mato grosso

Estado vistoria Baía de Chacororé e identifica intervenções para mitigar seca

Publicados

em


Uma comitiva do Governo de Mato Grosso identificou os pontos que necessitam de intervenção para assegurar o fluxo das águas da Baía de Chacororé, localizada em Barão de Melgaço (113km de Cuiabá). A vistoria foi realizada nesta sexta-feira (15) por representantes das secretarias de Meio Ambiente, Infraestutura e Logística, e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A equipe percorreu cada um dos pontos de entrada de água na região de Chacororé e identificou ao menos sete aterros em locais indevidos que interrompem a passagem da água pelos corixos – canais de água que ligam rios à baía. Além da verificação por terra, técnicos da Sinfra utilizaram drones para acompanhar o curso dos rios e captar imagens e interrupções do fluxo da água.

Após a visita, o Estado irá solicitar apoio do Ministério Público para possibilitar ações em áreas particulares, e a responsabilização por irregularidades encontradas.

“O que estiver ao alcance do Estado nós vamos fazer o mais breve possível em uma força tarefa entre diversos órgãos. Vamos solicitar audiência com o MP para elaborarmos uma agenda conjunta de ações, visto que alguns pontos de intervenção estão dentro de propriedades privadas, e precisaríamos de autorização para realizar as ações necessárias”, explica o secretário Executivo da Sema, Alex Marega. 

A seca severa do último ano também é um fator importante para que o nível da água esteja abaixo do esperado, apesar disso, o nível das chuvas já começa a encher a baía. Nesta época, a área alagada deveria ter em média 11 mil hectares, no entanto, é possível ver vegetação onde a paisagem deveria ser um espelho d’água. 

“Quando a gente chega na Baía, percebemos que não é só por causa das irregularidades que o local está nesta situação. A área está com água abaixo da média que costuma ter nas outras épocas do ano. Vemos que a seca deste ano é uma das principais causas”, afirma o secretário executivo. 

O engenheiro e professor aposentado Rubem Mauro conta que conhece o Pantanal há décadas, e viu a biodiversidade do local se alterar, e a situação do esvaziamento da Baía de Chacororé se agravar no último ano. Ele percorreu a localidade representando a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia. 

“Estou otimista porque estou vendo uma mobilização de todo o governo, não só da Sinfra, como da Sema. Estava faltando essa visão do que é o Pantanal, e das coisas que precisavam ser feitas”, comentou o professor.

O superintendente de obras da Sinfra, Zenildo de Castro, aponta que a secretaria já está trabalhando desde novembro do ano passado na reconstrução de uma barragem, com pedras e areia, o que deve diminuir a vazão da água e contribuir com a preservação da Baía. 

“O Governo do Estado vai recuperar parte da Baía que sofreu erosão e foi feito um trabalho lá atrás, em 2010, para levantar a barragem com pedra. Começamos no ano passado um trabalho de limpeza da estrada que dá acesso a esse local e queremos dar novamente esse suporte. Vamos fazer também um relatório detalhado com tudo o que vimos in loco para determinar quais outras ações nós vamos executar”, acrescenta o engenheiro.
 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Primeira edição do Literarte abordará obras de Manoel de Barros e Zuma

Publicados

em


A primeira edição do Clube de Leitura Literarte será realizada no próximo sábado (27.02), no Bairro Dr. Fábio, em Cuiabá. De acordo com o organizador do evento, Phelipe Moraes, o Literarte surge para “reaquecer o sentimento e proximidade com o saber, através da literatura, música, e outras expressões artísticas”.

Com o intuito de valorizar a cultura regional, a primeira edição do Liderart terá como tema as obras do poeta cuiabano Manoel de Barros, e da musicista Zuma. A programação inclui palestra, dinâmica em grupo, apresentação musical, oficina de redação, exposição de livros.

O projeto foi contemplado pelo Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O evento é gratuito, voltado para jovens e adultos. Os interessados podem se inscrever AQUI. Os participantes receberão um kit contendo camiseta, máscara, livro e outros brindes.

De acordo com a organização do evento, o espaço é amplo e será respeitado o distanciamento entre os participantes, também será disponibilizado álccol em gel para higienização das mãos. O projeto conta com a colaboração de músicos, pedagogos e produtores culturais.

Moraes afirma que o projeto pode contribuir com a comunidade escolar e deseja manter encontros periódicos com a proposta de valorizar a cultura local. “Espero criar e formar um grupo sustentável, que através da literatura e música possa aprimorar a leitura, vocabulário, construção textual e aprendizado de conteúdos e temas relevantes para discussões em bairros onde há vulnerabilidade social”.

Serviço

1º Clube de Leitura Literarte – Edição Dr. Fábio

Local: Espaço Art Festas

Data: 27/02/2021 (sábado)

Horário: 17h

Local: Rua Ayrton Senna, 14 – Dr. Fábio – Cuiabá – MT

Inscrição: CLIQUE AQUI

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana