BRASIL E MUNDO
Estados Unidos deve acolher até 100 mil refugiados ucranianos


Os Estados Unidos pretendem acolher até 100 mil ucranianos que fogem da guerra iniciada pela Rússia , informam as emissoras “CNN” e “NBC” nesta quinta-feira (24). O anúncio formal do acolhimento deve ser feito pelo presidente Joe Biden durante a sua visita à Polônia nesta semana.
Conforme funcionários informaram à “NBC”, a prioridade será acolher pessoas que já tenham parentes vivendo em cidades norte-americanas. Para permitir o acolhimento mais acelerado, pode ser ativado novamente o mecanismo de “condição humanitária”, que foi usado para acelerar o processo de aceitação dos afegãos que fugiram do país após a retomada do poder do Talibã no ano passado.
Conforme dados oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU), o número de pessoas que fugiram nos 29 dias de guerra já se aproxima dos 3,7 milhões – mais precisamente, 3.674.952.
Desse valor, a maior parte das pessoas atravessou a fronteira com a Polônia, a mais extensa do país com cerca de 500 quilômetros, somando pouco mais de 2,1 milhões. Outros 563,5 mil foram para a Romênia; 374 mil para a Moldávia; 330,8 mil para a Hungria; 271,2 mil para Rússia; 260,2 mil Eslováquia; e 5,5 mil para Belarus.
Leia Também
A ONU ainda calcula que cerca de 10 milhões dos 40 milhões de moradores do país deixaram suas cidades, sendo que a imensa maioria optou por fugir para outras áreas da Ucrânia, os chamados deslocados internos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informou que mais da metade das crianças ucranianas foram obrigadas a deixar suas casas. Ao todo, o país tinha 7,5 milhões de crianças e adolescentes dos quais 4,3 milhões precisaram fugir. Desses, mais de 1,8 milhão já atravessou as fronteiras para ir para outras nações.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

BRASIL E MUNDO
Aplicativo já permite realizar compras públicas de forma 100% digital

Acesso fácil e eficiente para que os empreendedores participem das compras públicas do Governo Federal por meio de tablet e celular, com todo o processo 100% digital na modalidade dispensa de licitação. É o que traz o aplicativo Compras.gov.br. A ferramenta totalmente digital torna o processo mais ágil e prático e é mais um passo da desburocratização e transformação digital do Governo Federal.
O Compras.gov.br foi desenvolvido pelo Ministério da Economia em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e passou por atualização. Em maio deste ano, a funcionalidade de apresentação de propostas foi implementada no aplicativo Compras.gov.br.
“A nova versão do aplicativo Compras.gov.br permite que o processo de compra na modalidade dispensa de licitação seja feito de forma 100% digital, em dispositivos móveis. Isso faz com que empresas pequenas e mesmo pessoas físicas possam atuar como fornecedores do Governo de forma mais facilitada. Isso aumenta a competitividade e diminui o custo de aquisição do Governo Federal, gerando economia para os cofres públicos”, disse o Secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Castelliano.
Na última semana, o sistema registrou os primeiros vencedores que realizaram o processo de compra pública 100% no aplicativo. De acordo com o Ministério da Economia, a partir do segundo semestre deste ano, o fornecedor poderá participar também da etapa de lances para dispensa eletrônica.
O Compras.gov.br aproxima empreendedores e empresas de todos os portes do mercado das compras públicas que, em 2021, movimentou cerca de R$ 150 bilhões. É possível receber diariamente as oportunidades de licitações disponíveis. Após o cadastro, o licitante recebe as notificações do certame que está participando, como avisos, esclarecimentos e os eventos do processo, como homologação de item e convocação.
A empresária Tatiane Reis é proprietária de um bar e mercearia em Ribeirão Pires, interior de São Paulo. Por 30 anos, o pai dela esteve à frente do negócio e há 3 anos passou o bastão para Tatiane que segue com o empreendimento com a ajuda da filha e do marido. A família resolveu inovar para dar novo fôlego ao negócio.
“Resolvemos inovar e encontramos o ramo de licitações públicas. Foi algo prático, cadastramos nossa empresa e, com um friozinho na barriga, fomos participar da primeira dispensa eletrônica e fomos campeões. Foi algo que nos destravou para esse ramo e agora estamos participando de outras dispensas. Vamos estudar, buscar conhecimento, nosso sonho e desejo é participar de outros pregões e licitações maiores”, contou Tatiane Reis.
Como participar
Os interessados em vender para a administração pública precisam de somente três passos para se credenciar no sistema de compras do Governo Federal: fazer o download do aplicativo que está disponível para Android e IOS, entrar com o login utilizando as credenciais do gov.br e inserir o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF). Uma vez credenciado, já é possível participar.
[LINK Compras.gov.br: https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/conheca-o-compras/aplicativo-compras]
-
artigos4 dias atrás
Caminhos para a prosperidade
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrás
Ao ser preso pela PF, pastor afirmou que iria ‘destruir todo mundo’
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Menino de 5 anos morre ao ser deixado pela mãe no carro em dia de 38ºC
-
mato grosso5 dias atrás
Politec identifica uma das vítima fatais de acidente entre caminhões
-
temperaturas6 dias atrás
Inverno começou e promete ser seco e gelado em Mato Grosso
-
mato grosso6 dias atrás
Morre o jornalista Eraldo Lima
-
POLÍCIA5 dias atrás
Polícia prende servidor que utilizava do cargo para abusar sexualmente de menores carentes
-
SUA SAÚDE AQUI6 dias atrás
Atenção: ELA mata em até 5 anos