economia

Especialista dá dicas de como abrir e expandir seu próprio negócio

Publicados

em

source
Especialista aconselha empreendedores
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Especialista aconselha empreendedores

Você já pensou em abrir seu próprio negócio mas não sabe por onde começar? Para Fabrizio Gueratto, financista do 1Bilhão Educação Financeira, a melhor forma de ganhar dinheiro é resolvendo problemas existentes na sociedade. Em live do portal iG nesta terça-feira (21), o especialista deu dicas de como abrir e expandir o seu próprio negócio.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

“Eu preciso saber onde tem uma dor, uma necessidade, e como o que eu faço resolve essa dor. A gente ganha dinheiro resolvendo problemas”, afirma Gueratto.

4 passos para seguir antes de empreender

Antes de dar o pontapé inicial para empreender, porém, o especialista afirma que é necessário seguir quatro passos iniciais:

  1. Consumir conteúdo: seja através de livros, filmes, séries, cursos ou vídeos na internet, é essencial aprender sobre empreendedorismo antes de decidir empreender;
  2. Conviver com empreendedores: construir networking é parte importante do processo;
  3. Estudar o mercado: entender de que forma seu serviço ou produto pode auxiliar a sociedade é essencial;
  4. Estudar sobre marketing digital: para Fabrizio, “o mais conhecido vence o melhor” e, por isso, é importante saber divulgar sua marca.

“As pessoas pensam que empreender é abrir um negócio, mas o empreendedorismo começa na cabeça”, comenta o financista.

Já tenho meu pequeno negócio, como crescer?

Para quem já tem seu próprio negócio e está querendo crescer, a dica de Fabrizio é apostar nas redes sociais. “Hoje, não tem mais como você ser empreendedor e não estar produzindo conteúdo”, afirma.

Segundo ele, é essencial mostrar sua marca na internet, seja de qual área for o seu negócio. O unvierso digital também permite que a empresa cresça sem que necessariamente haja um investimento em estrutura. “Nas redes sociais, eu consigo atingir muitas pessoas sem crescer a minha estrutura na mesma proporção. Não importa o serviço que você faça ou o produto que você venda, se você estiver na internet produzindo conteúdo, a chance de você ter sucesso e se destacar da concorrência aumenta exponencialmente”, aconselha.

Para conferir essas e outras dicas, acompanhe o programa na íntegra no YouTube ou em podcast:



Comentários Facebook
Propaganda

economia

O que esperar do 5G no varejo? Tecnologia promete revolucionar o setor

Publicados

em

O que esperar do 5G no varejo? Tecnologia promete revolucionar o setor
Divulgação

O que esperar do 5G no varejo? Tecnologia promete revolucionar o setor

Sinônimo de inovação, a chegada do 5G ao Brasil promete revolucionar o varejo e as relações sociais.  Já disponível em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo, a expectativa é que a tecnologia esteja em todas as capitais brasileiras até o final deste ano. Mais do que velocidade de navegação, o 5G promete transformar as experiências de compra, que serão mais completas, diferenciadas e eficientes.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Segundo o relatório da EMIS, plataforma digital do Grupo ISI Emerging Markets, estima-se um aumento de 3,8% nas vendas do varejo brasileiro em 2022. Esta perspectiva já é realidade para a China, que além de liderar a corrida de implantação do 5G, aumentou 4,9% das suas vendas em outubro de 2021.

“Realidade virtual, lives commerce , metaverso e muitas outras tecnologias serão facilitadas com o 5G. É a hora dos executivos se atentarem às tendências e possibilidades que dão match com o seu público-alvo. Por isso, traçar caminhos estratégicos e inovadores para cada negócio é crucial neste momento, afinal o 5G traz benefícios para todos”, afirma Jefferson Araújo, CEO da Showkase, plataforma de vendas online.

Há quem diga que o 5G mudará o jeito de se fazer varejo no Brasil. Ampliar o uso da inteligência artificial (IA) e da internet das coisas (IoT), isto é, dos produtos interconectados também está no radar. Com isso, o consumidor que está cada vez mais exigente e imediatista, além de uma experiência de compra mais completa, poderá ter um consumo ainda mais eficiente. Por outro lado, os varejistas terão novas oportunidades e facilidades, inclusive em etapas burocráticas como o pagamento.

Mas, afinal, o que esperar da tecnologia 5G? O executivo listou abaixo três avanços significativos para o varejo brasileiro:

Fidelidade à marca

Inovação, qualidade e agilidade são premissas para o 5G. A tecnologia possibilitará que o atendimento automatizado ganhe ainda mais espaço no dia a dia do cliente. A partir da implementação de soluções como IoT e IA, será possível coletar dados dos usuários, identificar demandas e proporcionar experiências personalizadas.

“O 5G possibilita uma coleta mais veloz e em maior volume, capaz de otimizar a experiência do cliente durante toda sua jornada de compra. Mapear hábitos e padrão de consumo é essencial para uma experiência mais assertiva. Estes dados são valiosos para mais do que ampliar os lucros da empresa, aumentar a fidelidade à marca”, explica Araújo.

Automatização dos processos

Com a chegada do 5G, o machine learning – ramo da inteligência artificial (IA) que reconhece padrões ou a capacidade de aprender continuamente ou fazer previsões com base em dados – também se beneficia e, consequentemente, traz avanços significativos para o varejo.

A tecnologia, além de apoiar estratégias de segurança, automatiza pagamentos e aprimora a performance nas operações, a exemplo da gestão dos funcionários, estoque e logística. “Os clientes terão os prazos de entrega mais atualizados e rastreados em tempo real. Embora esta tecnologia já exista, nem sempre há um funcionamento sem atrasos. Em resumo, o 5G traz maior estabilidade e velocidade aos processos que já existem”, destaca o executivo.

Presença digital e omnichannel

O comércio eletrônico registou um crescimento significativo nos últimos meses: 12,59% no primeiro trimestre de 2022, aponta índice do MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.

De acordo com Jefferson Araújo, diante desse boom do e-commerce, os empresários precisam estar cada vez mais atentos às estratégias multicanais disponíveis para o varejo. O 5G promete acelerar as soluções em omnichannel , possibilitando assim que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e ofereça uma experiência personalizada para o cliente. “Hoje, o omnichannel é o caminho mais promissor para os resultados do varejo”, complementa o CEO.


Fonte: IG ECONOMIA

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana