Educação

Estudante já pode entrar com recurso contra isenção do Enem negada

Publicados

em


Está aberto o prazo de apresentação de recursos para aqueles que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 negado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o instituto, os recursos devem ser apresentados até a próxima sexta-feira (29), data em que se encerra, também, o período para apresentação das justificativas de ausência na edição anterior.

Os resultados dos pedidos de isenção, bem como daqueles que não fizeram a prova, apesar de terem conseguido a isenção para o Enem 2021 foram publicados pelo Inep no dia 22. Eles foram disponibilizados na Página do Participante. É também por meio dessa página que a formalização do recurso deve ser apresentado. Para acessá-la, clique aqui. Os resultados das análises dos recursos para pedido de isenção serão divulgados dia 6 de maio.

“Para justificar a ausência, o participante precisa observar a opção escolhida como motivo da falta, conforme anexo I do Edital n.º 14/2022, e anexar a documentação correspondente. No caso do participante que teve a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 reprovada pelo Inep, é também necessário enviar a documentação que comprove a situação de solicitação de isenção, conforme listado no anexo II do edital. Os documentos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB”, informou, por meio de nota, o Inep.

Puderam entrar com solicitação de isenção os que estão no último ano em escola pública, que fizeram todo o ensino médio em instituições públicas ou que cursaram o ensino médio como bolsistas integrais em escolas privadas.

Renda

Outra condição é que a família tenha renda per capita [renda por cabeça] menor do que o valor equivalente a um salário mínimo e meio. Têm direito também os alunos de famílias inscritas no Cadastro Único de programas sociais do governo federal.

A concessão da isenção ou a aceitação da justificativa de ausência não garantem inscrição na prova. O aluno nessas situações deve realizar a inscrição na página do participante, de acordo com os requisitos apresentados no site do Inep.

Edição: Valéria Aguiar

Comentários Facebook
Propaganda

Educação

Bibliotecas municipais de São Paulo recebem mostra Ideogramas Sonoros

Publicados

em

Três bibliotecas municipais na cidade de São Paulo recebem a partir de hoje (15) até o dia 30 de setembro a mostra Ideogramas Sonoros: novos caminhos entre as linguagens. A exposição reúne 27 obras e poemas da artista e jornalista Priscila Asche, além de músicas originais do compositor Fabio Guimarães. As instalações estarão na Biblioteca Pública Municipal Alceu Amoroso Lima, na Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa e na Biblioteca Pública Municipal Affonso Taunay.

A mostra busca ampliar a percepção cotidiana da escrita, da leitura e da música como forma de incentivar o exercício da liberdade de expressão, do pensamento e da imaginação por meio da tecnologia para entrelaçar diferentes linguagens e proporcionar uma experiência imersiva do público com a arte visual, sonora e literária.

Segundo a secretaria municipal de Cultura de São Paulo, as três instalações são diferentes e foram projetadas para melhor se adequar à estrutura oferecida e à temática abordada em cada biblioteca. “Telas, livros suspensos e painéis se tornam obras interativas que ganham sonoridade por meio do uso de uma plataforma digital acessada pelo celular no momento de encontro do público com os trabalhos expostos”, diz a secretaria.

A exibição nas bibliotecas se baseia na ideia de que o espaço é um local historicamente associado ao direito à educação, ao conhecimento, aprendizado e à informação. “Ademais, o projeto convida o visitante para repensar o uso desses espaços uma vez que é constante a queda da frequência de jovens em bibliotecas”, ressalta a organização.

A Biblioteca Pública Municipal Alceu Amoroso Lima fica na Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros e o horário de funcionamento é de segunda a sexta das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 17h; a Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa está na Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana e está aberta de segunda a sexta das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 17h; e a Biblioteca Pública Municipal Affonso Taunay fica na Rua Taquari, 549 – Mooca, aberta de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados das 10h às 17h. Em todas, a entrada é gratuita.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: EBC Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana