MULHER
Estudantes criam absorvente menstrual ecológico com custo baixíssimo


As estudantes Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, queriam criar um absorvente reutilizável. A ideia surgiu uma conversa com a mãe de Camily, que quando adolescente não tinha acesso aos absorventes higiênicos durante a menstruação.
A situação vivida pela mãe da estudante atinge hoje cerca de 4 milhões de pessoas que menstruam no Brasil e hoje é chamado pobreza menstrual. O problema inclui a falta de produtos adequados de higiene durante a menstruação, mas também está relacionado à falta de acesso à água, saneamento básico e desigualdade social.
Segundo levantamento recente realizado sobre o tema no país , 28% das mulheres de baixa renda são afetadas diretamente pela pobreza menstrual e 30% conhecem alguém que é afetado.
De acordo com dados disponibilizados pela UNICEF, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Motivadas por essa realidade, as estudantes deram início ao projeto de criar absorventes reutilizáveis de baixíssimo custo.
Leia Também
O projeto se tornou um dos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) deste ano. O programa estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil. Os autores dos melhores projetos receberão cerca de 300 prêmios no Brasil e no exterior.
Os absorventes desenvolvidos pelas duas estudantes substituem o algodão por resíduos da agroindústria (fibra do caule da bananeira e do açaí de juçara); o bioplástico, que envolve o absorvente, é confeccionado com resíduos de cápsulas de medicamentos da indústria nutracêutica. O invólucro do produto é feito com retalhos de tecidos das costureiras locais.
Leia Também
Segundo Camily, o absorvente desenvolvido por Laura e ela possui absorção muito maior do que os produtos tradicionais. Além disso, o custo de produção é é 95%menor do que absorventes comuns. Cada um custa R$0,02 a unidade, já incluídos os custos diretos e indiretos da fabricação. “Não queremos parar por aí, nossa meta é criar uma cooperativa para a produção do absorvente”, diz a estudante.

MULHER
Gusttavo Lima lança GL Embaixador, perfume inspirado em sua trajetória


Gusttavo Lima não faz sucesso apenas como cantor sertanejo. Ele também é empreendedor e participa ativamente da gestão de sua carreira. Desde o início, sempre teve o desejo de traduzir sua história em produtos. Após o lançamento bem-sucedido de sua primeira bebida, no início deste ano, Gusttavo agora aposta no mercado de cuidados masculinos e lança GL Embaixador, perfume marcante e sofisticado, que conecta a ancestralidade, a força e o poder conquistados nas últimas décadas, com o selo de qualidade da suíça Givaudan, maior casa de perfumaria do mundo.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
É neste cenário nostálgico que é possível adentrar ao sentir a essência do GL Embaixador: “Eu queria que esse cheiro lembrasse a terra molhada do interior, a lenha queimada e todas as especiarias que sempre fizeram parte da nossa rotina”, explica o cantor. Hernan Figoli, perfumista da Givaudan responsável por essa alquimia ainda completa: “A jornada sensorial deste produto passa por um amadeirado oriental, quente e sofisticado, que traduz a virilidade do artista, uma de suas principais características. As notas doces de âmbar refletem elegância e sedução”.
Gusttavo já tinha em seu imaginário qual seria o resultado ideal para esse produto, não só na escolha de ingredientes que conseguissem traduzir todas suas memórias, mas também na definição de uma empresa ambientalmente responsável, que imprimisse a qualidade e a elegância esperada por ele.
A pesquisa e desenvolvimento do perfume se deu por diversas etapas até chegar na combinação perfeita do GL Embaixador. A escolha do segmento também não foi acidental: como homem de negócios, Gusttavo apostou na crescente do mercado de beleza masculino e, também, no fato de o Brasil ser o maior mercado de perfumes do mundo, decidindo assim unir o desejo do público por fragrâncias de qualidade com seu desejo pessoal de transpor toda sua história inspiradora em produtos.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
A expectativa é que o perfume se torne um grande sucesso de vendas, oferecendo ao público uma experiência olfativa que remeta à história desse grande ídolo nacional e dê início à uma linha de cuidados pessoais masculinos com produtos para a barba, o cabelo e o corpo. Quem quiser adquirir já pode se cadastrar no site a partir desta quinta-feira (18), data de início da pré-venda.
Fonte: IG Mulher
-
METEOROLOGIA3 dias atrás
Tire os casacos do guarda-roupas e se prepare, vem aí mais uma frente fria
-
HOMOFOBIA6 dias atrás
Palhaço de rodeio diz que “a maior tristeza é ter um filho viado e não poder matar” e causa revolta na internet; veja o vídeo
-
cultura6 dias atrás
Sesc celebra Dia dos Pais com samba, gincanas e roda de conversa
-
cultura5 dias atrás
Artesanato do Centro-Oeste compõe exposição no Rio; rede de Mato Grosso faz sucesso
-
SUA SAÚDE AQUI7 dias atrás
Frio abaixo de 14 graus aumenta ocorrência de infarto e AVC. Saiba se proteger
-
artigos6 dias atrás
Fraturas em crianças
-
POLÍCIA3 dias atrás
Homem é assassinado com vários tiros perto de bar
-
POLÍCIA5 dias atrás
Jovem é assassinado no interior de Mato Grosso com três tiros na cabeça