MULHER

Entenda como a saúde mental pode desencadear bruxismo

Publicados

em


source

Alto Astral

Entenda como a saúde mental pode desencadear bruxismo
Reprodução: Alto Astral

Entenda como a saúde mental pode desencadear bruxismo

O isolamento social, decorrente da pandemia da Covid-19, tem sido responsável por agravar a saúde mental das pessoas. Sobretudo o estresse, que pode ser o responsável por outros problemas, como bruxismo.

Recentemente, o cantor sertanejo Lucas Lucco relatou ter sido diagnosticado com a desordem funcional, que deixou seus dentes desgastados e quebrados na ponta. O artista acredita que a exaustão foi uma das responsáveis pela condição.

Segundo o cirurgião-dentista, Prof. Plácido Menezes, o bruxismo é o apertamento dos dentes e, em algumas situações, o ranger dos dentes entre o arco superior e inferior, de uma forma involuntária. Pode ter efeito diurno, noturno ou ambos.

Sintomas

As causas são multifatoriais, explica o profissional. “Existem fatores emocionais, questões de posicionamento dentário, deficit hormonal. Pode ser também decorrente da respiração bucal, que provoca a diminuição da salivação”.

Por estar respirando pela boca, ocorre o apertamento involuntário entre os arcos pelo organismo, para que o contato entre os dentes estimule a produção de saliva e supra a falta nutricional.

Diagnóstico

O diagnóstico também considera uma diversidade de fatores, que podem chamar a atenção do dentista ou paciente. Entre eles estão, o desgaste entre os dentes, como no caso de Lucas Lucco, a movimentação involuntária, dores de cabeça, enxaqueca e outras condições fisiológicas que podem estar desequilibradas, gerando algum desconforto.

Você viu?

“Os sintomas costumam aparecer como um efeito secundário, decorrente do uso excessivo de força no momento do apertamento entre os dentes”, explica Plácido.

O desequilíbrio no organismo, desencadeado por uma série de fatores, pode culminar na condição do bruxismo. A questão emocional está intimamente ligada com esse processo, como exemplifica o dentista. “Muitos hormônios são produzidos durante o sono profundo, ao respirar pela boca, o indivíduo diminui a produção deles. O que pode reduzir a produção de oxitocina, que também atua como antidepressivo”, comenta o doutor.

Sobretudo durante a pandemia, na qual o bombardeio de informações e sensação de insegurança afeta a saúde mental de todos, é mais comum sentir esse efeito em cadeia que passa pelo emocional e físico, resultando em condições como o bruxismo.

Tratamento

O tratamento varia entre os profissionais da área. A placa de silicone pode ser usada como um paliativo, para evitar o desgaste entre os dentes e reduzir as dores. O cirurgião-dentista indica a modulação respiratória, um dispositivo intraoral, que evita o apertamento entre os dentes e estimula a respiração nasal.

Além disso, por se tratar de uma questão multifatorial, é recomendado ter um olhar do organismo como um todo. Costuma-se realizar uma avaliação hormonal do paciente, de sua qualidade de sono , condição alimentar, rotina e hábitos, saúde gástrica, entre outros fatores que podem afetar o equilíbrio fisiológico e predispor ao bruxismo.

Consultoria : Prof. Plácido Menezes / cirurgião-dentista, mestrando em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Unicamp, membro integrante da Associação Brasileira do Sono (ABS) e da Associação Brasileira da Odontologia do Sono (ABROS).

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

A personalidade do cachorro de Áries

Publicados

em


source

João Bidu

A personalidade do cachorro de Áries
Solange Cestero

A personalidade do cachorro de Áries

Seu pet é nascido no signo cardeal de Áries? 

Então ele é um animal que tem iniciativa, é ativo, ardente, entusiástico e independente. Seu elemento é o fogo, por isso, gosta de passear e fazer exercícios, e é agitado. Como frase-chave ele poderia dizer “eu sou o mais corajoso dos cães” e sua palavra-chave é “atividade”, “odeio ficar sem fazer nada”, “tenho muita energia”. Como outras características positivas podemos dizer que é dinâmico e independente, gosta de atenção e brinca muito.

Como características negativas é dominador, por isso tem um forte instinto protetor dos seus tutores; pode ser agressivo e gostar de provocar outros cães. Também é intolerante e apressado, desobediente e precisa ser adestrado adequadamente para conter os impulsos.

Filhotes nascidos com Lua em Áries são animais que não param, comem rápido e mal mastigam para brincar. São pets acelerados e irritados.

Floral de Bach

O Floral de Bach associado a este signo, dentre os 12 Curadores, é Impatiens, que restitui a paciência e a calma, e promove a cooperação. Trabalha o eixo Áries/Libra: Áries que precisa aprender a ceder, e Libra, na sombra, pela hostilidade.

É utilizado para animais hiperativos e inquietos que não conseguem ganhar peso ou mantê-lo para aqueles que perdem peso facilmente; ou para animas que ficam inquietos se não se ocupam com alguma coisa ou se recebem pouca atenção. Também para aliviar a tensão, antes de um tratamento, de animais nervosos, inquietos e agressivos. E ainda, para animais nervosos que estão em treinamento e que parecem ter pressa de aprender e por isso acabam errando.

Este temperamento acaba levando a certas categorias de patologias. A presença de Marte em qualquer signo ou Casa indica, salvo raras exceções, que o animal sofrerá pelo menos uma das doenças, ferimentos ou lesões que este planeta provoca.

O Dr. Edward Bach se referia a Impatiens como o floral nervoso. E, do mesmo modo, na homeopatia temos o tônico nervoso Kalium phosphoricum, que é um Sal de Schussler. Tanto o floral quanto o Sal podem ajudar seu animal se ele tiver esta indicação, além de outras, que serão sempre analisadas a partir da queixa principal da consulta.

Você viu?

Analisando a carta natal do seu Pet como um todo, que você pode fazer agora mesmo na loja de João Bidu , podemos indicar uma fórmula individualizada para seu animal, de acordo com os planetas e signos apresentados, envolvidos nas patologias e/ou emoções que desejamos tratar.

O regente de Áries é o planeta Marte – Deus da Guerra. Neste caso, o regente do mapa. Se houver interação entre Marte e Vênus, por exemplo, isto representa a paixão, um amor com intensidade podendo chegar ao fanatismo.

Em qual signo do mapa se encontra o planeta Marte do seu Pet? E com quais planetas ele interage? Peça a carta natal dele seguindo o meu link e poderemos fazê-lo, indicando o uso de terapias complementares individualizadas para cada caso.

Seu Pet é único! Ele é um ser individual!!

TEXTO:  M.V. Solange Cestero Rodriguez CRMV-SP 6472

INSTAGRAM: @solange_vet

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana