mato grosso
Escola é totalmente reformada e volta a receber alunos e professores

A Escola Estadual Coronel Vanique, no bairro Barro Vermelho, no município de Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá), foi completamente reformada e voltará a receber estudantes que tinham sido realocados para outros prédios para continuar os estudos.
Antes das obras, a estrutura tinha infiltrações, gotejamentos, mau cheiro nas fossas sépticas, janelas sem funcionamento e vidros quebrados, e pintura deteriorada, entre outros problemas.
Segundo Ana Cristina Fernandes de Oliveira, que foi diretora da escola até o fim de 2020, o prédio nunca havia passado por reforma. “Estava bem deteriorada. Os servidores e a comunidade escolar sonhavam com a reforma havia muitos anos”, relatou.
A reforma geral na E.E. Coronel Vanique teve investimento de R$ 1,48 milhão, por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a prefeitura local.
Entre as ações, foram feitos reparos na parte elétrica, reconstrução da cozinha, novos vestiários, e melhorias na calçada e no piso, que agora tem acessibilidade e pintura geral. A quadra poliesportiva recebeu cobertura em estrutura metálica e teve o piso trocado.
“Essa escola é muito importante para a comunidade. A palavra-chave hoje é gratidão. Gratidão ao nosso ex-prefeito João Cebola, ao governo Mauro Mendes e ao secretário de Educação Alan Porto. É muito gratificante ver que nossos alunos serão beneficiados”, disse Ana Cristina.
Reordenamento
O prédio totalmente reformado será cedido pelo Governo do Estado para a Prefeitura Municipal. Na Escola Coronel Vanique, até 2020, havia 88 alunos dos Anos Iniciais e 225 dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Com o reordenamento, a Coronel Vanique ficará apenas com os alunos dos Anos Iniciais e, por isso, vai receber os estudantes do 1º ao 5º Anos da Escola Estadual Ministro João Alberto.
Já a João Alberto ficará responsável pelos Anos Finais e vai receber os 225 alunos da Coronel Vanique a partir do 6º Ano.

mato grosso
Mato Grosso registra 342.243 casos e 9.031 óbitos por Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (17.04), 342.243 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 9.031 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Foram notificadas 1.169 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 342.243 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 11.631 estão em isolamento domiciliar e 319.484 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 513 internações em UTIs públicas e 475 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 96,61% para UTIs adulto e em 59% para enfermarias adulto.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (72.681), Rondonópolis (25.516), Várzea Grande (22.409), Sinop (17.959), Sorriso (12.304), Tangará da Serra (11.393), Lucas do Rio Verde (11.005), Primavera do Leste (9.771), Cáceres (7.351) e Alta Floresta (6.498).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
O documento ainda aponta que um total de 303.006 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 1.273 amostras em análise laboratorial.
Cenário nacional
Na sexta-feira (16), o Governo Federal confirmou o total de 13.832.455 casos da Covid-19 no Brasil e 368.749 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 13.746.681 casos da Covid-19 no Brasil e 365.444 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.
Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste sábado (17).
Recomendações
Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
-
brasnorte2 dias atrás
Proprietária toma posse de imóvel rural de R$1 bilhão, após 20 anos
-
turismo7 dias atrás
Turismo criativo: roteiro focado no aprendizado sobre os destinos e mão na massa
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrás
Vídeo com OVNI em forma de pirâmide é verdadeiro, confirma Pentágono; assista
-
cultura6 dias atrás
História de vida da mestre quilombola Justina Ferreira é retratada em documentário
-
Saúde5 dias atrás
Agente de saúde reconhece oportunidade de voltar a estudar com capacitação oferecida pela ALMT
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrás
Pescadores fogem de ‘mega-tsunami’ na Groenlândia; veja o vídeo
-
mato grosso4 dias atrás
Mauro propõe isenção de IPVA a motos populares, motoristas de aplicativos e frota de setores atingidos pela pandemia
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Caso Henry Borel: Babá do menino diz que tem sofrido ataques e que está com medo