AGRO & NEGÓCIO

Especialistas vão discutir novidades e alternativas em sistemas integrados de produção

Publicados

em


Simpósio de ILPF começa nesta quarta-feira com painel focado em novos mercados, baixo carbono e serviços ambientais   

O VII Simpósio de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) do estado de São Paulo será nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16), no formato virtual.

Esta edição é mais uma oportunidade para discutir as principais metodologias, inovações e soluções para sistemas de produção integrados.

O objetivo dos organizadores, Embrapa Pecuária Sudeste e Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (GELQ – Esalq/USP), é aumentar a adoção e o adequado manejo da ILP e da ILPF por meio do acesso a informações e conhecimentos.

De acordo com o pesquisador Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste, são dois painéis. No primeiro dia, o eixo central do painel será nas inovações em ILPF. Já no segundo, o foco vai ser em alternativas para o melhor manejo desses sistemas de produção.

Entre os temas que serão tratados pelos especialistas, estão: pecuária de baixo carbono, efeito “poupa terra”, indicadores de saúde do solo em ILPF, novos mercados, serviços ambientais e o papel do técnico na implantação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

No vídeo abaixo, Bernardi fala um pouco sobre os serviços ambientais promovidos pelos sistemas de integração. Assunto que será debatido nesta quarta-feira no evento. Confira:

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Propaganda

AGRO & NEGÓCIO

Embrapa lança nova edição de publicação sobre calagem e adubação de fruteiras e mandioca

Publicados

em


Acaba de ser lançada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a segunda edição do livro “Recomendações de calagem e adubação para abacaxi, acerola, banana, citros, mamão, mandioca, manga e maracujá”.
A pesquisadora Ana Lúcia Borges, editora técnica do livro, conta a origem da publicação: “Normalmente, os Estados da Federação têm seus manuais de recomendação de calagem e adubação contendo as tabelas de recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes. Como o estado da Bahia não atualiza o seu manual desde 1989, a equipe de solos da Unidade sentiu a necessidade de sistematizar as informações para as recomendações de calagem e adubação para as culturas pesquisadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, correspondendo a sete fruteiras e mandioca.  
Assim, em 2009, foi publicada a primeira edição do livro, sendo esta a contribuição da Embrapa para o estado da Bahia para a atualização do “Manual de recomendação de calagem e adubação para o estado”. O objetivo do livro foi promover a fertilização correta das culturas com base nas suas necessidades e nos teores de nutrientes no solo e na planta. Doze anos após a primeira edição, devido aos novos resultados de pesquisa e ao desenvolvimento de novas variedades com suas recomendações de adubação específicas, foi disponibilizada a segunda edição, atualizada e ampliada.

Conteúdo
Destinada a agricultores, agentes de assistência técnica, estudantes, professores e pesquisadores, a publicação foi escrita por parte do corpo técnico e pesquisadores aposentados da Embrapa Mandioca e Fruticultura, pesquisadores da Embrapa Agricultura Digital e Embrapa Agrobiologia e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Em relação à primeira edição, o livro traz novas tabelas de recomendação de adubação, por exemplo, para variedades de abacaxi e banana, e três novos capítulos: “Aptidão agrícola do solo”, “Riscos climáticos” e “Fertilizantes minerais, orgânicos e organominerais”. A publicação pode ser baixada gratuitamente em https://bit.ly/3wZPCxx

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana