JURÍDICO
Entenda como ficou o Estatuto da Advocacia com alterações da nova lei

A Lei 14.365/2022, publicada no último dia 3 de junho, que alterou o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994) e outros textos legais, trouxe uma série de conquistas para a advocacia, como a ampliação da defesa oral, o aumento da punição para quem não respeita as prerrogativas dos profissionais, o estabelecimento dos honorários de acordo com o Código de Processo Civil (CPC).
Abaixo, elencamos as dez vitórias mais importantes para advogadas e advogados de todo o Brasil.
Advogados garantem participação em processo administrativo e na elaboração de leis e normas
Novo Estatuto da Advocacia possibilita consultoria jurídica por via oral ou escrita
Nova lei veda a colaboração premiada da advocacia contra seus clientes
Nova lei assegura à OAB a fiscalização do exercício profissional e de honorários
Aumenta punição para quem não respeita prerrogativas da advocacia
Com alterações, Estatuto ganha novas regras para sociedade de advogados
Lei 14.365/22 assegura honorários de acordo com o previsto no CPC
Possibilidade de defesa oral é ampliada por novo texto do Estatuto
Advogados têm garantia de recebimento de honorários em casos de bloqueio de bens de clientes
Férias para advocacia agora é lei
Histórico
O Projeto de Lei nº 5284/2020, que atualizou diversos dispositivos do Estatuto da Advocacia, teve autoria do deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) e recebeu contribuições substantivas dos relatores, o deputado Lafayette de Andrada (REP-MG), na Câmara; e o senador Weverton Rocha (PDT–MA), no Senado; além de outros parlamentares, da Ordem dos Advogados do Brasil, juristas e demais atores do Sistema de Justiça. Aprovados pelas duas Casas, o PL resultou na Lei 14.365/2022, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 2 de junho.

JURÍDICO
STJ No Seu Dia destaca os dois anos da gestão dos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi

O podcast STJ No Seu Dia desta semana traz uma conversa com Ricardo Viula, assessor da Secretaria de ##Comunicação## Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre os dois anos da gestão dos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, respectivamente, na presidência e na vice-presidência do tribunal no biênio 2020-2022.
No bate-papo com os jornalistas Fátima Uchôa e Thiago Gomide, Ricardo Viula destaca o lema da gestão, que marcou esse período: De mãos dadas, magistratura e cidadania.
“Com esse lema, foi dado início a uma gestão participativa e agregadora, na qual os ministros sempre foram ouvidos antes da tomada de grandes decisões. Nos últimos dois anos, o STJ também fez jus ao título de Tribunal da Cidadania ao levar a sério a bandeira do diálogo com a sociedade. 192 cidadãos de todo o Brasil puderam apresentar demandas diretamente à presidência da Corte Superior”, disse.
Compromisso com o diálogo e aproximação com o jurisdicionado
Viula ressalta que, dentro do compromisso com o diálogo, houve o empenho da Presidência do tribunal para se aproximar não apenas da cidadã e do cidadão, mas também dos diferentes atores do sistema de Justiça e dos demais poderes da República. Ele lembra que, para a direção da corte, a união cívica entre as instituições democráticas é o único caminho para o crescimento e o desenvolvimento do Brasil.
“Um dos principais legados da bandeira de cooperação entre as instituições foi a promulgação pelo Congresso Nacional, em julho de 2022, da nova regra da Constituição Federal (Emenda Constitucional 125) que cria o filtro de relevância para a admissão dos recursos especiais que serão julgados pelo STJ”, afirmou.
Na conversa, Ricardo Viula fala, ainda, sobre os esforços para reduzir litígios e fortalecer precedentes, o crescente emprego da inteligência artificial na corte, a produtividade, mesmo durante a pandemia da Covid-19, e a criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região.
STJ No Seu Dia
O podcast traz, semanalmente, um bate-papo com o redator de uma reportagem especial sobre a jurisprudência da corte. As matérias são publicadas todo domingo no site do STJ, abordando questões institucionais ou jurisprudenciais.
Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, o STJ No Seu Dia é veiculado às sextas-feiras, das 14h30 às 14h45, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília). Também está disponível nas plataformas Spotify e SoundCloud.
Fonte: STJ
-
METEOROLOGIA4 dias atrás
Tire os casacos do guarda-roupas e se prepare, vem aí mais uma frente fria
-
HOMOFOBIA7 dias atrás
Palhaço de rodeio diz que “a maior tristeza é ter um filho viado e não poder matar” e causa revolta na internet; veja o vídeo
-
cultura7 dias atrás
Sesc celebra Dia dos Pais com samba, gincanas e roda de conversa
-
cultura6 dias atrás
Artesanato do Centro-Oeste compõe exposição no Rio; rede de Mato Grosso faz sucesso
-
artigos7 dias atrás
Fraturas em crianças
-
POLÍCIA4 dias atrás
Homem é assassinado com vários tiros perto de bar
-
POLÍCIA6 dias atrás
Jovem é assassinado no interior de Mato Grosso com três tiros na cabeça
-
POLÍCIA7 dias atrás
Polícia prende três homens, frustra sequestro de motorista e roubo de carga