MULHER

Estudantes criam absorvente menstrual ecológico com custo baixíssimo

Publicados

em


source
Projeto é um dos destaques da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências
Divulgação

Projeto é um dos destaques da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências

As estudantes Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, queriam criar um absorvente reutilizável. A ideia surgiu uma conversa com a mãe de Camily, que quando adolescente não tinha acesso aos absorventes higiênicos durante a menstruação. 

A situação vivida pela mãe da estudante atinge hoje cerca de 4 milhões de pessoas que menstruam no Brasil e hoje é chamado pobreza menstrual. O problema inclui a falta de produtos adequados de higiene durante a menstruação, mas também está relacionado à falta de acesso à água, saneamento básico e desigualdade social.

Segundo levantamento recente realizado sobre o tema no país , 28% das mulheres de baixa renda são afetadas diretamente pela pobreza menstrual e 30% conhecem alguém que é afetado. 

De acordo com dados disponibilizados pela  UNICEF, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Motivadas por essa realidade, as estudantes deram início ao projeto de criar absorventes reutilizáveis de baixíssimo custo.

Leia Também

O projeto se tornou um dos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) deste ano. O programa estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil. Os autores dos melhores projetos receberão cerca de 300 prêmios no Brasil e no exterior. 

Os absorventes desenvolvidos pelas duas estudantes substituem o algodão por resíduos da agroindústria (fibra do caule da bananeira e do açaí de juçara); o bioplástico, que envolve o absorvente, é confeccionado com resíduos de cápsulas de medicamentos da indústria nutracêutica. O invólucro do produto é feito com retalhos de tecidos das costureiras locais.

Leia Também

Segundo Camily, o absorvente desenvolvido por Laura e ela possui absorção muito maior do que os produtos tradicionais. Além disso, o custo de produção é é 95%menor do que absorventes comuns. Cada um custa R$0,02 a unidade, já incluídos os custos diretos e indiretos da fabricação. “Não queremos parar por aí, nossa meta é criar uma cooperativa para a produção do absorvente”, diz a estudante.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

Gusttavo Lima lança GL Embaixador, perfume inspirado em sua trajetória

Publicados

em

Gusttavo Lima agora tem linha de perfume
Divulgação

Gusttavo Lima agora tem linha de perfume

Gusttavo Lima não faz sucesso apenas como cantor sertanejo. Ele também é empreendedor e  participa ativamente da gestão de sua carreira. Desde o início,  sempre teve o desejo de traduzir sua história em produtos. Após o lançamento bem-sucedido de sua primeira bebida, no início deste ano, Gusttavo agora aposta no mercado de cuidados masculinos e lança GL Embaixador, perfume marcante e sofisticado, que conecta a ancestralidade, a força e o poder conquistados nas últimas décadas, com o selo de qualidade da suíça Givaudan, maior casa de perfumaria do mundo.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!  

É neste cenário nostálgico que é possível adentrar ao sentir a essência do GL Embaixador: “Eu queria que esse cheiro lembrasse a terra molhada do interior, a lenha queimada e todas as especiarias que sempre fizeram parte da nossa rotina”, explica o cantor. Hernan Figoli, perfumista da Givaudan responsável por essa alquimia ainda completa: “A jornada sensorial deste produto passa por um amadeirado oriental, quente e sofisticado, que traduz a virilidade do artista, uma de suas principais características. As notas doces de âmbar refletem elegância e sedução”.

Gusttavo já tinha em seu imaginário qual seria o resultado ideal para esse produto, não só na escolha de ingredientes que conseguissem traduzir todas suas memórias, mas também na definição de uma empresa ambientalmente responsável, que imprimisse a qualidade e a elegância esperada por ele. 

A pesquisa e desenvolvimento do perfume se deu por diversas etapas até chegar na combinação perfeita do GL Embaixador. A escolha do segmento também não foi acidental: como homem de negócios, Gusttavo apostou na crescente do mercado de beleza masculino e, também, no fato de o Brasil ser o maior mercado de perfumes do mundo, decidindo assim unir o desejo do público por fragrâncias de qualidade com seu desejo pessoal de transpor toda sua história inspiradora em produtos. 

 Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

A expectativa é que o perfume se torne um grande sucesso de vendas, oferecendo ao público uma experiência olfativa que remeta à história desse grande ídolo nacional e dê início à uma linha de cuidados pessoais masculinos com produtos para a barba, o cabelo e o corpo. Quem quiser adquirir já pode se cadastrar no  site a partir desta quinta-feira (18), data de início da pré-venda.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana