana Filho, e outros vereadores.

O Sgt. Marcílio Alves de Almeida falou sobre a iniciativa. “É um Projeto importante para todos nós, professores, monitores e estudantes e fortalece o processo de construção da cidadania”, destacou.

O assessor pedagógico da Secretaria de Educação, Edmilson Moraes, parabenizou a iniciativa e disse que no segundo semestre, outras unidades estarão participando. “Devido ao recesso escolar e o recesso da Câmara Municipal o Projeto será suspenso. Mas, já estamos em tratativas com o legislativo municipal e em agosto, o Projeto Cuiabaninhos será retomado, para dar oportunidade aos estudantes dos 8º e 9º Anos, das escolas do  campo, de visitarem a Casa de Leis”, disse ele.

A estudante do 9º Ano Nathaly Lombardi da Silva Pinto, 15 anos, destacou o papel importante da iniciativa na Educação Política dos jovens. “O Projeto nos faz refletir na importância do legislativo, na vida da cidade. Conhecer a sua estrutura e funcionamento nos ajuda na escolha dos nossos representantes e a importância do trabalho realizado pelos vereadores para o desenvolvimento da nossa cidade. Este é um espaço de voz também para os jovens”, disse ela.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta sobre documentos obrigatórios para inscrições do Condomínio Águas do Cerrado

Publicados

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta para a documentação obrigatória para efetuar inscrições do Condomínio Águas do Cerrado que serão do dia 22 de agosto a 22 de outubro. É imprescindível que os interessados, que fizeram o agendamento, compareçam no dia e hora marcados, no Departamento de Habitação, na avenida Mato Grosso, na rotatória da Rosa Mística, bairro Jardim das Palmeiras.

No ato da inscrição, o não cumprimento das obrigatoriedades ou a falta de qualquer documento exigido no edital implicará na NÃO realização da inscrição.

Para a inscrição, a documentação ORIGINAL obrigatória, é RG e CPF ou CNH válida, comprovante de estado civil – Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou Certidão de Casamento com Averbação do Divórcio – conforme for o caso, comprovante de endereço atualizado e no nome do proponente (conta de água, energia, fatura de cartão de crédito, fatura de internet), comprovante de renda atualizado – renda familiar de R$ 2 mil a R$ 7 mil (três últimos holerites), ou declaração de Imposto de Renda do último exercício, comprovante de tempo de moradia, conforme consta no edital; se for PcD, apresentar laudo médico que comprova a situação.

Como parte dos critérios, os interessados não podem possuir restrições no CPF. É obrigatório que todos os componentes (irmão, cônjuge – união estável, pai, filho, etc), que comprovem a renda junto com o interessado, compareçam de forma presencial no dia da inscrição, portando todos os mesmos documentos legíveis e originais, conforme citado no edital.

Importante salientar que a realização da inscrição e a classificação do candidato no programa não garante a aprovação de crédito perante o agente financeiro, visto que é necessário o preenchimento de critérios da instituição financeira operadora e do programa do Governo Federal Casa Verde e Amarela.

Para aqueles que tiveram restrições no cumprimento das obrigatoriedades e não conseguiram finalizar sua inscrição, se ainda houver interesse do candidato/proponente, tendo o período para agendamento de inscrição encerrado, será realizado um novo agendamento para data final do período de inscrição, após atendimento de todos os previamente agendados.

Se no reagendamento ainda faltar documento, apresentar documentação ilegível ou possuir restrição financeira no CPF, não será mais possível fazer inscrição, pois o reagendamento será feito apenas uma única vez.

O agendamento on-line e presencial do Condomínio Águas do Cerrado, que é uma etapa obrigatória do projeto, segue até o dia 21 de agosto. Presencialmente, o agendamento é feito no Departamento de Habitação. E pelo site, é preciso preencher o CPF e a data de nascimento, sendo direcionado a uma página onde terá que escolher a data e o horário para fazer a inscrição. O link é: http://habitacao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/agendamento.

Fonte: Ascom Prefeitura Lucas do Rio Verde / Gabriela Corsino

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana