cultura

Escultura de Dias-Pino voltará para Praça 8 Abril com mural em homenagem a Adir Sodré

Publicados

em

Escultura do artista, Dias-Pino

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer vai devolver ao local de origem, na praça 8 de Abril, a escultura de Wlademir Dias-Pino totalmente restaurada. Também será pintado um novo mural em homenagem póstuma ao artista plástico adir Sodré. A ação será realizada em parceria com a Empresa Cuiabana de Limpeza e Serviços Urbanos (Limpurb).

Adir Sodre

“A praça 8 de abril, com duas grandes obras que são símbolo da alma cuiabana, serão devolvidas para a sociedade. A escultura de Dias-Pino retornará à praça e o artista Lusitam, autorizado pela família de Adir Sodré, pintará novamente o mural em homenagem ao nosso grande artista. Todo o nosso respeito a identidade do nosso povo, a nossa cultura. Cuiabá merece”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Situada entre duas das avenidas mais movimentadas da cidade (Getúlio Vargas e Isaac Póvoas), a área recebeu diversos trabalhos de melhoria estrutural em dezembro de 2019, como reconstrução do piso, pintura, instalação de iluminação de LED, bancos e lixeiras, jardinagem e paisagismo.

“A escultura está em fase de finalização e uma grande novidade é que vamos criar com ela um espaço artístico cultural da praça 8 de abril. A obra de Dias-Pino será alocada próxima a pintura do Adir Sodré. A família do Adir entrou em um acordo escolhendo uma nova obra para ser pintada na praça pelo artista também escolhido por eles, Lusinam, que era quem já trabalhava com o Sodré e reproduzia suas obras em grandes dimensões. Vai ser uma grande homenagem para o grande artista que foi Adir Sodré. Com isso Cuiabá ganha um grande espaço, uma galeria livre no coração da cidade com essas duas grandes obras”, disse a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob.

O coreto da Praça, que leva este nome em homenagem a data de fundação da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, também foi reformado e está apto a receber novamente atividades de manifestações culturais. A última reforma, ates da revitalização completa do local havia sido realizada em 2008.

História da praça

A Lei 1315/73, sancionada pelo então prefeito José Villanova Torres, indica que a fundação da Praça 8 de Abril é anterior a década de 70. A publicação, que trata da delimitação de bairros de Cuiabá, é uma das poucas a mencionar a praça como parte da lista de logradouros e espaços públicos que integram o bairro Goiabeiras.

Os registros históricos relatam ainda que, até o ano de 1978, o local recebia o nome de Praça Barão de Maracaju. No entanto, em abril do mesmo ano, Manoel Antônio Rodrigues Palma, chefe do Executivo da época, homologou a Lei 1538/78, mudando a denominação para Praça 8 de Abril.

 

 

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Cia Cena Onze de Teatro oferece segundo módulo do Curso Livre de Teatro para crianças e adolescentes

Publicados

em

Com o objetivo de desenvolver a imaginação e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, potencializando suas habilidades já existentes, estão abertas as novas turmas do curso de teatro realizado pela Cia Cena Onze de Teatro, voltadas para crianças e adolescentes, que apresentará bastidores e técnicas das artes cênicas. O curso tem início no próximo dia 19 de agosto (sexta-feira) e será realizado no Colégio Maxi. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (65) 98133-4559.

Podem participar crianças a partir de 7 anos de idade e adolescentes até os 17 anos, com a possibilidade de escolha entre as duas turmas ofertadas, sendo uma na sexta, das 14h às 17h, e outra no sábado, das 8h às 11h. O curso tem duração de três meses e segue até o dia 02 de novembro.

De acordo com o diretor geral da Cia Cena Onze de Teatro, Flávio Ferreira, no final do curso haverá uma apresentação de encerramento, no Cine Teatro Cuiabá. “Os participantes também receberão um certificado. Os interessados devem enviar nome completo, idade e a opção de turma para o número de contato”, esclarece.

Em 33 anos de trabalho, o Cena Onze sempre realiza cursos próprios. Nos anos de 2020 e 2021, o curso esteve suspenso em razão da pandemia.

Serviço

Curso Livre de Teatro Cena Onze

Período: de 18 de agosto a 2 de novembro

Local: Colégio Maxi

Público: Crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos

Mais informações: (65) 98133-4559

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana