Várzea Grande

Escola desenvolve projeto ‘Drive Thru’ para estimular a leitura em casa

Publicado


30/09/2020    0

O período de isolamento social devido a pandemia tem estimulado iniciativas inovadoras pelas escolas da rede municipal de ensino de Várzea Grande. Uma dessas iniciativas é o projeto ‘Drive Thru – Sacola de Viajante’ desenvolvido pela EMEB Emanuel Benedito de Arruda, do bairro Santa Maria.

O projeto, que teve início no mês de setembro, foi idealizado pelas professoras Elaine de Fátima, Elizete Magalhães e Mariluce do Rosário e que é oferecido para as turmas do 2º ano, busca estimular a experiência da leitura no ambiente doméstico, onde o estudante tem a oportunidade de levar para casa livros que fazem parte do acervo da escola, obras do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

De acordo com as professoras, por meio do projeto, alunos e familiares são convidados a passar na escola de forma rápida, sem permanecer por muito tempo no estabelecimento de ensino, para que os alunos possam conversar com as professoras e pegar sua sacola viajante, obedecendo todos os protocolos de segurança e saúde.

“As famílias abraçaram a proposta e vieram à escola com todos os procedimentos necessários, mantendo o distanciamento de um metro e meio, com o uso obrigatório de máscara. Na portaria da escola sempre tem um profissional conferindo a temperatura das pessoas e higienizando as mãos com álcool. Os professores e equipe de assessoramento estão preparados com para receber os visitantes com viseiras transparentes, jalecos brancos, capas transparentes, luvas, máscaras e sapatos fechados. Para concluir o projeto, os estudantes serão convidados a fazer a devolutiva e receberão um brinde. A unidade escolar está seguindo as recomendações de distanciamento e evitando aglomerações” informou a diretora Joziane Maria da Silva.

Para o secretário Silvio Fidelis, as iniciativas das escolas têm proporcionado resultados positivos nos processos de ensino/aprendizagem mesmo com as restrições impostas pelas medidas de distanciamento social devido a pandemia do novo corona vírus. “A criatividade, a inovação e a vontade de contribuir para a melhoria da aprendizagem pelos profissionais que atuam na rede municipal de ensino de Várzea Grande estão fazendo a diferença, com bons trabalhos apresentados  e ótimos resultados obtidos dentro da comunidade escolar do município” afirmou.

No dia 21 de setembro ocorreu o Dia “D” do Projeto com a exposição do DRIVE THRU e fotos. O projeto Sacola Viajante será finalizado no dia 13 de outubro com a entrega brindes de lembrancinhas em homenagem ao Dia da Criança.

 

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Lucimar entrega quarta UBS e eleva para 51% a cobertura da Atenção Primária

Publicado

Até o final deste ano de 2020, Várzea Grande vai superar os 80% de atendimento a Atenção Primária à Saúde, que são os primeiros atendimentos, exames e procedimentos médicos realizados para aqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde (SUS), totalmente gratuito.

“Resgatamos oito obras que estavam com algum tipo de pendência e que estavam paralisadas, fizemos novas licitações, contratações e todas estarão prontas até o final deste ano e lançamos uma nova unidade que se encontra em processo licitatório para assim termos unidades que promovem o atendimento da saúde da população de Várzea Grande em todas as regiões”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos ao entregar a quarta Unidade Básica de Saúde, no Jardim Eldorado, bairro que vem sendo contemplado com outras obras como a pavimentação de ruas e avenidas.

A prefeita lembrou que já foram entregues as UBS dos Bairro São Simão, Aurília Salles Curvo, Santa Izabel e agora o Jardim Eldorado e que ainda em outubro serão entregues as obras da UBS da Construmat.

Ela frisou que pretende entre novembro e dezembro entregar as obras das UBS do São Matheus, Cabo Michel e Jardim Maringá e lançar as obras da UBS do Residencial José Carlos Guimarães.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes frisou que a saúde em Várzea Grande avançou e muito e tende a melhorar, lembrando que a prefeita Lucimar Sacre de Campos prioriza o setor ao ponto de investir uma média de 30% das receitas anualmente, quando a legislação fala em 15% para municípios, 12% para os Estados e sem percentual para o Governo Federal.

“Atualmente já estamos atendendo a mais de 55% da população que necessita do suporte do Poder Público Municipal em conjunto com o Estado e o Governo Federal para realizarem consultas, vacinas, curativos, coletas para exames laboratoriais entre outros e até mesmo atendimentos de urgência e emergência até o encaminhamento para áreas especializadas de forma referenciadas para a posterior continuidade do tratamento e encerramento dos casos, pois buscamos resultados”, disse o secretário.

Diógenes Marcondes lembrou que a Rede de Atenção Primária reúne as unidades de saúde que fazem a estratégia da saúde da família; as Clínicas de Atenção Primária que são as antigas Policlínicas que também foram reformadas, ampliadas e revitalizadas e os Centros de Saúde.

“O nosso principal foco é cuidar das pessoas e a área da Saúde é fundamental. Ampliar a Rede de Atenção Básica é essencial para deixar as unidades de alta complexidade, como o Hospital e Pronto Socorro e as Unidades de Pronto Atendimento as UPAS 24h – IPASE e Cristo Rei para os casos mais urgentes”, disse a prefeita enaltecendo os esforços de todos os servidores públicos, quer sejam os da Saúde, Obras, Serviços Públicos, por fazerem a diferença da Administração Pública, que oferta serviços de qualidade ao cidadão várzea-grandense.

As UBS fazem parte de um ‘pacote’ de 9 unidades básicas que estavam com as obras paralisadas e totalmente abandonadas, mas que foram retomadas pela atual gestão e integram investimento global de mais de R$ 10 milhões na construção dessas unidades, com o objetivo de ampliar o atendimento à população em Saúde Básica.

Como lembrou o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, durante a entrega da unidade, mais de 90% dos problemas relacionados à saúde são resolvidos nas unidades básicas, fazendo valer o atendimento preventivo. “Em 2015 quando Lucimar Campos assumiu os destinos da cidade, menos de 20% da população tinha acesso a Atenção Básica a Saúde. Hoje com estas unidades já entregues elevou – se em 55 % de cobertura da Atenção Primária a Saúde no município e com o término das obras e colocando para funcionar as demais unidades elas estarão estruturadas para 80% de cobertura, até o final do ano” explicou o secretário.

Homenagem: A UBS do Bairro Eldorado leva o nome do Pastor Álvaro Ribeiro Rocha (in memoriam), funcionário Público da prefeitura Municipal de Várzea Grande e ex-vereador.

Tanto o Senador Jayme Campos como a esposa Rosemeire Oliveira Rocha, foram unânimes ao afirmar e enaltecer a dedicação em vida de Álvaro Rocha aos mais necessitados, deixando legado de vida. “Um homem quieto, forte e convicto de suas ações em prol ao próximo, sempre preocupado em fazer o bem. Temos orgulho dos projetos deixados pelo Pastor Álvaro, principalmente como o da Casa de Apoio e Recuperação, que trabalham com as pessoas fragilizadas pelo álcool e drogas. Uma vida dedicada ao próximo, um bom homem”, destacou o senador Jayme Campos.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana